Creep (2014)

sexta-feira, abril 05, 2019 0 Comments A+ a-



   Creep é um daqueles filmes de terror que certamente teria passado despercebido por mim, não fosse uma indicação que li na Internet. Acho Adriana, do canal redatora de merd@ que comentou no Twitter uma vez sobre esse filme e, desde então ele se alojou no meu subconsciente, pronto para aparecer ao menor sinal de tédio.
   Foi o que aconteceu. Sábado a noite, ninguém dava sugestões legais ou se empolgava por qualquer coisa que havia na Netflix. Foi quando aquela imagem do homem com máscara de lobo surgiu na minha mente e eu pensei "porque não?" - o fato do filme ter 1 hora e 17 minutos de duração também foi um importante motivador. Afinal, se nada mais der certo, o tempo perdido equivale ao mesmo que um episódio de uma série meia boca da própria Netflix.
   Narrado com aquela câmera em "primeira pessoa" (found footage), Creep conta a história de Aaron, um cinegrafista que vai até uma casa nas montanhas devido a um anúncio que viu nos classificados. Chegando lá, ele conhece Josef, que é um cara bem excêntrico, para dizer o mínimo. Josef quer gravar um vídeo para o filho que está prestes a nascer, já que foi diagnosticado com uma doença terminal. Apesar da visível estranheza do seu contratante, Aaron resolve ficar. 
   Creep foi escrito por Mark Duplas e Patrick Brice, justamente os atores que fazem Josef e Aaron. A direção fica por conta de Brice, enquanto Duplas faz a produção. Não fosse o fato de que a produtora é a Bloomhouse, eu diria que esse era um filme caseiro, tanto por essas informações quanto pela simplicidade da história que, realmente, parece ter sido gravada com aquela única câmera e aquelas duas pessoas. 
   Não que isso seja algo negativo. Gosto das formas que o filme se utiliza para criar a empatia entre quem está assistindo com o protagonista - algo que seria difícil, sendo ele também o câmera. Gosto também como eles fizeram desse found footage algo interessante e não cansativo como os últimos filmes do gênero que vi. Não espere efeitos mega especiais ou cenas sanguinolentas - o terror aqui é muito mais do fato de imaginar exatamente o que Josef quer com Aaron. 
   Conforme o dia passa as coisas vão ficando mais e mais estranhas. Aaron parece perceber que a situação é, no mínimo, inusitada, mas parece não conseguir se livrar dela. Sabe aquelas pessoas que tem receio de parecerem mal educadas ou desagradáveis? Esse é Aaron. É o típico personagem que até pode conseguir ser mais esperto que o antagonista em algum momento mas que sempre acaba sendo traído por sua natureza bondosa. 
   Não quero dar spoilers e o filme é relativamente curto, então, se você gosta de filmes de terror, dê uma olha em Creep. Não vai mudar sua vida, não vai revolucionar o cinema, mas garanto que vale alguns arrepios - a cena em que conhecemos Peachfuzzz é um dos pontos altos do filme para mim. 
   Nota 8 - bom filme do seu gênero, perfeito para um sábado em casa.   
   

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!