|LIVRO| Loja de Canelas - Bruno Schulz (Ficção Completa livro 1) #DesafioLivrada2016

sexta-feira, março 11, 2016 0 Comments A+ a-


Capa do livro "Ficção Completa"
   "Loja de Canelas" e um dos livros que compõe "Ficção Completa", publicado pela editora Cosac Naify. Pensei que se trata-se de uma novela, e por isso inclui no meu Desafio Livrada, mas depois constatei que se tratava de um livro de contos. No entanto, resolvi publicar a resenha desse livro em particular e não como um todo no livro por causa do Desafio, e porque  queria me detalhar em cada obra desse autor com exclusividade, e não como um todo. 
   Há, na obra de Schulz, bastante traços auto-biográficos. As histórias são todas narradas em primeira pessoas, em tom de memórias, como se todos os fatos narrados tivessem passado na vida do narrador quando criança e este as tivesse relembrando
   Conto a conto somos apresentados a vida desse personagem, que cresceu numa cidade pequena da polônia, com pais judeus e comerciantes. Tudo seria muito prosaico, não fosse a doença do pai (Esquizofrenia?) que faz com que uma série de situações fantásticas e levemente perturbadores passem a ocorrer no dia a dia do personagem-narrador. Na visão inocente do narrador, temos histórias altamente descritivas e poética, cheia de não ditos e duplos sentidos. 
   Um bom exemplo para ilustrar a inocência do personagem sobre certas coisas que ocorreram a sua volta são os contos intitulados "Tratado dos manequins". Entre as opiniões complexas que o pai do personagem emite para explicar esse seu tratado, há uma série de cenas, todas de certa forma censuradas pela inocência do narrador, de forma que o próprio leitor sente a necessidade de "juntar peças" para entender o que está acontecendo naqueles momentos e que não nos é revelado.
   Ainda sobre "O tratado dos Manequins", confesso que muito pouco entendi do tratado em si, tamanha a quantidade de referências e metáforas empregadas em sua apresentação. Creio que diz algo a respeito da multiplicação da matéria por si só (auto multiplicação) e de como a matéria é viva em todas as suas formas, até depois de morta. Esse "manifesto" é criação da mente perturbada do pai do personagem e (talvez) uma explicação de muitos de seus comportamentos futuros.
   Assim segue-se o livro, com cada conto narrando um "causo" diferente na infância desse personagem-narrador. O conto "Nimrod", por exemplo, fala sobre quando o narrador ganhou um cachorrinho. Vale lembrar que boa parte desses contos são utilizadas para descrever o ambiente do conto e criar certa atmosfera. Por esse motivo, para apreciar essa leitura ao máximo, deve-se seguir com a leitura sem pressa, valorizar mais as palavras e figuras de linguagem empregadas pelo autor, além de seu óbvio talento de escrita, do que a história propriamente dita. 
   Todos os contos parecem dialogar entre si (por isso insisti em manter o livro na categoria novela) mas o meu preferido é o do título, "Loja de Canelas". Uma história com toques fantásticos, conta sobre certa noite de inverno em que os pais do narrador foram ao teatro e, chegando lá, mandam o filho voltar para casa afim de pegar a carteira que o pai havia esquecido em casa. Sozinho na rua, o menino vê-se então encantado com a magia e luminosidade da noite e, esquecido da sua missão, passa a vagar pela cidade. 
   A principio ele busca a tal "Loja de Canelas" mas depois passando por diversos locais de sua cidade,  fazendo-nos questionar quanto tempo exatamente o autor -personagem levou nesse seu passeio. Lendo esse conto me lembrei daquelas lendas sobre "O país das fadas", local em que as pessoas entravam e perdiam a noção do tempo: no país das fadas as pessoas permaneciam por anos, pensando ter ficado apenas algumas horas e, embora não tenha sido exatamente isso que aconteceu nesse conto, vi algo de semelhante a essas histórias na atmosfera criada pelo autor.
   Pelo pouco que li sobre esse autor, vi que ele foi considerado o "Kafka polônes". Nunca li nada do escritor tcheco mas é impossível ler o conto de Schulz intitulado "As baratas" sem lembrar, ao menos pelo tema, de "A metamorfose". 
   De forma geral, esse livro não tem nada de muito espetacular. Mas a escrita do autor garantem uma leitura muito gostosa, desde que seja feita de forma tranquila e sem pressa. Recomendo aos que querem um livro assim.
   Nota 8 - um bom livro

|Página do livro "Ficção Completa" no Skoob|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!