Coração Vencedor – Nora Roberts. (resenha)

sexta-feira, janeiro 21, 2011 0 Comments A+ a-


Começou bem. Cynthia Fox, mais conhecida como Foxy, retorna ao mundo das corridas, depois de seis anos afastada. Ela esta conversando com o irmão Kirk que é piloto de corridas enquanto arruma o próprio carro (já que o irmão se recusa a faze-lo). De repente, aparece Lance Matthews ex-piloto de corridas hoje projetista de carros da Formula 1 e Indy. Ele não a vê, pois ela está em baixo do veiculo e começa a falar sobre ela com Kirk. Ela sai de baixo do carro, eles tem uma discussão ríspida e dá pra sentir as faíscas no ar, o clima de “temos um passado”.

Capa do Livro
O desenvolvimento também não é de todo ruim. Ficamos sabendo que ela foi apaixonada por Lance na adolescência mas que, como foi rejeitada, começou a odia-lo. Foxy é fotografa, voltou ao mundo das corridas por que foi contratada pela jornalista Pam Anderson (Pamela Anderson? what?)  para fotografar durante a temporada, pois a jornalista estava escrevendo um artigo.
Paralelamente a história do casal principal Pam acaba se envolvendo com o irmão da mocinha, Kirk. Ele parece até charmoso, apesar do bigode.
Mas ai vem o momento Nora-essa-não-é-você. Por que o livro, publicado pela Harlequin Brasl em 2010, foi escrito em 1982! Para quem não entendeu o por que isso deveria signifiar bulhufas eu explico um pouco nessa outra resenha. Mas voltando a história...


Vamos supor que você está escrevendo um romance de banca, cuja única trama seja o romance entre os dois casais. Ai acontece o clímax da história, um momento de tensão e TODOS os casais se declaram um para o outro. Pam ama Kirk e vice-versa e, mais importate, Lance ama Foxy e vice-versa. Ele até a pede em casamento. Você, se fosse uma autora de romances, não terminaria o livro? Claro que SIM! Por que, a coisa mais importante já aconteceu e o livro está em seu momento de ápice. Se houvesse uma outra trama, um assassinato, um mistério não resolvido, tudo bem. Mas não há, é um romance relativamente simples e eu não tenho nada contra romances simples. Mas acho que toda autora tem que saber a hora de terminar sua história para não ficar maçante.

Mas essa é a Nora Roberts de 1982, ela NÃO SABE quando terminar a história. Então o livro continua por mais de 100 paginas. E começa a ficar chato. Foxy é mais uma heroína que  muda depois de apaixonada, embora seja uma mudança mais sutil e Lance, que em alguns momentos lembra o maravilhoso e perfeito Roarke não consegue ser nada mais que um menininho rico, egoísta e meio instável.

Nas 100 paginas depois do “eu te amo” o livro se arrasta. Os conflitos que restam poderiam ser resolvidos em um epilogo apenas, se o livro tivesse algumas altereções desde o começo. Mas a inexperiente Nora nos arrasta pelo casamento frustrado dos mocinhos, a maneira como a família recebe mal a heroína, o medo da heroína de automóveis... Gente, pra que?! É um romance, tudo tem que convergir para o “eu te amo”, no máximo tendo um epilogo ali mostrando rapidamente o que aconteceu depois. Mas 100 páginas? Nora, essa não é você!

É claro, como eu disse há algumas exceções. A serie mortal da própria Nora Roberts mostra a vida do casal depois do “eu te amo”, a maneira como os personagens se desenvolvem (desenvolvem e não mudam radicalmente como acontece em alguns livros). Mas ai também tem um novo homicídio a ser decifrado, a cada novo livro, o passado de que Eve (a heroina) não consegue lembrar... Enfim, tem história ainda pra contar.

Resumindo: Tédio, tédio, tédio. Fui lendo com força de vontade pensando que no final poderia melhorar. E no final melhorou um pouco. Mas nada que tirasse a sensação de que eu perdi alguns momentos da minha vida.

Dei nota 7,5, tirando meio ponto por causa da enrolação.


E vocês leitores (as)? Já leram esse livro? Se não, o que vocês pensam dos livros que parecem ser alongados por alguma razão? Participem =) 

Quer ler sobre mais livros de Nora Roberts? Clique na Imagem!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!