Simon vs the homo sapiens agenda - Becky Albertalli

sexta-feira, novembro 16, 2018 0 Comments A+ a-


   Após assistir a "Love, Simon" fiquei curiosa para saber com o seria o livro. Ainda mais porque já havia lido alguns comentários de que a adaptação para o cinema tinha um desfecho diferente do original. Como já tinha uma ideia da história, achei que seria legal ler o original, por isso peguei o ebook em inglês. 
    Simon vs the homo sapiens agenda é uma história bem fofa sobre um menino de 16 anos que se apaixona por um misterioso Blue que ele conhece através do Tumblr. Acontece que Blue é um garoto, e ninguém (além de Blue) sabe disso. Por isso, quando seu 'amigo' Martin ameaça a contar para todos sobre seus e-mails secretos, Simon se vê sem saber muito bem o que fazer. 
    Mais do que o final, a principal diferença entre filme é livro é a reação de Simon com a chantagem. Nas duas versões ele fica apavorado etc mas somente no cinema ele age ativamente para juntar Abby e Martin, chegando até a mentir para chegar nesse ponto. No livro Simon não chega a tanto, se limitando a realizar encontros em que Martin esteja presente e chamá-lo para a festas.
    A aparência fisica e um pouco da personalidade de Simon também foram suavizadas na adaptação.  No livro o protagonista tem cabelo loiro escuro e uso óculos, além de ter um humor bem mais palhaço do que o adolescente reprimido que se mostra no filme. Curiosamente, o restante dos personagens ficou bem fiel fisicamente, embora Leah tenha tido bastante de sua personalidade ácida suavizada.
    Faço essas comparações mais para efeito de registro, já que gosto das duas versões, livro e filme. Acho que cada uma das obras tem seus pontos positivos. Simon vs the homo sapiens agenda é tão fofo quanto "Love, Simon", com a vantagem de ter menos momentos traumáticos ou de tensão como nas inúmeras drs e rupturas que existem antes que o filme chegue ao final feliz. Gostei demais de ter lido e aproveitei que estava nessa vibe team para pegar a "sequência", Leah fora de sintonia

 Nota 8 - bom livro

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!