Frankenstein - Mary Shelley

sexta-feira, junho 22, 2018 0 Comments A+ a-


   Ã‰ curioso como tanto Drácula quanto Frankenstein partiram de sonhos. A história de Mary Shelley surgiu quando, após ouvir discussões entre seu marido e Lorde Byron sobre o surgimento da vida através do galvanismo, Mary teve um sonho de um jovem impetuoso criando um ser monstruoso e desmaiando quando este abre os olhos... Para logo em seguida acordar e se ver se cara com a criatura.
    O sonho foi a primeira visão que a autora teve de Frankenstein mas a história é muito maior do que isso. A discussões éticas sobre o tema da criação - mesmo que fosse possível, seria o correto? - o sofrimento da criatura perante o ódio injustificado daqueles que o cercam, as discrições de paisagens na Suíça, Inglaterra e Irlanda, entre outros países... São coisas que não esperava lendo esse livro, mas que gostei bastante de ter encontrado.
    Tanto Drácula quanto Frankenstein tem outro ponto em comum: são livros que, embora nem todos tenham lido, todos acham que conhecem a história, mas não é bem assim. Além dos pontos inesperados que citei, a maior surpresa do livro foi descobrir que Frankenstein era o nome do criador e não da criatura: Victor Frankenstein é um jovem ambicioso e com personalidade obsessiva que resolve construir um ser a partir do nada. Quando consegue o que quer, porém, ele se esquiva dos seus deveres como "pai" de um novo ser.
    Os personagens desse livro não são nem um pouco gostáveis, nem Victor, nem o Monstro mas é interessante e surpreendentemente rápido ler esse livro. Os capítulos curtos e a vontade de saber o que vai acontecer foram os responsáveis por ter lido esse livro em tempo razoavelmente curto, embora nem sempre feliz em saber o que os personagens estavam aprontando. Gostei da escrita de Mary Shelley e do drama que as vezes exagera em suas páginas, fazendo com que o romance de terror parece muitas vezes um dramalhão. Mais uma vez comparo esse livro com Drácula, outro terror em que o drama pesa um pouco - mas que é igualmente divertido.
    Minha indicação desse livro é para os que querem um livro rápido e para os que tem curiosidade de conhecer exatamente tudo o que é falado nesse clássico. Fiz uma leitura coletiva desse livro e até mesmo pessoas que pensavam que não iam gostar (porque não gostam de terror) consideraram essa uma das melhores leituras de todas (é um grupo do whatsapp que só lê clássicos).
    Enfim, nota 8,5 - o livro é realmente muito bom.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!