|FILME| Expresso do Amanhã (Resenha / Review)

sexta-feira, setembro 18, 2015 0 Comments A+ a-

   
   Imagine um futuro não muito distante em que as autoridades, preocupadas com o aquecimento global, resolvem dispersar uma substância X na atmosfera terrestre, com o objetivo de parar o aquecimento terrestre. Agora imagine esse tiro saindo pela culatra, resultando no total congelamento do planeta. Os últimos sobreviventes são colocados em um trem, chamado "Snowpiercer", onde passam a viver. O trem nunca para de girar e assim passam-se 18 anos.
   O filme "Expresso do Amanhã" me chamou a atenção por essa sinopse mas, anunciavam um filme de "ação", no começo não dei muita bola. Foi só quando descobri que a história era baseada em uma HQ francesa, lançada no Brasil com o nome "O perfuraneve" (Confira mais sobre a HQ aqui) é que realmente quis vê-lo. Imaginei que, mesmo que o filme fizesse algumas milhares de alterações ainda teriam como base essa HQ (que tem muuitas páginas) o que é mais criativo que a maioria dos filmes de ação que vemos por aí. 
   Não me decepcionei. Desde a primeira cena somos apresentados aos personagens desse futuro distópico e conhecemos as dores e dramas do pessoal que vive na parte de trás do vagão. No trem, os que ficam na parte de trás são os miseráveis e, na frente, ficam os ricaços. Curtis (interpretado por Chris Evans) é um dos líderes desse pessoal, embora siga os conselho de Gilliam (Dumbledore John Hurt), um dos mais velhos do grupo. Ele planeja uma 'revolução' que fará as pessoas da parte de trás chegarem até a parte da frente. Mas nunca parece ser o momento certo. 
   Além de Chris Evans e John Hurt, o filme ainda conta com Octavia Spencer e Tilda Swinton, que interpretam (respectivamente) Tanya, uma pobre mulher que vive na parte traseira do trem e Mason, uma das líderes da parte da frente. Não tinha me atentado para o elenco, do contrário teria visto o filme muito antes: são muitos nomes bons, de atores com qualidade suficiente para fazer esse drama crível. 
   Fora o elenco espetacular, o filme (talvez por se baseado na HQ) tem cenas que são, visualmente, muito impactantes. As paisagens do lado de fora do trem são espetaculares mas, mesmo dentro do "Snowpiercer" há cenas impressionantes, como a do aquário ou até mesmo uma sequência que começa com um peixe e termina com tochas (assistam e vão entender). São momentos visualmente incríveis que, aliados com uma trilha sonora perfeita para cada momento, fazem com que os expectadores sintam as angústias e a adrenalina nas cenas que os personagens estão vivendo. 
   A cada vagão que as pessoas da parte de trás avançam, lideradas por Curtis, há um desafio diferente, ou simplesmente um lembrete do quão miserável eles viviam, em comparação com o grupo que vive mais a frente.  No microcosmo do trem há todas as disparidades da nossa própria sociedade, os ricos, os miseráveis, a educação com o objetivo de "doutrinar"os mais jovens, para que esses não vejam o absurdo no qual se encontram... Mas como solucionar esse problema, se os recursos são tão escassos? A solução proposta pelo filme, expressa no final, me pareceu um pouco anárquica, mas é o ponto alto da história, com certeza. 
   Quanto a adaptação, eu não li a HQ, então não posso dizer muito. No, mesmo sendo um filme de mais de 2 horas de duração, de um certo ponto até o final eu senti que "correram" um pouco com a trama. Nada terrível, eles não teriam como colocar tudo o que acontece na HQ em um filme só, mas é perceptível. 
    Recomendo para todos os que gostam de distopias ou apreciam uma boa história, algumas vezes triste, em outras angustiante mas nunca desinteressante. Com uma temática forte, cenas sensacionais, trama envolvente e final impactante, "Expresso do Amanhã" é, um dos melhores filmes que assisti esse ano e, embora não tenha muito em comum (talvez o final), me lembrou um dos meus filmes preferidos de todos os temos, "V de Vingança". 
   O que mais posso dizer? Nota 9 - o filme é sensacional, mas não dei 10 porque essa nota é só para os favoritos (e preciso ver de novo para caracterizá-lo como tal).

P.S.: Tenho a sensação de que um filme desses, por ser tão incrível, deveria estar sendo mais comentado pelas pessoas. Mas entendo que a história não é tão comercial e, com certeza, não para todos os tipos de público.

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!