|FILME| Invocação do Mal 2 (Resenha / Review)

sexta-feira, junho 17, 2016 0 Comments A+ a-

   Nesse sequência de Invocação do Mal, o casal Ed e Lorraine Warren agora famosos em todo os Estados Unidos, tem que ajudar uma família londrina a lidar com uma assombração em sua casa.
   Apesar do número 2 sugerir uma continuação de algum tipo, nesse filme apenas os dois personagens principais se mantém, sendo toda a situação que os cerca, personagens e locais, distintos. O caso investigado aqui é o Poltergeist de Enfield ou, como os tablóides chamavam, "Amityville londrina". O nome foi devido ao caso ter surgido em Londres na mesma época que Amityville nos Estados Unidos (Se você não sabe do que eu estou falando clique aqui). A esse respeito, gostei muito dos primeiros enquadramentos da casa em que a família Hodgson vive, eles remetem as adaptações cinematográficas inspiradas na história americana e soam tanto como uma referência ao ocorrido como a esses filmes que surgiram depois. 
   Ed e Lorraine vão, a pedido da Igreja Católica, conhecer uma família que tem uma das filhas aparentemente atormentada por um fantasma. No começo esse fantasma, de um senhor de setenta e poucos anos que morou na casa, faz coisas inofensivas como mudar o canal da televisão. Porém a coisa vai aumentando e crescendo de tamanho e é aí que nosso casal chega em cena. 
   Um filme de terror dirigido por James Wan: como isso poderia dar errado? O começo pareceu bem promissor: a ambientação maravilhosa da década de 60/70, a trilha sonora sutil e arrepiante, o suspense dos primeiros momentos quando o expectador tenta entender tudo o que está acontecendo em tela - e falha... Nesses primeiros minutos cheguei a gritar em voz alta no cinema e já me preparava para um dos filmes mais assustadores da vida. 
   Mas o restante do filme não foi bem o que eu esperava. Ainda estou tentando entender o que deu errado em Invocação do Mal 2 porque, se formos analisar só a trama principal (com plot twist e tudo) este deveria ser um filme no mínimo nota 9. Sério, a reviravolta e os acontecidos, de um modo geral, são impressionantes e há uma série de cenas que tem tudo para se tornarem icônicas para o gênero, tamanho o impacto visual - a cena das cruzes no quarto é uma delas. 
   Tudo parece muito bom quando colocado no papel mas o todo, apesar de pontos memoráveis, foi bem decepcionante. Acho que, por ser o terceiro filme de uma franquia de sucesso (estou contando o spin-off Annabelle),  Invocação do Mal 2 veio com muitas pressões internas para ser um sucesso tão estrondoso quanto seus antecessores. Consigo imaginar facilmente os produtores liberando uma quantia a mais de dinheiro e dizendo que querem mais sustos, mais grito, mais impacto. "Queremos que você mostre mais, toma aqui o dinheiro",  ou algo assim. 
   O resultado é esse monstrengo de quase 2h13 de duração. Sério, será que estão achando que filmes de terror é Senhor dos Anéis ou alguma outra epopeia de sucesso? Se em filmes como Guerra Civil ou X-Men uma duração maior de tela significa mais cenas de ação e fanservice, em filmes de terror isso significa mais sustos e exposição da figura central, aquela que "assombra" a casa, a família etc. Pode parecer uma boa ideia na teoria, mas não é: se as pessoas não têm problemas em ficar mais de  duas horas vendo o Capitão América fazer piadinhas e tentar salvar seu amigo Buck, o mesmo não acontece em terror do naipe de Invocação do Mal 2. Não dá para manter o expectador com medo por tanto tempo e fica ainda pior quando o diretor/roteirista tenta conseguir isso com mais sustos e exposição do mal (no caso, do velho que assombra a casa). 
   As cenas foram se tornando repetitivas e enfadonhas, até o ponto que eu me perguntei se estava assistindo a um filme de terror ou um documentário sobre a "Amityville de Londres". O twist do final deu um novo gás para a história (eu realmente amei essa cena) mas o ritmo voltou a cair depois. Quando os roteiristas tem que apelar para um flashback no meio da cena final afim de lembrar um momento chave para o expectador é quando você começa a ter dúvidas da eficácia de uma história de terror tão grande
   O final, apesar de conseguir causar todas as emoções certas, não conseguiu salvar todo um filme meio irregular. James Wan continua sendo um dos meus diretores do gênero favoritos mas não posso deixar de pensar o quão bem faria uma edição mais afiada e um pouquinho de bom senso
   Com 30 minutos a menos e menos aparições de velhos, freiras e monstros de caixa de música (este último, aliás, uma das coisas mais ridículas que já vi num filme de terror de médio e grande porte) Invocação do Mal 2 teria sido um filme inesquecível. Do jeito que está, a única coisa que não consigo esquecer é que passei mais de duas horas no cinema assistindo a um filme que tinha tudo para ser incrível mas não foi
   Nota 8 - o filme é bom mas tem tantos problemas que não sei se conseguiria assistir de novo. 

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!