Halloween (2018) é o melhor slasher dos ultimos anos | Review

quarta-feira, outubro 31, 2018 0 Comments A+ a-


   Quarenta anos se passaram desde que o ataque do psicopata Michael Myers mudou a vida de Laurie Strode para sempre. Desde então ela se prepara para o momento em que tornará a ver o seu assassino, contando com um forte esquema de segurança e preparação - seu nível de paranoia é tão grande que ela chegou a perder a guarda da filha quando esta tinha 12 anos. 
   Hoje avó, Laurie tenta se reconectar com filha e neta, enquanto luta contra esses fantasmas que assolam com ainda mais força na véspera do Halloween. Allyson, sua neta, é um pouco mais aberta e, ainda, um pouco curiosa sobre os eventos de 40 anos atrás.
   Por ser uma continuação direta do primeiro Halloween de 1978, fiquei um pouco receosa de ver Halloween nos cinemas. Não me lembro nada do primeiro filme e não consegui rever a tempo da sessão, então imaginei que iria ficar boiando mas, felizmente, não é o que ocorre. Todos as menções aos fatos do primeiro filme são feitos de forma bem superficial ou contextualizada então dá para assistir essa suposta continuação sem ter visto o original, o que é ótimo para atrair toda uma nova geração aos cinemas para conhecer um dos seriais killers mais famosos do cinema. 


    O subgênero slasher já fez muito sucesso algumas décadas atrás e Halloween é tanto uma homenagem a esses filmes em que um serial killer vai matando geral quanto uma reinvenção do gênero. A direção e trilha sonora do filme é muito competente em criar um clima de tensão o filme todo, realmente é possível temer e se angustiar com a aparição do assassino e torcer pelos personagens. As mortes são bem chocantes, a ponto da gente começar a se perguntar como Michael Myers pode ser forte o suficiente para, por exemplo, esmagar um crânio humano com apenas um pisão de suas botas pesadas.
   Ao mesmo tempo, o clichê da mocinha indefesa é um pouco pervertido aqui. Laurie não é mais mocinha e, muito menos, está indefesa. Tanto ela quanto Michael parecem aguardar esse reencontro, a expectativa de finalizar o que foi iniciado vários anos atrás. Há toda uma discussão no subtexto do filme sobre o fato de você lutar com um monstro e acabar se tornando um monstro também, uma afirmação que ressoa particularmente na ultima cena e um pouco na sequência final. Falando em sequência final, é a melhor coisa do filme, eu recomendaria que vocês assistissem o filme somente por ela. 

   Eu gosto muito de terror mais sobrenatural e, nessa categoria, o melhor filme do ano para mim foi Hereditário. Mas slasher é um gênero do terror que eu acho muito divertido também. Claro, dá para sentir medo, ansiedade e tudo mas o slasher tem algo que outros filmes de terror não tem, que é aquela catarse do final e uma diversão inerente em ver outras pessoas serem trucidadas por um serial killer. Como nos melhores filmes do (sub) gênero, a gente não liga muito para a maioria dos personagens, por isso não sentimos tanto quando eles morrem. Além disso, o final é sempre muito simbólico: derrotar o monstro pode ter saído de moda, mas é especialmente legal de assistir quando se trata de um filme slasher. E mais ainda quando é feito por personagens femininas, que tem uma imagem particularmente indefesa nesses filmes. 
   Nesse Halloween, não poderia haver indicação melhor para vocês que o filme homônimo. Assistam Michael Myers em um dos melhores filmes da franquia e estejam preparados para cenas realmente bem feitas e uma história clássica e que vale a pena. 
    Nota 9  - muito bom

|TRAILER|

    

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!