Filme: O Hobbit - Uma jornada inesperada (resenha/review)
Nove anos após o lançamento do ultimo filme da Trilogia "O senhor dos anéis" surge um novo filme abordando o universo criado por J.R.R.Tolkien. Essa seria uma nova trilogia, que contará a história narrada por Tolkien no livro "O Hobbit", uma história que ocorreu 60 anos antes dos acontecimentos de "O senhor dos anéis", tendo como protagonista o tio de Frodo, Bilbo Bolseiro.
Nas primeiras cenas vemos a
Nesse momento, em que Bilbo está escrevendo, entra Frodo e percebemos que esses momentos de reflexão acontecem antes da festa de aniversário de Bilbo - Para quem não se lembra, 'Os senhor dos Anéis' começa durante a própria festa. Essa é outra coisa que gostei do roteiro, mesmo que não haja tal sincronicidade nos livros.
Com 'ladrão' eles querem dizer que Bilbo fará todas as tarefas difÃceis e arriscadas, entre elas entrar no antigo castelo dos anões onde, agora, vive o perigoso dragão Smaug. Bilbo, como todo Hobbit, não se sente muito inclinado a aceitar mas, sem pensar muito no assunto, acaba embarcando nessa aventura e viajando com os anões.
Tive, no filme, o mesmo problema que ao ler a história: Não consegui diferenciar os anões um dos outros, tampouco decorar seus nomes. Podem me chamar de lenta mas os nomes são muito parecidos! O único anão cujo nome e feições me recordo mais claramente é Torin Escudo de Carvalho, por que ele é um dos protagonistas da história. Quanto aos outros...
Apesar de ser uma história sobre anões, o filme também tem Elfos, orcs, trolls... |
O problema é que, antes desse "desfecho" muuuita coisa acontece, a maioria pouco relevante para o desenvolvimento do enredo. Sim, as cenas "extras" são divertidas há ação o suficiente no filme mas fiquei com aquela sensação de roteiro arrastado: Mesmo que muita coisa acontecendo, percebi que eles não estavam chegando a lugar nenhum com aquela história de gigantes de pedra e orcs albinos. Quanto ao necromante, fiquei na dúvida, mas não me recordo de nada assim no livro.
Recomendo para quem já estava com saudade da Terra Média - nota 7,5 - um bom filme, mas tirei meio ponto por esse roteiro meio enrolado que quase me desanimou.
P.S.: Muito se fala da nova tecnologia com que foi rodado o filme, HFR (High Frame Rate - que rota mais frames por segundo, deixando as imagens mais realistas). Sinceramente não vi muita diferença - apenas quando tentei perceber algo é que senti que algumas cenas pareciam aquelas de televisão, bem mais nÃtidas do que as que se vê normalmente no cinema. Também não vi o filme em 3D, não sei se isso faz alguma diferença.
P.S.²: Não acredito que escrevi a resenha inteira sem falar do Gandalf! Ian MacKellen continua perfeito no papel e torço para que ele ainda viva muitos anos para nos presentear com essa atuação tão perfeita de Gandalf,
P.S.³: Assisti "O hobbit" dublado - não tinha legendado na cidade onde moro. Se puderem, não cometam o mesmo erro.
Gosta das histórias de Tolkien? Pretende assistir "O hobbit" nos cinemas? Comente!
1 comentários:
Write comentáriosNão curto Tolkien, por isso não tenho vontade de assistir o filme. Tentei com Senhor dos Anéis e parei logo nos 15 minutos iniciais de filme. Não funciona pra mim.
ReplyBeijos.
Olá, seja bem-vindo!
Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?
Obrigada!