Cemitério Maldito / Pet sematary (2019)

sexta-feira, junho 07, 2019 0 Comments A+ a-

   O sucesso do filme IT, lançado em 2017 e baseado em livro homônimo de Stephen King fez ressurgir um grande interesse pelas obras desse autor. Não que esse autor alguma vez tenha saído de moda mas, ao meu ver, IT foi um filme que conseguiu mostrar que um filme de terror (com relativo baixo investimento) pode trazer ranking de bilheteria. 
   A partir daí já vimos algumas produções (séries e filmes) lançadas a partir de obras do autor e até mesmo inspiradas no universo dos seus livros (alô, Castle Rock!). Sou sempre muito atrasada para acompanhar séries mas sempre que lançam algum filme inspirado em livro do Stephen King eu faço questão de assistir. 
   Pet Sematary (chamado daqui em diante de Cemitério Maldito) é um remake baseado em um livro de grande sucesso de Stephen King. Conta a história de uma família que se muda de Boston para o Maine porque Louis,o pai, consegue um trabalho como médico em uma universidade dali. A busca por um estilo de vida mais tranquilo faz com que eles escolham uma residência um tanto afastada da cidade, com uma grande porção de terra.
   Não demora muito para que Ellie (a filha mais velha) comece a explorar o local. Ele encontra então o 'cemitério dos bichos', local onde os moradores da cidade costumam enterrar os animais de estimação quando esses morrem. Louis também acaba sendo levado até esse lugar por seu vizinho Judd mas em circunstâncias menos favoráveis. 

   Toda vez que vou escrever sobre um filme que é baseado em um livro que li sofro de um dilema. Por um lado, acho importante citar as semelhanças e diferenças entre uma obra ou outra, até mesmo para comentar como foi a adaptação, se algo funcionou ou não e assim por diante.
   Ao mesmo tempo, porém, tento não me estender muito nas comparações entre filme e livro. Lembro até hoje de quando assisti Harry Potter e o Cálice de Fogo e minha grande reclamação foi: "No livro o vestido da Hermione era azul!". Eu ainda era uma pré-adolescente, então muita dessa fúria é compreensível. Mas até hoje isso virou um termômetro para mim: será que estou avaliando a obra como adaptação que é ou estou procurando a cor do vestido dos protagonistas? Uma coisa que aprendi nos últimos anos é que um filme não precisa ser exatamente igual ao livro para ser uma boa adaptação. Ou até mesmo para, independentemente disso, ser um bom filme.  
   Cemitério Maldito não precisava ter feito muita coisa para ter se tornado um bom filme. Só contratar um bom diretor, atores decentes e algum roteirista disposto a se debruçar sobre o livro e retirar de lá os momentos mais interessantes para uma adaptação. Infelizmente, conseguiram falhar em cada um desses aspectos. 
   A atuação é simplesmente muito ruim (o melhor ator ali é o gato) mas poderia ser até mesmo aceitável se houvesse ali uma direção com o mínimo de habilidade para filmes de terror. O diretor do filme não consegue ir além de jump scare. As cenas que poderiam servir para construir alguma tensão na história (como aquele em que Ellie "volta") não alcançam o efeito esperado e as de drama muito menos - a tristeza pelo destino da família não perdura muito. No final eu simplesmente não me importava mais com o que iria acontecer a qualquer um dos personagens. 

   Mas a principal crítica vai para o roteiro. Não é possível que alguém tenha lido o livro do King e pensado "o mais importante aqui é morto-vivo". A metáfora sobre o luto e o desespero com a perda de um ente querido é deixada em segundo plano em prol de uma série de cenas assustadoras inspiradas no livro mas que, no geral, não dão nem a metade do medo. Tudo parece mais um videoclipe que um filme e isso se aplica tanto a fotografia quanto a falta de profundidade da história. Como nenhuma cena tem o peso dramático devido, nenhum momento parece importante de verdade.
    Como se não bastasse todo o desenvolvimento terrível, ainda tentaram "inovar" no final e, mais um vez, erraram feio - a impressão é que estava assistindo uma comédia de humor negro. Não é necessário que se tenha lido livro para achar aquele desfecho ridículo, mas o fato de ter assistido só me deixou ainda mais revoltada: eles ignoraram um dos melhores finais de livro do King para colocar aquilo? 
   Novamente, não é a questão de ser diferente. Há muitas adaptações que se separam bastante dos livros mas conseguem ser boas adaptações porque captam o sentido da trama e levam isso para a tela. Outras não chegam a ser boas adaptações mas são bons filmes, independente disso. 

    Cemitério Maldito é péssimo como adaptação e como filme. Não dá. 

    Nota 6 - não gostei.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!