(In) distraível - Nir Eyal

sexta-feira, janeiro 29, 2021 0 Comments A+ a-



   Ganhei esse livro de aniversário*, mas já há um tempo estava querendo lê-lo. Fala sobre a importância de se manter focado nas suas atividades em um mundo cheio de distrações (a maioria delas online). O autor, Nir Eyal, publicou anteriormente "Hooked", um livro que ensina as empresas de tecnologias a manter os usuários cada vez mais conectados em seus aplicativos. Indistraível é um pouco como o outro lado dessa discussão, dessa vez mostrando aos consumidores, como é possível se proteger desses gatilhos.
    O que mais gostei do livro foi a constatação de que a distração nada mais é do que um mecanismo pra evitar fazer o que você tem que fazer. Se estou planejando estudar, por exemplo, e resolvo mexer no celular, isso é uma distração mas igualmente seria se resolvesse conversar com um amigo ou limpar a casa (porque o que planejei fazer foi estudar). Logo, a reflexão sobre o que estamos evitando já permite um olhar sobre essas distrações e nossos gatilhos internos muito mais aprofundado. Depois de analisar as distrações internas, o autor passa passa para as externas, mostrando truques e dicas importantes para não deixarmos ser consumidos por notificações e pop-ups. Por último, há dicas sobre "tração", ou seja, como se manter focado nos afazeres. 
   Todas essas partes do método são muito interessantes e com certeza serão relidas, já que é um processo constante esse de manter o foco no que importa e faz sentido. Mas já posso dizer que gostei muito do livro e já apliquei várias coisas sugeridas por ele na minha vida pessoal. 

Nota 4 ⭐ /5 

* Obrigada, @mairaa.costa ! ✨

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!