Filme: Sobrenatural (Insidious)
Insidioso (in-si-di-o-so) adj. 1. Que arma ciladas: questão insidiosa. 2. Aleivoso, traiçoeiro, pérfido. (FONTE )
A famÃlia Lambert, composta por Renai e Josh mais os 3 filhos do casal (dois meninos e uma menina recém-nascida) se mudam para uma nova casa. Tudo parece muito bem até que um dos filhos entra em um coma inexplicável: Os médicos não vêem nenhum dano cerebral ou qualquer outro motivo para o garoto não estar consciente e, mesmo assim, a criança permanece numa espécie de sono. Como não há nada que os médicos possam fazer, Dalton, o filho em ‘coma’, é transferido para casa.
Depois que isso acontece a mãe, Renai, começa a ver coisas em casas na casa nova, ao mesmo tempo de que tem a sensação de que algo ruim está naquele local. O pai, um professor de colégio, foge de situações estressantes então ignora o problema até que Renai pede, aos prantos que eles se mudem: Ela acredita que a casa abriga um espÃrito do mal.
Josh acredita na esposa e ambos se mudam. Porém, ao contrário do que Renai esperava, as situações estranhas não cessam. É então que eles descobrem a terrÃvel verdade; Não é a casa quem estava mal-assombrada e sim Dalton.
Esse pequeno resumo pode ser encontrado em qualquer sinopse do filme e até mesmo no trailer que e foi o que me fez ter vontade de assistir ao filme. Isso é o fato de Sobrenatural (Insidious) ser dos mesmos criadores de Jogos Mortais e Atividade Paranormal.
Se eu fosse obrigada a comparar o filme com uma das franquias acima diria que Insidious está mais para Atividade Paranormal, pelas situações de arrepiar e na própria temática de filme de demônio/espÃrito. Mas esqueçam as comparações por que não tem mais nada a ver.
O filme é um suspense terrÃvel com cenas que assustam, cenas que arrepiam, cenas que surpreendem... Tudo isso com um roteiro bem feito o que torna Insidious bem mais do que “apenas outro filme de terror”.
Os efeitos especiais não são muito bons, o orçamento é de pouco mais de um milhão, mas a direção e o roteiro fazem o filme valer à pena. Não é a toa que o filme faturou mais de 50 milhões só nos E.U.A.: Insidious dá muito medo.
A trilha sonora tem bastante influencia nesse medo do filme: Desde ritmos aparentemente inocentes e alegres até um tema do filme que me dá medo só de ouvir (sério). Esse foi um dos grande artifÃcios do diretor para que as situações mostradas ficassem ainda mais assustadoras. A música tem um poder tão forte nesse filme que, só de ouvi-las você já se lembra e já fica com medo.
no começo da resenha por que tudo pode se tornar um grande spoiler. Vou dizer apenas que faz muito tempo que não assisto a um filme que me deixou com tanto medo (de não conseguir dormir mesmo). O final é mais ou menos surpreendente e de arrepiar daqueles que fazem você ficar meio pasma e de querer tirar logo o DVD para não continuar ouvindo aquela musiquinha =P.
Assisti Insidious em uma sexta feira a noite com a casa super silenciosa e, provavelmente isso deve ter colaborado com meu medo, meu amigo assistiu a tarde e não viu tanta graça. Eu não acho que é só por isso por que eu tornei a assistir ao filme, dessa vez durante a tarde e o medo foi o mesmo.
Acho que o que me assustou tanto em Insidious foi o uso de alguns temas que, particularmente, me dão medo: Bonecas, Espiritos fazendo coisas comuns ou somente parados e outras coisas que não vou citar para não dar spoiler (e também para não lembrar, por que já está me dando medo de novo).
Se você fica pensando nos filmes antes de dormir, gosta de um bom conto de terror e sente falta de filmes no estilo de Poltergeist bem anos 80, Insidious é o filme certo para você. Provavelmente você não vai se assustar tanto quanto eu, por que eu sou bem medrosa e também por que eu estou fazendo um lobby tão grande do filme que vocês podem acabar se decepcionando.
Mas eu tenho que elogiar e indicar esse filme por que é o terror mais assustador que eu assisti esse ano, conseguiu ultrapassar “Demônio” (que eu já citei AQUI no blog) e “O orfanato” (que eu resenhei AQUI).
Entrou para os favoritos – nota 10. Assistam e depois me digam o que acharam.
Aliás, podem dizer agora: O que acharam da 'resenha'? Assistiriam ao filme (ou já assistiram)? Comentem!
p.s.: O titulo do filme em português é bem fraquinho, prefiro o titulo original. A palavra inglesa “Insidious” é traduzida como “Insidioso” (por isso o verbete no começo do post). TRAILER AQUI.
----------------
UPDATE 06-01-2013 - Fiz resenha / review de 'Insidious: Chapter 2' (Sobrenatural: Capitulo 2) - Leia aqui
----------------
UPDATE 06-01-2013 - Fiz resenha / review de 'Insidious: Chapter 2' (Sobrenatural: Capitulo 2) - Leia aqui












