|FILME| Atividade Paranormal: Marcados pelo mal (Resenha / Review)
Logo no inicio, percebemos que Jesse e Hector são jovens normais e, portanto, não muito ajuizados. As primeiras sequencias nos apresentam esses personagens que parecem não passar do esteriótipo básico de jovens, latinos e inconsequentes. Algo que sempre me irrita é a maneira como, nesses filmes em que os personagens sempre falam a mesma coisa duas vezes: Uma em espanhol e outra em inglês, algo que pra mim soa extremamente artificial já que, teoricamente, todos ali deveriam falar espanhol - portanto, não haveria necessidade de tradução.
Quando Jesse tem a ideia de incomodar sua vizinha Anna é que o filme começa de fato. Anna tem a fama de bruja (ou bruxa) e eles acham que seria engraçado pedir para uma criança ficar chamando ela de bruxa através da porta e filmar tudo isso. O que não esperava é que Anna estivesse do lado de fora da casa e os visse ali - é quando a bruxa solta uma espécie de 'praga' em Jesse que tudo da inicio.
Eles descobrem que Jesse é um dos "marcados pelo mal" que dá titulo ao filme. Ele descobre que Anna faz parte de uma seita chamada 'As parteiras' e que ela o teria marcado desde que era pequeno. Na investigação para descobrir mais sobre essa seita é que ocorrem as tais atividades paranormais.
Analisando a franquia Atividade Paranormal como um todo, podemos perceber uma diferença muito grande na qualidade dos filmes. O primeiro é excelente, o segundo é morno, o terceiro é muito bom e o quarto é razoável/morno assim como o segundo. O que esperar desse quinto filme? Confesso que não esperava muito.
Mas, mesmo não esperando quase nada, ainda assim me frustrei. A história está cheia de situações difÃceis de acreditar - por que uma pessoa pega uma câmera emprestada e não devolve? Como consegue filmar TUDO até mesmo quando está morrendo de medo? - e os personagens parecem incapazes de utilizar o cérebro durante todos as 1h24 de filme. Isso sem contar todo o plot que parece forçado apenas para explicar nos mÃnimos detalhes todos os porquês de tudo o que aconteceu nos filmes anteriores.
Isso tudo ainda fica pior pois a câmera, nesse quinto filme, ocupa um espaço digno de personagem. Nunca vi uma câmera tremer tanto, trocar tanto de mãos, girar e rodopiar com tanto frequência. Seria interessante se isso fosse seguido de momentos de mais estabilidade mas é assim o filme todo, o que me fez ficar um pouco enjoada.
Não é surpresa, portanto, quando eu digo que esses fatores me fizeram curtir menos aquele que é o principal motivador desse filme: Os sustos. Esqueça o suspense e a tensão do primeiro Atividade Paranormal, nesse ultimo o objetivo é dar a maior quantidade de sustos possÃveis no menor espaço de tempo. Mas, se não há trama e não há envolvimento do telespectador com a história como é possÃvel sentir medo? Os sustos aconteceram, eu assustei e só. Não foi como os outros filmes em que o medo parecia inundar o cinema - pelo contrário, vi várias pessoas dando risada.
Para dizer que não há nada de bom nesse filme, chamo para a atenção pros 4 ou 5 minutos antes do fim que é quando - finalmente! - a grande protagonista da franquia aparece. Nesse momento eu pensei "agora o filme vai ficar bom" mas, infelizmente, depois disso acabou.
No mais Atividade Paranormal: Marcados pelo mal é mais um filme de terror para assistir com os amigos, sem pensar muito, comendo pipoca e gargalhando. Nada mal se fosse um filme avulso mas, por já conhecer do que os produtores dessa franquia são capazes, acabei ficando um pouco decepcionada.
Nota 6 - não gostei.
-------
O que você acha da franquia 'Atividade Paranormal'? Comente!







