Filme: Sem escalas (Resenha / Review)

domingo, abril 13, 2014 0 Comments A+ a-



          Com o 11 de setembro, muitas coisas mudaram com relação a segurança nos voos americanos. Uma delas foi a atribuição de agentes de segurança infiltrados entre os passageiros, a cada voo realizado. Neil Marks é um desses agentes, um homem que já trabalhou para a polícia mas agora desempenha uma função burocrática, voo após voo. Ele tem um passado misterioso, uma série de dívidas e uma atitude indiferente com relação a sua função.
          Tudo muda, no entanto, quando Neil recebe a primeira mensagem em seu celular do trabalho, de um número não rastreado.  O remetente anônimo afirma que uma pessoa irá morrer a cada vinte minutos naquele voo, a menos que 150 milhões de dólares fossem depositados em uma conta bancária. 
          Mesmo duvidando da alegação, Neil começa a investigar o caso com ajuda de Jen Summers (vivida por Julianne Moore) uma passageira sentada ao seu lado durante o voo e automaticamente inocente aos olhos de Neil pois não poderia ter enviar a mensagem se que ele visse. Eles começam a olhar as câmeras do avião mas 20 minutos passam rápido e logo a primeira pessoa é morta. Neil conseguirá descobrir a identidade do assassino antes que seja tarde demais?
          Entrei no cinema sem ter a mínima ideia da história desse filme mas logo fiquei intrigada pela história. Como um bom livro de suspense, a missão seria descobrir a identidade e os motivos do assassino. Eu, que sou fã de livros assim, logo fiquei presa ao suspense e as deduções para saber quem era a pessoa por trás dos assassinatos.
          O clima de suspense do inicio é ótimo, mas logo algumas coisas começaram a me incomodar e principal delas foi o personagem principal, vivido por Liam Neeson. Estava esperando um detetive mais intelectualizado, como nos livros de suspense, mas acabo me deparando com um homem um pouco ingênuo e mais disposto a utilizar a força bruta do que seu cérebro. A velocidade com que Neil passa passa a utilizar a força bruta em suas ações, no modo “bater antes, perguntar depois” chega a ser assustadora. Pra mim, esse personagem é louco, pronto e acabou, mas ele é o protagonista então tive que torcer pelo seu sucesso em descobrir quem era o assassino, mesmo não concordando com seus métodos investigativos.
          A medida que o filme avança ficou mais parecido com um filme de porradaria do que um suspense, propriamente mas fui ficando cada vez mais obcecada com a identidade do vilão, até que o final chegou e... bem, como eu disse antes, a coisa é mais ação física do que cerebral e os motivos para o crime são tão idiotas quanto o personagem principal. O que me irritou nesses motivos foram a aura politizada que senti neles, como se o autor estivesse mais preocupado em passar uma mensagem do que em ser coerente.
          Mas não dá para dizer que o filme é ruim. Até o final as cenas são de tirar o folego e roer as unhas, mal percebi e a 1h46 já tinham passado. O final é tão descartável quanto os motivos do assassino, mas ‘Sem escalas’ é um filme bem razoável e interessante para assistir e indicar aos amigos.

          Por isso minha nota é 7 – um filme razoável


Em tempo: Lupita Nyong'o, ganhadora de um Oscar (por esse filme aqui) também está nesse filme. 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!