Melhores de 2018 - LIVROS

sexta-feira, dezembro 21, 2018 0 Comments A+ a-

   Como não poderia deixar de ser, esse ano também resolvi listar quais foram as melhores leituras que fiz. Ao contrário do ano passado, quando pude escolher entre 86 livros quais foram os que mais gostei de ter lido, esse ano eu li apenas 36 livros. Os motivos foram variados: primeiro, foi um ano de diversas mudanças. Emprego, casa, cidade... somente agora em dezembro é que estou começando a me adaptar mesmo a tudo isso. 
   O segundo motivo era que minhas metas para o ano de 2018 eram menos voltadas para quantidade que para a qualidade. Ao invés de ler 86 livros de tamanhos entre 200 e 300 páginas tentei focar meu tempo em ler apenas dois livros: Guerra e Paz e David Copperfield. É claro, eu flopei nessa minha pequena meta pessoal mas, também, eu acho que fui um pouco ingênua nas minhas previsões: estamos falando de livros que, juntos, somam mais de 3000 páginas. 
   Enfim, vamos ao top 5 desse ano de 2018. E se tiver algum livro lido depois disso que possa entrar para lista, eu coloco lá no Facebook e está tudo certo.

6) Leah fora de Sintonia - Becky Albertalli
Voltei a ler YA e foi simplesmente a melhor coisa que eu poderia ter feito porque escolhi livros muito bons. Leah fora de Sintonia é um romance adolescente com todas as características de um romance adolescente - mas nem por isso menos legal ou divertido.
RESENHA  


5) O quarto de Giovanni - James Baldwin
Esse livro quase não entrou na lista mas, quanto mais eu pensava nele, mais queria colocá-lo aqui. Então aí vai: a história de "amor" entre David e Giovanni entra para lista.
RESENHA

4) O fazedor de velhos - Rodrigo Lacerda
Literatura infanto-juvenil? Tem certeza? Esse livro era exatamente o que eu estava precisando ler no momento. Gostei demais
RESENHA foi um ano tão esquisito que eu jurava que tinha resenha desse livro mas fui ver e... não tem. 

3) As ruínas - Scott Smith 
Esse ano não tivemos Stephen King mas tivemos Scott Smith. Esse livro me deixou tão perturbada que eu tive que deixar para terminá-lo quando fui visitar meus pais - sempre que o lia sozinha, tinha pesadelos. 
RESENHA outro sem resenha - o que está acontecendo? 

2) Kindred - Octavia Butler
O primeiro livro lido em 2018 foi também um dos que eu mais gostei. Kindred é um socão na cara em todos os sentidos, um livro que discute racismo mas que também tem viagem no tempo... como isso não pode ser menos do que incrível? 

1) A assombração na casa da Colina - Shirley Jackson
Que. Livro. Bom. 
Meu primeiro da Shirlinda e - certamente - não o último. Depois dele eu li "Sempre vivemos no castelo", também muito bom livro, mas ainda prefiro este. 


*

 Menções Honrosas 

Nova Jaguaruara do Mauro Lopes quase entrou na lista em lugar de 'As ruínas' porque é muito - muito! - bom também. 

Eu também não posso deixar de citar dois livros que, embora não tenha lido por completo, também foram incríveis: O primeiro volume de "As mil e uma noites" e o meu karma/queridinho "Guerra e Paz". Não vamos fazer metas mas espero ter mais noticias sobre a conclusão desses livros ano que vem. 

Quais foram suas melhores leituras do ano? Comente!

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!