Conversas entre amigos - Sally Rooney

terça-feira, fevereiro 16, 2021 1 Comments A+ a-



Francês e Bobbie são inseparáveis desde o dia em que terminaram o relacionamento e se tornaram amigas. Quando conhecem o casal mais velho formado por Melissa e Nick, Bobbie logo se interessa por Melissa, para a angústia de Frances, a complexa narradora dessa história. 

Conversa entre amigos acompanha a história dessas quatro pessoas (dois casais?), suas dinamicas e conflitos ao longo de certo período de tempo. A narradora é apontada pelos outros personagens como a mais fria e reservada dos quatro mas só o leitor e a própria narradora é quem consegue ver o universo de angústia existencial burguesa e tentativa de auto controle e afirmação que existem na personagem. 

Esse é um livro com pessoas muito jovens e nem tão jovens assim fazendo coisas reprováveis. Para fugir do seu tédio burguês, talvez? Boa parte dos personagens são brancos, cis, com uma vida confortável; possuem privilégios e tem consciência social. Eles tomam café em bares enquanto discutem sobre os conflitos na Palestina, bebem vinho falando sobre o racismo cometido na polícia americana. Todo mundo muito cool, muito moderno e inteligente - muito rebelde e contestador. 

Não que os personagens não tenham problemas. Mas é que parece que somente Frances - que tem que esperar o exame do sistema público de saúde e passa por algumas dificuldades financeiras - tem algo sólido para se preocupar, todos os outros parecem um pouco desocupados demais. Mesmo Francis parece estar mais preocupada em manter sua pose blasé que em resolver as questões de sua vida, muitas das quais ela mesmo se meteu.
Como bem previ no começo, é um livro de pessoas tomando decisões duvidosas. 

Gostaria de dizer que não criei expectativas a respeito dos personagens mas nas últimas páginas a autora me pegou: por um momento achei que chegaria a um final esperado, uma paz seria estabelecida. Mas um final sem conflitos seria fácil demais e esse final em si, piegas e conservador demais para personagens que se consideram tão descoladas. 

Apesar de me sentir frequentemente como se estivesse assistindo um acidente de carro acontecer ("vai dar muito errado isso") achei uma leitura rápida e sem grandes transtornos. Sally Rooney escreve muito bem mas me pareceu um pouco pedante em alguns momentos. 

No geral gostei da leitura mesmo tendo certas ressalvas a esse tipo de livro, em que você parece alternar entre raiva e pena dos personagens. Essa questão da trama menor, que atinge apenas um pequeno número de pessoas me é particularmente agradável: de repente o cotidiano passa a ser objeto do livro. 

Recomendo caso você queira conhecer essa jovem escritora que já foi comparada a Elena Ferrante e Sallinger. Eu, particularmente, senti algo de Fitzgerald, talvez mais pelo tema que pela escrita. Não sei se lerei outros livros da autora, mas essa me parece ser uma boa forma de adentrar em sua escrita.

Nota 3 ⭐ /5

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
faiabernathy
AUTHOR
5 de março de 2022 às 07:52 delete

Blue Titanium Racing Games - TheTianiumArts
Blue Titanium Racing Games is a titanium jewelry piercing multi-player gaming platform. You sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide are an in-demand game development and omega titanium publisher of classic racing titanium iv chloride games trekz titanium pairing and are

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!