O amor dos Homens Avulsos - Victor Heringer

sexta-feira, janeiro 11, 2019 0 Comments A+ a-


   Uma história que se passa no Rio de Janeiro mas não tem praia, O amor dos Homens Avulsos é quase um recorte das memórias de Camilo, que narra em primeira pessoa boa parte do livro. Quando garoto, levava uma vida quase idílica, hiper protegido dentro de casa, por conta de sua deficiência. Ele e sua irmã passavam os verões na piscina, ela nadando, ele na beirada, ambos queimando no sol despreocupadamente. 
   A existência tranquila é abalada com a chegada de Cosmim, um menino negro com mais ou menos a sua idade que um dia o pai trás para casa sem mais nem mesmo. A partir disso, a mãe começa a ficar cada vez mais dentro do quarto, a irmã vira amiga de Cosmim logo de cara e Camilo o odeia com todas as suas forças.
   Ao mesmo tempo em que fala sobre a infância, Camilo também narra um pouco do presente, agora já um homem de seus cinquenta ou sessenta anos, que vive em um apartamento no mesmo bairro. Algo se desenrola no momento presente que parece ter relação com esse período no passado do narrador, mas o autor não tem pressa em estabelecer essas conexões. Basta saber que o Camilo do presente é solitário, até que algo acontece. 
   O amor dos homens avulsos tem uma prosa muita bonita e poética, ainda que um pouco melancólica. Ou talvez sejam as memórias do personagem principal que deem esse ar de melancolia ao texto, mesmo quando narrando coisas teoricamente felizes. 
  Embora inicialmente sinta ódio por aquele menino que veio atrapalhar a sua existência, esse sentimento logo se transforma em amor. Agora com 14 ou 15 anos, Camilo e Cosmim acabam se tornando um pouco mais que amigos. Isso foi um pouco confuso para mim no começo porque a gente não sabe exatamente porque Cosme está naquela casa, se é filho do pai de Camilo ou coisa assim. Mas o relacionamento dos garotos tem um quê de "primeiro amor" que é muito bonito de acompanhar, ainda que com a sensação de que algo ali não vai terminar bem. 
   Um dos momentos mais interessantes do livro é quando o autor faz uma espécie de quadrilha, do tipo "Amei Cosmim como fulano amou Beltrano etc", que se estende por várias páginas. No final descobrimos que o autor fez um formulário na internet perguntando o nome do primeiro amor das pessoas e que colocou todas as respostas nessa parte. É algo singelo porém o resultado está muito bonito. 
   O final da história de Cosme e Camilo é trágico e deixa marcas que perduram em Camilo até a vida adulta. Nesse momento a gente entende a relação entre o que se passou e o que Camilo pretende com o garoto de 10/11 anos que ele, já de meia idade, convidou para ir a sua casa. Não vou dar spoiler, fiquem tranquilos, mas algo bonito surge do pesar que o personagem sente dentro de si. 
   Esse é o ultimo livro de Victor Heringer, autor que faleceu no ano de 2018. Obviamente, uma vida perdida é algo por si só muito triste mas, ao ler esse ultimo livro, percebo também que perdemos um autor muito promissor. Talvez seja essa a razão da tristeza do final lido livro, mesmo com que o final tivesse uma nota de positividade: a tristeza pela perda do autor se misturou um pouco a história.
   Recomendo O Amor do Homens Avulsos para todos que gostam desses livros de recordações e para os que querem conhecer uma obra excelente da nossa literatura contemporânea. 
   Nota 8 - bom livro. 

|LEIA A SINOPSE NO SKOOB| 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!