Filme: Sobrenatural (Insidious)

sexta-feira, julho 29, 2011 24 Comments A+ a-

Insidioso (in-si-di-o-so) adj. 1. Que arma ciladas: questão insidiosa.                                                                                        2. Aleivoso, traiçoeiro, pérfido. (FONTE )
A família Lambert, composta por Renai e Josh mais os 3 filhos do casal (dois meninos e uma menina recém-nascida) se mudam para uma nova casa. Tudo parece muito bem até que um dos filhos entra em um coma inexplicável: Os médicos não vêem nenhum dano cerebral ou qualquer outro motivo para o garoto não estar consciente e, mesmo assim, a criança permanece numa espécie de sono.  Como não há nada que os médicos possam fazer, Dalton, o filho em ‘coma’, é transferido para casa.

Depois que isso acontece a mãe, Renai, começa a ver coisas em casas na casa nova, ao mesmo tempo de que tem a sensação de que algo ruim está naquele local. O pai, um professor de colégio, foge de situações estressantes então ignora o problema até que Renai pede, aos prantos que eles se mudem: Ela acredita que a casa abriga um espírito do mal.
Josh acredita na esposa e ambos se mudam. Porém, ao contrário do que Renai esperava, as situações estranhas não cessam. É então que eles descobrem a terrível verdade; Não é a casa quem estava mal-assombrada e sim Dalton.

Esse pequeno resumo pode ser encontrado em qualquer sinopse do filme e até mesmo no trailer  que e foi o que me fez ter vontade de assistir ao filme. Isso é o fato de Sobrenatural (Insidious) ser dos mesmos criadores de Jogos Mortais e Atividade Paranormal.
Se eu fosse obrigada a comparar o filme com uma das franquias acima diria que Insidious está mais para Atividade Paranormal, pelas situações de arrepiar e na própria temática de filme de demônio/espírito. Mas esqueçam as comparações por que não tem mais nada a ver.
            O filme é um suspense terrível com cenas que assustam, cenas que arrepiam, cenas que surpreendem... Tudo isso com um roteiro bem feito o que torna Insidious bem mais do que “apenas outro filme de terror”.

Mãe, tem um cara com garras no meu quarto...

            Os efeitos especiais não são muito bons, o orçamento é de pouco mais de um milhão, mas a direção e o roteiro fazem o filme valer à pena. Não é a toa que o filme faturou mais de 50 milhões só nos E.U.A.: Insidious dá muito medo.
A trilha sonora tem bastante influencia nesse medo do filme: Desde ritmos aparentemente inocentes e alegres  até um tema do filme que me dá medo só de ouvir  (sério). Esse foi um  dos grande artifícios do diretor para que as situações mostradas ficassem ainda mais assustadoras. A música tem um poder tão forte nesse filme que, só de ouvi-las você já se lembra e já fica com medo. 

Não posso revelar muito mais do que está descrito 
no começo da resenha por que tudo pode se tornar um grande spoiler. Vou dizer apenas que faz muito tempo que não assisto a um filme que me deixou com tanto medo (de não conseguir dormir mesmo). O final é mais ou menos surpreendente e de arrepiar daqueles que fazem você ficar meio pasma e de querer tirar logo o DVD para não continuar ouvindo aquela musiquinha =P.
Assisti Insidious em uma sexta feira a noite com a casa super silenciosa e, provavelmente isso deve ter colaborado com meu medo, meu amigo assistiu a tarde e não viu tanta graça. Eu não acho que é só por isso por que eu tornei a assistir ao filme, dessa vez durante a tarde e o medo foi o mesmo.

Acho que o que me assustou tanto em Insidious foi o uso de alguns temas que, particularmente, me dão medo: Bonecas, Espiritos fazendo coisas comuns ou somente parados e outras coisas que não vou citar para não dar spoiler (e também para não lembrar, por que já está me dando medo de novo).


Se você fica pensando nos filmes antes de dormir, gosta de um bom conto de terror e sente falta de filmes no estilo de  Poltergeist bem anos 80,  Insidious é o filme certo para você. Provavelmente você não vai se assustar tanto quanto eu, por que eu sou bem medrosa e também por que eu estou fazendo um lobby tão grande do filme que vocês podem acabar se decepcionando.

Mas eu tenho que elogiar e indicar esse filme por que é o terror mais assustador que eu assisti esse ano, conseguiu ultrapassar “Demônio” (que eu já citei AQUI no blog) e “O orfanato” (que eu resenhei AQUI). 

 Entrou para os favoritosnota 10. Assistam e depois me digam o que acharam.


Aliás, podem dizer agora: O que acharam da 'resenha'? Assistiriam ao filme (ou já assistiram)? Comentem!



p.s.: O titulo do filme em português é bem fraquinho, prefiro o titulo original. A palavra inglesa “Insidious” é traduzida como “Insidioso” (por isso o verbete no começo do post). TRAILER AQUI.

----------------
UPDATE 06-01-2013 - Fiz resenha / review de 'Insidious: Chapter 2' (Sobrenatural: Capitulo 2) - Leia aqui

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

24 comentários

Write comentários
Raphaela
AUTHOR
29 de julho de 2011 às 14:26 delete

Eu já falei pra ti o quanto eu gosto das suas resenhas, certo?! COmo já era de se esperar, essa me convenceu muito. Já no inicio, vc coloca um definição, que é muito dificil de ver em outras resenhas - apenas mais um diferencial. E a sua escrita é extremamente excepcional. Adoro as frases destacadas, e eu já estava com medinho por causa do poster - que eu simplesmente achei magnifico -, mas pode ter certeza que você me convenceu. mas será um filme que eu terei que assistir acompanhada!

Beijokas:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Reply
avatar
Fer G.
AUTHOR
29 de julho de 2011 às 17:45 delete

Olááá x)
Se você se diz medrosa é pq realmente não me conhece! (tá, mesmo se me conhecesse, eu engano bem). Maas eu não assisto filme de terror há uns 4 anos. Não gosto de 'sofrer'. E eu sofro muito quando assisto! aiohaiu
Mas adorei a resenha e não fosse meu medo, assistiria! ;D

Beeeijo!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de julho de 2011 às 18:13 delete

Miss, fiquei com medo só de ler a resenha! O.O
Vc assistiu sozinha? Não acredito! É muito corajosa.
Qdo eu vejo filmes de terror (o que não é tão comum), mesmo com a casa movimentada, eu ainda tenho medo e só falto tirar o DVD! (Só não tiro, pq geralmente eu alugo o filme e não quero pagar pela locação sem ter visto). :X
O último filme de terror que vi me deixou apavorada. Tenho certeza que esse faria o mesmo efeito. Tenho coragem de assistir mais não.

Sobre o seu comentário lá no blog:

Eu já assisti "O Lobisomem" sim! Inclusive, essa foi uma das versões que mais gostei! O filme é ótimo! Muito bem lembrado! :D
Outro que quero assitir é "Lobo" (1994). Já procurei em várias locadoras, mas não encontro. :/
Dizem que é bom tbm.

Bjs ;)

Reply
avatar
29 de julho de 2011 às 18:49 delete

Bah não sou a maior fã de filmes de terror meu irmão é fanático mas eu não nem de perto eu gosto.

Bjs

Reply
avatar
29 de julho de 2011 às 19:31 delete

Fiquei muito contente de ver sua resenha! Eu estava super na dúvida de assistir este filme pois a história parece ser um pouco "batida". Mas gostei de saber que ele dá medo, hoje mesmo comentei que depois de 2005 nenhum filme de terror ou suspense conseguiu ser bom.
Espero que me de tanto medo quanto deu em você, pois é isto que gosto num filme dete tipo hahaha
beijo!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de julho de 2011 às 20:54 delete

Até eu, que sou uma medrosa assumida, depois de ler sua resenha fiquei com uma vontade inexplicável de assistir esse filme. Vou chamar meu namorado, me enfiar em baixo do edredom, ligar o bluray e bam, assistir, rs.
Beijão

Reply
avatar
mari ebert
AUTHOR
29 de julho de 2011 às 22:10 delete

Cara, eu sou LOUCA por filmes de terror! Vc me matou de vontade de ver! A resenha ta muito boa, serio.//
vou alugar
bjão!

obs desnecessário: achei o Dalton uma criança fofa hahahaha

Reply
avatar
30 de julho de 2011 às 00:01 delete

Adorei a resenha! Mas desisto dos filmes de terror do século XI, são todos iguais e me fazem rir! UKHSDHKDSHSUK Acho que vou dar uma olhada nesse (:

Beijos, World of Carol Espilotro

Reply
avatar
j
AUTHOR
30 de julho de 2011 às 00:09 delete

Ui Carol, para começar eu não gostei da capa o.Õ
Não tenho estômago para esse tipo de filme, minha vida já me deixa tão tensa que eu prefiro mesmo uma boa comédia!

Beijos

Reply
avatar
30 de julho de 2011 às 00:19 delete

OI Miss!

Nossa, eu qro assistir a esse filme! A resenha ficou ótima! Acho que vou morrer de medo, mesmo assim, quero mto assistir!

BjoO

Pri
Entre Fatos e Livros

Reply
avatar
Juh Oliveto
AUTHOR
30 de julho de 2011 às 02:16 delete

MEEEEDO só de olhar o pôster do filme.
É bizarro num nível A Profecia :S

Passei anos adorando assistir esses filmes, agora passo looonge.
Acho tenso demais >___<

Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~

Reply
avatar
30 de julho de 2011 às 10:40 delete

Quando eu vi o cartaz no cinema eu pensei que fosse ser algo relacionada ao seriado Sobrenatural, mas depois parei pra pensar que se fosse mesmo eu saberia já que acompanho a série e fui atrás saber da história. Não tem nada a ver com o seriado e eu cagaria de medo nesse filme kkkk Não sei até que ultimamente estou corajosa nesses tipos de filmes.. Vamos ver ;D

Beijos

Reply
avatar
Ana Ferreira
AUTHOR
30 de julho de 2011 às 15:24 delete

Miss,
Li uma crítica muito positiva sobre esse filme em um jornal e, quando os críticos elogiam filmes de terror... Hmmmmmmmmm Fico com um pé atrás. Vulgo apavorei-me.
A sua resenha apenas comprovou as minhas hesitações e eu fiquei, ao mesmo tempo, empolgada e com muito medo. Gostei dos fatos ressaltados que formam, sem sombra de dúvidas, um bom terror.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Reply
avatar
30 de julho de 2011 às 22:01 delete

Adoro essas frases que você destaca no post. Sempre e convencem a assistir o filme que você resenha... (:
Mas esses filmes e dão um medo... O.O rs
Bjão =^.^=

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30 de julho de 2011 às 22:04 delete

Que Medo!
ahsuhausha

Não sou muito fã de filmes de terror!
Sou muito medrosa!
ahshsuah

Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo

Reply
avatar
30 de julho de 2011 às 23:05 delete

Já percebi que voce gosta muito de filme de terror
Mas só de olhar para a capa do filme, já me assustei
Não gosto dessas coisas ...

Beijos e Bom Final de Semana
@pocketlibro

Reply
avatar
31 de julho de 2011 às 01:25 delete

Você me convenceu a não assistir o filme só mostrando a capa. Eu sou muito meedrosa então sem chances! :P
Beijos.
Girl Spoiled

Reply
avatar
Olivia
AUTHOR
31 de julho de 2011 às 11:04 delete

GENTE!!! quanto tempo eu não passo por aqui! E quando chego, crítica de um filme que eu gostei muito. Também fiquei com bastante medo desse filme, ele é bem tenso mesmo. Só o final que eu achei meio franquinho. Não lembro porque exatamente, mas eu achei o final fraco! \o/
adorei a crítica!
beijao
Olivia
http://paponosense.blospot.com

Reply
avatar
Raissa Debora
AUTHOR
31 de julho de 2011 às 11:05 delete

hauihauhuahaahuah
sabe que eu nem li a resenha neh?!
se eu ler existe a chance de eu ter suuuper pesadelos de noite hahaha
Putz que mulher corajosa vc hein?!
admiro!! Sério :D

bju
letracomasa.blogspot.com

Reply
avatar
Teorias de Gi
AUTHOR
31 de julho de 2011 às 15:10 delete

Fiquei morrendo de vontade de assistir ao filme, bela resenha... eu tambem tenho medo de bonecas em filmes, gosto de filmes de terror desde q era criança e ficava assistindo o Boneco Assassino, ai não gostava de boneca e antes de dormir trancava as q a minha irmã mais nova tinha no guarda roupa, rsrsrssrs...hoje acho normal...Acho q a melhor maneira de assistir a este filme é a noite, em uma casa escura e sozinha, pra ninguem ficar pulando do seu lado...assim q assistir venho contar o q achei!
Bejusssss...

Reply
avatar
Lis
AUTHOR
31 de julho de 2011 às 15:12 delete

Aidels, quase morri com o trailer! Nossa, eu adoro filmes de terror, mas o bizarro é que morro de medo, assisto metade com a mão no rosto tapando a visão, e no final tenho mil pesadelos ;s
Maaas, acho que vou procurar alugar esse filme por ter coisas em que acredito, como vc disse ;x
Adorei seus comentários! Espero que o filme seja mesmo bom (:

Beijos

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6 de fevereiro de 2012 às 15:11 delete

Bom Eu esperava Um pouco mais

Reply
avatar
barbara
AUTHOR
14 de novembro de 2013 às 12:49 delete

ja assisti esse filme e desde q vi ele se tornou o meu filme preferido ... estou aguardando anciosa pela estrei da segunda parte aqui no brasil dia 22/11/13 ... é muito bom o primeiro imagine o segundo..
sou fã de carteirinha

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
9 de maio de 2014 às 03:38 delete

Um dos melhores filmes de terror atualmente.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!