Love, Simon (Review)

sábado, abril 21, 2018 0 Comments A+ a-


   Simon é um adolescente de 17 anos comum: seus pais são legais, ele tem uma irmã mais nova com quem implicar, um cachorro, amigos para ir e voltar do colégio. É o tipo de vida que não mereceria uma história (ou um filme) porque não é nada de extraordinário. Se tem uma coisa que o diferencia da maioria dos garotos em situações similares na sua idade é que Simon é gay.
   Não que ele use as palavras logo no início. Simon parece relutar em assumir, até pra si. Somente quando ele começa a se corresponder com Blue é que ele começa a dar nome aquele sentimento que tem de ser diferente de todos os outros. Blue também é da escola de Simon e também é homossexual - os dois começam a trocar e-mails mas nenhum sabe quem o outro é.
    Esse é um filme que eu queria assistir desde que lançou nos Estados Unidos, devido a todos comentários positivos que ouvi à respeito. Mesmo com minhas expectativas bem elevadas, saí satisfeita com Love, Simon.

    Sabe aqueles filmes adolescentes que tinham aos punhados há alguns anos? Ela é demais, 10 coisas que eu odeio em você, Meninas Malvadas, High School Musical, A mentira... Esses são alguns exemplos de filmes sobre o qual eu estou falando. O que todos tem em comum? São filmes, salvo alguns poucos personagens, compostos praticamente por heterossexuais. E, além disso, heterossexuais brancos. Gostei de Love, Simon porque ele trouxe diversidade pra esse tipo de história mas manteve toda aquela pegada teen que fez com que esses filmes marcassem tanto. Simon também é branco mas, ao menos, dá pra dizer que existem pessoas negras ao seu redor.
    Simon  é o tipico protagonista, daqueles que erra o filme inteiro mas consegue te convencer de que é uma boa pessoa, apesar disso. Eu gostei de Simon até mesmo quando ele fazia coisas reprováveis e isso é um ponto positivo do filme além de mérito do ator principal, que é muito carismático.
    Como toda história adolescente, essa também tem sua dose de romance. Foi muito legal tentar adivinhar com Simon quem era Blue e mais legal ainda foi me sentir como uma adolescente no final dessa história, torcendo pelo casal.

   Claro, com um tema principal tão sensível como a "descoberta" da (homo) sexualidade, não dá pra ficar só na comédia. As cenas dramáticas são emocionantes e, por mais que seja um contexto leve, talvez você possa chorar um pouquinho em alguns momentos próximo do fim. Eu chorei, claro, mas isso não é padrão já que eu choro assistindo quase tudo.
    Indico demais Love, Simon e espero que você se sinta tão feliz assistindo esse filme quanto eu fiquei. Não é uma história à prova de erros (dá pra problematizar bastante a representação de certa personagem negra) e também não é aquele roteiro realista. Mas, se você está tendo um dia ruim e quer se sentir um pouco melhor com a vida, Love, Simon pode ajudar.    

  Nota 9 - o filme, dentro daquilo a que se propôs, é muito bom

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!