Enquanto eu te esquecia - Jennie Shortridge

sexta-feira, agosto 10, 2018 0 Comments A+ a-


   Uma página em branco. É assim que estão as memórias de Lucy Walker quando ela é encontrada nas águas da baía de São Francisco. Ela não se lembrava seu nome ou de onde tinha vindo, nem mesmo porque estava no meio das águas do São Francisco com todas as roupas. Levada para um hospital psiquiátrico e tendo seu rosto divulgado em todos os jornais da cidade, logo aparece seu noivo, Grady, que a leva para a casa dos dois em Seattle e tenta faze-lá se adaptar a vida que os dois tinham antes. 
   Mais uma leitura do Clube do Livro do qual participo, "Enquanto eu te esquecia" é um livro sobre o qual eu não sabia nada antes de começar a ler. Nem na capa eu tinha prestado muita atenção, razão pela qual eu passei os primeiros capítulos pensando que se tratava de um thriller e que Grady logo iria se revelar um completo boçal. Mas não, trata-se de um romance romântico com algumas pitadas de drama, principalmente quando se trata da revelação do segredo de Lucy. 
   Quando Grady leva Lucy para casa ela não consegue se reconhecer nas antigas roupas, na decoração do lugar e em seu estilo de vida prévio. A única coisa que parece despertar alguma memória é um piano antigo na qual Lucy toca algumas melodias cujo nome não conhece. Ela também não se lembra de nada sobre o noivo, embora o considere atraente. 
    O livro é contado sob o ponto de vista de Lucy, de Grady e da tia de Lucy, Helen, com a qual a personagem não falava havia anos. Enquanto Lucy parece estar gostando pouco do seu antigo eu conforme o vai conhecendo, Grady só pensa em ter a antiga Lucy de volta para lhe dizer o que fazer, já que a relação dos dois era inteiramente centrada nas vontades de Lucy e não no que Grady realmente queria. Por mais que ele goste da nova versão que sua noiva apresenta, parte dele ainda se sente culpado pelo o que aconteceu com ela, principalmente devido ao fato de que ela desaparece após uma briga dos dois. 
    "Enquanto eu te esquecia" tem um desenvolvimento lento e, por isso, os primeiros capítulos são bem pouco interessantes. Porém, quando Lucy se encontra com sua tia as coisas começam a acontecer de forma bem mais veloz e o livro se torna interessante. Ao mesmo tempo que a personagem luta para recuperar suas memórias, também vemos o desenvolvimento de seu relacionamento com o noivo, com os dois ainda atraídos um pelo outro mas agindo um com o outro como se fossem estranhos (para Lucy eles são mesmo).
   Infelizmente toda essa qualidade do meio do livro não se traduz no final. A revelação do segredo que Lucy carrega e as razões para sua amnésia são fortes o suficiente mas, quando tudo parece se encaminhar para o desfecho, o livro termina de forma aberta. Não consigo entender os motivos para a autora terminar o romance da forma como o fez, sem deixar claro se a personagem eventualmente recupera a memória ou não. Esse foi um grande ponto de decepção para mim que já estava gostando do livro apesar do inicio meio estranho. 
   Se você gosta de histórias com romance e drama 'Enquanto eu te esquecia' pode ser uma boa alternativa mas, fique ciente, que a autora não dá aos personagens um final muito explicito. Fora esse ponto negativo, é um livro até rápido de ler e interessante em sua maioria - se a autora tivesse feito um epílogo minha avaliação geral poderia ser melhor. 
   Mas, com esse final, só me resta dar nota 6,5 - o livro ok com esse ponto negativo. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!