O cemitério - Stephen King

sexta-feira, janeiro 18, 2019 0 Comments A+ a-

ATENÇÃO: SE VOCÊ É SENSÍVEL A QUALQUER TIPO DE SPOILER, NÃO LEIA. ESSA RESENHA TEM ALGUMAS REVELAÇÕES DE MÉDIA IMPORTÂNCIA, ALÉM DE COMENTÁRIOS INDIRETOS SOBRE O DESFECHO

   Recém contratado como médico de uma universidade do Maine, Louis Creed e a família se mudam para uma bela casa, cercada de uma floresta cujas terras pertenciam aos índios Micmac. O lugar é muito bonito e os vizinhos que moram do outro lado da rodovia, o velho Jud e sua esposa, são amistosos e fazem Louis se sentir a vontade desde o primeiro momento.
   É Jud quem resolve levar Louis e o restante da família dele para explorar a floresta, particularmente o S'mitério dos Bichos onde há anos, as crianças da região tem o hábito de enterrar seus bichinhos de estimação depois que morrem. A esposa de Louis, Rachel, fica um tanto chocada com o lugar mas Ellie, a filha, e Louis acham bem interesante. Já Gage, o bebê da família está mais interessado nas belas árvores que os rodeiam do que em qualquer outra coisa.
   O cemitério é um daqueles livros do King sobre qual eu sempre ouvi falar muito bem, mas nunca tive vontade de ler. O pouco que sabia da história não me atraia - mortos que revivem após serem enterrados em cemitério indígena - então não foi difícil focar em outras histórias do autor. Mas o remake estando prestes e a ser lançado e uma observação de um amigo fã do autor de que este seria o livro mais assustador de Stephen King me fizeram pensar no assunto. Por que não? Fiquei com esse pensamento na cabeça e nas ferias resolvi conferir essa história. 
   Como todas as histórias desse autor, a trama é muito mais profunda do que se pode imaginar a primeira vista. Em meio a todas as cenas creep há uma discussão sobre a forma como lidamos com a morte daqueles que amamos. Louis Creed é um médico cético, que vive uma situação chocante em seu primeiro dia de trabalho na faculdade algo que, de alguma forma, parece estar ligado a todos os eventos que ocorrem depois. Profissionalmente, Louis consegue manter uma postura de racionalidade frente a morte mas, quando algo ocorre em seu núcleo familiar, a coisa já é diferente. 
   A primeira parte do livro é um pouco lenta, porque é basicamente aquele momento em que toda a família é apresentado e sua dinâmica mostrada para o leitor. Tirando esse evento no primeiro dia de trabalho de Louis e um sonho que ele tem na noite seguinte a isso, tudo é bem normal. O cotidiano da família. A parte seguinte já é um prenúncio do que está por vir, porque o gato da família é atropelado (?) e Jud resolve "ajudar" o amigo, mostrando que, após o S'mitério dos Bichos existe um outro cemitério
   Eu estava achando tudo muito normal e típico de Stephen King até o livro ir se aproximando do seu desfecho. Algo terrível ocorre e vemos os personagens imersos em dor e desespero. Louis, até então um ser quase 100% racional, vai aos poucos perdendo a sanidade em meio a toda dor que está enfrentando no momento e isso faz com que tome atitudes muito erradas, daquelas que faz a gente gritar com o livro "NÃO FAZ ISSO SEU IDIOTA!". São momentos de ansiedade também para o leitor, até mesmo para aqueles que sabem o que vai acontecer, primeiro porque lamentamos o destino da família, segundo porque vemos que a atitude de Louis só vai piorar as coisas. Mas será que não faríamos o mesmo nesta situação? A mente humana tem dessas.
   Agora, terror, terror mesmo, está na ultima parte, quando as coisas saem do controle e ficam assustadoras. O personagem que achava que poderia recuperar o que perdeu (a sanidade, o ente familiar) de repente se vê atolado em ainda mais horror, perdendo ainda mais. É tão chocante que não dá nem para ficar triste. Lamentar, sim, talvez por Ellie (a filha) e algum outro personagem que foi pego de surpresa. Louis deveria ter pagado o preço sozinho, mas não é assim que funciona. 
   Já li histórias do autor em que o final é desesperador, mas nenhum final do Stephen King consegue ser tão desesperador quanto as ultimas linhas de O cemitério. Eu fico pensando se o filme manterá esse desfecho mas, pensando bem, não tem como não manter. O fato é que fiquei assombrada por ele até horas depois de que terminei, ainda chocada com tudo o que tinha lido. 
   Então, apesar desse começo lento que já é quase uma característica do autor, O cemitério está no meu top 3 de livros do Stephen King, junto com IT e O iluminado. Recomendo demais para os fãs do gênero e estou ansiosa para assistir ao filme. 
   Nota 9 - muito bom. Só não entrou na lista dos melhores livros de 2018 porque já tinha publicado a lista quando li o livro. Mas é sim, uma das minhas melhores leituras do ano passado. 

|LEIA A SINOPSE NO SKOOB|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!