O Estrangeiro - Albert Camus

sexta-feira, abril 06, 2018 0 Comments A+ a-



Nenhum sofrimento me comove
Nenhum programa me distrai
Eu ouvi promessas e isso não me atrai
E não há razão que me governe
Nenhuma lei prá me guiar
Eu 'to exatamente aonde eu queria estar
(...)
A minha alma nem me lembro mais
Em que esquina se perdeu
Ou em que mundo se enfiou

Mersault é o jovem narrador do estranho livro chamado “O Estrangeiro”, do autor Albert Camus. Porque uso o termo estranho ao tratar desse livro? Porque, embora tudo pareça tudo muito normal e corriqueiro algo também parece muito esquisito durante toda a trama.
Não é como se houvesse algum fato futurista ou fantástico. O estranho mesmo é o comportamento do narrador/protagonista Mersault. Um homem aparentemente comum, com um trabalho comum, pessoas que conversam com ele e o chamam de amigo, uma mulher que o chama de namorado. Tudo corriqueiro – a não ser pelo fato do narrador ser apático a tudo.
A canção Deja vú da cantora Pitty, cujo trecho foi colocado no inicio dá uma ideia de como reage esse personagem a tudo o que está a sua volta. O primeiro parágrafo é icônico e dá bem o tom de toda a trama:
“Hoje mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem.”
Percebe-se desde o primeiro momento a indiferença de Mersault com a noticia e o mesmo se repete ao longo de toda a narrativa. A morte de sua mãe, o encontro com uma namorada, seu vizinho espancando o cachorro, nada o abala. Nem mesmo a ideia de uma promoção, de ir morar em Paris a trabalho parece capaz de esboçar qualquer reação de Mersault. Nem mesmo rir esse personagem consegue, é como se estivesse algo nele fechado para o mundo, um abismo que a realidade não consegue transpor.
Como uma espécie de Bartleby emocional (ao invés de “prefiro não faze-lo”, temos o “prefiro não senti-lo”), vemos esse personagem se metendo em uma série de situações moralmente duvidosas na parte 1 até que, ao final desta, ele comete o ato mais impensável possível: mata um homem, sem motivo algum.
Peço perdão caso considerem isso um spoiler, mas está na orelha do livro. De toda forma, nem mesmo matar um homem a sangue frio e sem razão provoca uma reação de Mersault. Na verdade, só há um momento da trama em que vemos algum tipo de emoção e essa emoção é a fúria do personagem quando alguém lhe diz que vai rezar por ele.
O que é Mersault? Qual o significado dessa história e dessa vida aparentemente carente de propósito? Camus parece estar querendo fazer uma metáfora aqui e, me arrisco a dizer, a mensagem talvez seja a de que – no nosso mundo sem raízes e sem pensamento crítico que vivemos hoje – temos todos um pouco de Mersault. É muito fácil levar a vida no automático, não refletindo ou pensando sobre nada, apenas comendo, dormindo e aproveitando tudo o que podemos. Sem moralidade, sem imoralidade, apenas aquela indiferença eterna, no trabalho, na vida, nos relacionamentos. Talvez seja por isso que o livro seja tão perturbador, afinal: é muito fácil se tornar um Mersault.
Ou talvez não seja nada disso e a mensagem de Albert Camus seja outra completamente diferente. Mas deixo aqui minhas reflexões e recomendo o livro para que você também tire as suas. Não sei exatamente se gostei dO Estrangeiro, mas quero ler outras coisas do autor.
Se for preciso dar uma nota: 8. Até a próxima.

|SINOPSE NO SKOOB|



Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!