Mamma Mia - E lá vamos nós de novo (Review)

sexta-feira, agosto 24, 2018 1 Comments A+ a-


   A continuação do filme-musical Mamma Mia! tinha tudo para dar errado: afinal, como pegar as músicas do ABBA que não foram para o primeiro filme e encaixá-las numa história que, não somente se encaixasse como continuação do primeiro filme mas também que justifique a si mesma? É um trabalho complicado, ainda mais quando consideramos a fanbase apaixonada que o primeiro filme possui. Mamma Mia! pode não ser um sucesso de crítica mas foi o sucesso de público que fez com que essa sequencia saísse do papel, mesmo contando com nomes de peso como Meryl Streep e Colin Firth (só para citar os ganhadores do Oscar). 
   Racionalmente eu me dizia "não tem como essa continuação dar certo". Mas aí vi que o filme lançou no cinema e "my my how can I resist you?". Lá fui eu assistir logo no primeiro final de semana pós estréia. 
   Um dos principais trunfos dessa sequência foi saber dosar o que deveria ser mudado com relação ao primeiro filme e o que ser mantido. Dez anos após o primeiro filme seria impossível que os personagens permanecessem na mesma. Ao mesmo tempo, o público tem uma expectativa bem específica com relação a esse filme: músicas do ABBA, dancinhas cafonas, personagens cativantes.
   Mamma Mia! - Lá vamos nós de novo se saí muito bem nessa corda bamba. Ao mostrar uma Sophie mais madura e, ao mesmo tempo, uma Donna mais jovem, o filme consegue passar essa sensação de passagem do tempo sem se esquecer de acrescentar alguns ecos do primeiro filme (esse também começa com Sophie escrevendo uma carta) e as cenas musicais que tanto amamos. Embora o contraste entre esse presente mais pesado e um passado mais leve pareça ser grande demais no inicio, o desenvolvimento vai fazendo com que a história dessas duas personagens se aproximem, mesmo com tantos anos de distancia uma da outra. Além disso, é muito legal rever Amanda Seyfried e acompanhar Lily James (muito convincente) como a jovem Donna, embora eu ache que deveria haver um pouco mais de músicas com o solo da primeira. 

   Eu pensei bastante se iria escrever sobre esse filme, não porque eu não tenha gostado mas porque não achei que fosse conseguir. O primeiro Mamma Mia! é um dos meus filmes musicais favoritos, o que já dá um peso enorme, mas, mais ainda, como escrever sobre um filme em que chorei até com "When I kiss the Teacher", a primeira música? Na verdade eu chorei em todas as músicas desse filme. E até em alguns momentos entre as músicas também. 
   Racionalmente eu não conseguia explicar o porquê de ter me sentido assim, quanto mais escrever sobre. Mas então eu li a review do Valkirias e tudo fez sentido: eu estava chorando pela passagem do tempo, pelos 10 anos que se passaram entre um filme e outro e que mudaram não só Sophie, mas a mim também (e todo o público que assistiu ao primeiro filme). É como a própria Sophie canta em 'One Of Us', "now it's different I want you to know...". Agora é diferente, há certa tristeza em Mamma Mia! que não existia antes. 
   Ao mesmo tempo, o filme mostra a possibilidade de reencontrar a felicidade, mesmo em meio a situações difíceis. Um dos momentos mais emblemáticos nesse sentido é a cena de 'Dancing Queen', que ocorre logo após Sophie ter uma espécie de epifania e ter decidido parar de ficar se lamentando. Nesse momento temos de volta um pouco da sensação do primeiro filme, aquele sentimento de confiança, que vai ficar tudo bem. 

   Claro, Here We Go Again nunca poderá ser melhor que Mamma Mia!. Mas, só pelo fato da sequencia ter se feito relevante para o universo do primeiro filme e por essa história ter conversado tanto comigo, já se torna digno de vários elogios.
   No meio de tudo isso, ainda temos aquelas performances musicais divertidas e emocionantes, aquelas coreografias meio exageradas e - algo que não tinha no primeiro - ainda temos Cher. Sério, como não amar? Inclusive quase aplaudi a cena em que Cher cantou porque sou dessas (e porque a música em questão ficou muito boa na voz dela). 
    Fico feliz de ter conseguido escrever um pouco sobre esse filme para vocês. Mamma Mia - E lá vamos nós de novo foi um dos melhores filmes que vi esse ano - se você gostou do primeiro, assista essa sequencia sem medo.

   Nota 9 - muito bom 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

1 comentários:

Write comentários
Unknown
AUTHOR
20 de setembro de 2018 às 14:35 delete

Não é um dos meus gêneros preferidos, mas a historia foi muito interessante. Mamma Mia se tornou no meu filme preferido. Sua historia é muito fácil de entender e os atores podem transmitir todas as suas emoções. O elenco tambén foi excelente, adorei a participação de Andy Garcia, ele é um ótimo ator. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Suas expressões faciais, movimentos, a maneira como chora, ri, ama, tudo parece puramente genuíno. O vi recém em Tempestade, foi maravilhoso. É um dos melhores filmes de ficção cientifica é sensacional! Eu gostei a história por que além das cenas cheias de ação extrema e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!