Ouvidores de Vozes (documentário)

sexta-feira, junho 08, 2018 3 Comments A+ a-


   Ouvidores de Vozes é um documentário que conta um pouco da vida de pessoas que sofrem com essa situação e passam por tratamento no CAPS. Isabel, Reginaldo e Marlene são os protagonistas, pessoas de idades e histórias diferentes mas que tem em comum o fato de ouvirem vozes que as outras pessoas não ouvem. 
   O que mais gostei nesse documentário é que ele não tenta estabelecer um porquê dessas pessoas estarem ouvindo vozes. Embora todos os participantes do documentário tenham um diagnóstico psiquiátrico, este pouco é mencionado. O que interessa é ouvir aqueles que ouvem vozes. Para isso os produtores deram um microfone para cada um desses três e pediram para que falassem tudo o que quisessem, sobre as vozes, sobre a vida, sobre tudo. 
   Este é um documentário bem triste porque você vê o sofrimento e a espécie de fundo do poço que essas pessoas chegaram. Reginaldo, por exemplo, é um daqueles cuja história mais me impressionou: ele trabalhava e levava uma vida sem muitos incidentes até que perdeu, em pouco de espaço de tempo, a mãe e a tia. Desde então ele parou de trabalhar, toma remédios e tenta lidar com as vozes que ficam insistindo para que ele se mate. Me impressionou o fato dele ter quebrado os próprios dentes como forma de criar dor ("a dor alivia as vozes", ele diz em determinado ponto). Mas o que me deixou mais triste com a história de Reginaldo foram os comentários da família dele, dizendo que ele se entrega, que ele só quer ficar deitado, que ele tem que ir à igreja ou fazer uma atividade física. Como se doença mental fosse apenas um estado de espirito. 


   Falei um pouco mais do Reginaldo mas Isabel e Marlene também tem histórias de vida interessantes. O curioso é que, de todos, apenas Isabel (uma adolescente) é que tem uma divisão: uma voz diz algo bom e a outra algo ruim. O restante só ouvem conselhos ruins das vozes, conselhos que, muitas vezes colocam em prática.
   Chorei ao ouvir um texto de Marlene, uma carta para a felicidade. É muito triste porque ela (a carta) simboliza toda a tristeza que essas pessoas carregam consigo, não só por ouvir vozes, mas por todo o estigma e incapacitação que esse fato gera na vida dessas pessoas. O CAPS tem um grupo de apoio só para essas pessoas, para que elas possam narrar sua experiência lidando com o problema. Gostei muito de saber disso, ainda mais quando ouvi os entrevistados falando que aquele era o único lugar onde se sentiam acolhidos. Uma forma de aliviar a tristeza e solidão dessas pessoas.
    Não só vou recomendar como também colocarei o link desse documentário no final do post. Foi produzido pelo Canal Futura e eles o disponibilizam no site deles. Se te interessa esse tipo de discussão sobre saúde mental, vale muito a pena.

Nota 8 - bom

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro

3 comentários

Write comentários
M!
AUTHOR
10 de junho de 2018 às 17:48 delete

Olá Karol! Sou uma das produtoras do Ouvidores de Vozes e encontrei hoje seu blog a crítica. Ficamos muito feliz que tenha gostado e, principalmente, por ver que conseguimos passar a mensagem certa com o filme. Agradeço por compartilhar sua experiência ao assistir! Abraços, Milena

Reply
avatar
12 de maio de 2019 às 16:21 delete

Acabei de assistir. Muito bom. Pena que vivemos num país não só corrupto mas que mantém uma parede invisível que isola os saudáveis cheios de estigmas e preconceitos dos doentes e abandonados a sorte

Reply
avatar
Jesus Salva
AUTHOR
24 de dezembro de 2020 às 21:41 delete

Essas vozes que alguns médicos diagnosticam como doença, são na verdade demônios que querem enganar e atormentar as pessoas, seguindo os ensinamentos de Deus, todos podemos nos ver livres dessa situação.

Resisti ao diabo e ele fugirá de vós (Tiago 4:7).


Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!