|FILME| Como eu era antes de você (Resenha/Review)

sexta-feira, junho 24, 2016 0 Comments A+ a-

   Louise Clark ama seu emprego: trabalha na mesma cafeteria há seis anos, em sua cidade natal. Um dia tudo mudou, Louise é mandada embora e entregue a um mercado de trabalho hostil, onde sua falta de qualificação e experiência são obstáculos que a impedem de se reempregar.
   A primeira surpresa da adaptação do livro "Como eu era antes de você" para as telonas foi descobrir que a autora, Jojo Moyes, também assina o roteiro. Não conheço nada sobre a biografia da autora ou sobre suas qualificações mas me surpreendeu essa confiança em adaptar sua própria história para uma mídia diferente, e seu sucesso.  No roteiro Jojo priorizou o principal, abandonando uma série de subplots que o livro possui e que não caberia ou não funcionaria no filme.
   Porém, ao mesmo tempo que retirou várias coisas da história, a autora/roteirista manteve o principal: a história de Lou e Will é retratada aqui da mesma forma sutil e gradual que nos livros. Uma das cenas que mais gostei do filme é aquela em que Lou barbeia Will pois ela mostra o momento exato em que a personagem feminina deixou de enxergar em Will um paciente para enxergar o homem.
   Além de toda trama básico da garota que se apaixona pelo paciente tetraplegico e das discussões sobre a liberdade do indivíduo em escolher seu destino, o filme (assim como o livro) fala sobre aproveitar a vida ao máximo enquanto podemos.
   Lou, aos 26, parece ter a vida toda pela frente mas vive de maneira enfadonha. Will, aos 31, acha que não tem mais pra onde ir, que sua condição é um ponto final para sua vida. Os dois acabam acrescentando algo para a vida do outro e se apaixonando no meio do caminho.
Gostei muito da condução do filme mas achei que, para quem leu o livro, os acontecimentos acabam ficando um pouco repetitivos já que essa adaptação não tem nada de diferente do original.  Mesmo assim, a trilha sonora e paisagens belíssimas, assim como a atuação de Sam Caflin como Will, são pontos positivos da trama.
   O maior ponto negativo, além da minha pequena reclamação sobre a falta de surpresas do roteiro, foi a atuação de Emília Clarke que não só é ruim, é péssima. Por mais que se esforce a atriz não consegue demonstrar em seu rosto a gama de emoções que lhe são exigidas nesse filme. É nítido que o problema foi visto pela equipe do filme; são poucos os closes no rosto de Emília, alterados rapidamente pelo rosto de Sam Caflin, por uma imagem mais distanciada, para algum outro personagem. A atriz de Game Of Thrones ainda tem muito o que evoluir em matéria de atuação, sem dúvidas.
   Mas, no geral, o filme é bem ok. Não ficou melhor que o livro mas foi bem adaptado e, principalmente, proporcionou aquilo que esperamos de filmes como esse: suspiro e lágrimas.
   Nota 7 - um filme razoável.

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!