Filme O Rei do Show (The Greatest Showman) - Review

sexta-feira, janeiro 05, 2018 0 Comments A+ a-

   
  Eu gosto de musicais. Não o musical do teatro, aquele musical dos filmes mesmo, que normalmente as pessoas acham chato ou tedioso. Já eu acho que a vida seria muito mais interessante se pudéssemos cantar todas as vezes que alguma coisa dá muito errado (ou muito certo).
   Felizmente, depois que La La Land (quase) ganhou o Oscar, as pessoas estão voltando a dar certa atenção para esse gênero. The Greatest Showman (ou O Rei do Show em PT) é um desses filmes que só saíram do papel por causa do filme de Damien Chazelle.
   Contando a história do criador do circo, P. T. Barnum, The Greatest Showman consegue ser, ao mesmo tempo, clássico e atual. O aspecto clássico está nas roupas e no período em que se passa a história. A trama também é clássica, quase banal: a trajetória de um homem que se deixa chegar pelos holofotes.
   A inovação aqui está nas músicas com apelo moderno e nas atuações que dão o carisma necessário para que a história nos prenda atenção. Outro aspecto que traz ares de novidade é o aspecto social e a mensagem de aceitação ao diferente que o filme passa.
   "Papai, você precisa de mais coisas vivas no seu show" diz a filha se Barnum em determinado ponto, vendo que o pai não lucrava um centavo com o museu de animais empalhados que havia comprado. Assim como o "museu" ganha ares de espetáculo quando a "trupe" de Barnum aparece, o filme também se beneficia dessas novas aparições. 
    Zendaya e Zack Efron fazem um casal incrível e convincente, além de serem responsáveis por uma das cenas mais interessantes desse filme/musical. Além de ver Zack Efron de volta em um musical, o que mais me deixou feliz nesse filme foi ver ele realmente atuando pela primeira vez em algum tempo. Foi bom ver Zack Efron de camisa e sendo um bom ator pra variar
   
   Quem roubou a cena porém foi Keala Settle, que no filme vive a mulher barbada. Assim que sai do cinema procurei seu nome na Internet, achando que a conhecia de algum lugar mas esse é o segundo filme de Settle nos cinemas e o primeiro eu sequer assisti. Mesmo assim foi bom descobrir que essa atriz já ganhou um Tony (equivalente ao Oscar no Teatro) por sua atuação em HairSpray; mostra que essa voz e talento que eu tanto admirei durante filme, já tiveram certa dose de reconhecimento.
   No protagonismo do filme está Hugh Jackman, carismático como sempre. O personagem de Jackman aqui é o típico sonhador, alguém por quem você torce mesmo quando acha que ele está fazendo a maior besteira da vida, e o ator empresta um pouco de sua luz para tornar esse homem polêmico em alguém mais humano. Mesmo assim, acho que prefiro-o como Jean Valjean do que como Barnum - posso estar errada mas acho Barnum mais dentro da zona de conforto de atuação do ator, sempre acostumado a esses musicais mais vistosos.


   Não há muito mais que dizer sobre The Greatest Showman. Se você gosta de musicais vai gostar desse, assim como eu. Se não gosta é melhor assistir outra coisa mas tenha certeza: The Greatest Showman vai estar entre os indicados de várias premiações no ano que vem, seja como melhor ator/atriz ou como melhor canção original.
   Nota 8,5 - o filme é bom mas tive que acrescentar meio ponto por causa do solo de Keala Settle. Que momento, não tive como não me emocionar.

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!