Não dá para escrever sobre tudo (Mudanças)

sexta-feira, maio 31, 2019 1 Comments A+ a-




   Depois de um longo e tenebroso inverno sem postagens por aqui, voltamos com o blog! Para quem não acompanha nossa página no Facebook, a razão do sumiço foi simples: fui convocada a escrever sobre a oitava (e última) temporada de Game Of Thrones lá no Multverso Geek; resolvi focar a minha atenção nessa tarefa nas últimas seis semanas. Você pode conferir meus textos sobre cada episódio aqui.  
    O post de hoje não é uma resenha mas sim uma reflexão que tive ao analisar minhas últimas postagens, as que eu fiz antes desse tempo em que estive ausente. O próprio fato de ter optado por paralisar o blog durante os posts sobre as séries também é um indicativo dessa mesma mudança. É sobre isso resolvi escrever hoje.

***  

   Não sei se alguém percebeu (será que alguém leu esse blog?) mas nós últimos meses as resenhas tem passado por certa mudança.
   Eu explico. Antes eu fazia questão de escrever sobre tudo o que lesse e assistisse (em matéria de cinema, por exemplo). O problema é que, muitas vezes, existem coisas sobre o qual você simplesmente não tem a mínima vontade de falar. Então, para driblar isso, eu acabei criando uma coluna no blog chamada "direto ao ponto", em que falava brevemente sobre três filmes (ou três livros etc).
   Acontece que é muito chato escrever sobre algo que você não quer. Entendo que elaborar em palavras o que você pensa sobre algo é importante, seja positivo ou não. Quantas vezes eu não comecei uma resenha pensando que não tinha gostado de um livro ou filme e, no meio dela, percebi que sim, gostei de várias coisas? Essa é uma das minhas maiores satisfações com o "Miss Carbono" e a razão pela qual continuo escrevendo aqui mesmo me perguntando quase semanalmente se deveria.
   Por outro lado, nem sempre da vontade de escrever sobre tudo. As vezes o filme ou livro é algo que mexeu tão pouco com você que tudo o que, quando se vai escrever, até se esquece sobre o que ele trata.
   Outras vezes é uma mistura disso com um enfado sobre o tema e o hype. Não me lembro qual foi o último post sobre filme de herói que fiz aqui mas, percebam, eles também tem rareado, embora eu ainda acompanhe a Marvel razoavelmente bem. É cansativo escrever sobre esses filmes porque geralmente é sempre as mesmas coisas que passam na tela e você se vê obrigado a repetir as mesmas coisas que escreveu na resenha de filme de herói anterior a essa. O único filme de herói que vi nos últimos tempos e que me arrependo de não ter escrito nada é Pantera Negra - para mim é um dos melhores filmes da Marvel dos últimos anos e, sinceramente, parte de mim torceu para que ele ganhasse um Oscar (e acabou ganhando né? Mas não de melhor filme).
   Isso significa que o blog só terá textos sobre o que eu gostei? Claro que não. Primeiro porque é possível sentir vontade de falar sobre um filme/livro mesmo sem ter gostado dele - as vezes é mais divertido ainda escrever sobre aquilo que não se gosta. Segundo porque nem sempre dá vontade de escrever sobre o que gostamos também. O post da semana que vem é um exemplo disso.
   Parte de mim ainda sente que "deve" fazer sim post sobre tudo. Por isso pode ser que esse post de hoje seja apenas um breve parêntese no meio de dois "direto ao ponto" ou dois posts bem genéricos sobre filme de herói. Não estranhem, as vezes as coisas por aqui não fazem muito sentido.
   Mas estou aprendendo a respeitar cada momento meu e, neste momento, o que eu sinto é que preciso priorizar. Já que tenho tão pouco tempo para escrever, que seja sobre aquilo que eu realmente tenho algo para falar a respeito. A ansiedade sobre ter obrigação de escrever sobre absolutamente tudo estava criando o efeito reverso - eu me sentia tão sobrecarregada que, para evitar o sentimento, acabava não assistindo nada ou lendo livro nenhum. 
    
  Tudo isso para dizer que estou tentando deixar as coisas mais leves por aqui. Escrever aqui é um hobbie que levo com certa seriedade mas, no momento, estou afim de simplificar. Afinal, um hobbie tem que ser divertido também.

***

   Espero que os meus seis leitores do blog entendam alguma coisa desse texto, que na verdade é só uma reflexão por escrito a respeito de coisas que venho pensando a certo tempo. Semana que vem voltaremos a programação normal, ou seja, com as resenhas.

  

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
2 de junho de 2019 às 21:12 delete

Oi Karl!
Se respeite, respeite o que você quer e acredita, tudo vai dar certo!
Bju

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!