Resenha: O dominador - Tess Gerritsen

sexta-feira, fevereiro 01, 2013 6 Comments A+ a-



Esse livro é a continuação do livro ‘O cirurgião’ e pode conter spoilers do primeiro livro. Se ainda não leu o primeiro, talvez seja melhor parar aqui.

            A detetive Jane Rizzoli  se considerava invencível, até que no ano anterior quase foi morta por um assassino chamado de O cirurgião. Rizzoli conseguiu escapar, porém nunca mais foi a mesma: Mesmo sabendo que Warren Hoyt (o assassino) estava preso ela continuava com medo, verificando as portas, dormindo com a arma próxima a si.
           Para Rizzoli nenhum assassino poderia ser pior que O cirurgião mas, novamente no verão, outro assassino em série surge. Apelidado pelo psiquiatra da policia por O dominador, esse novo serial-killer invade a residência de jovens casais, incapacita o homem e o faz assistir enquanto estupra a mulher. A policia só encontra na cena do crime o marido morto e amarrado, porém, nem sinal da esposa.  E é assim com todos os crimes investigados.
            Rizzoli está a beira em de um colapso nervoso e tem uma leve consciência disso. Não consegue mais agir com a mesma falta de medo, não quando já conhece a face do mal. Então, quando surge ‘O dominador’ ela tem dúvidas se irá conseguir lidar, mais uma vez, com um criminoso tão cruel e doentio quando ‘O cirurgião’. Será que daquela vez ela iria conseguir deter o monstro?
            Além disso, ela parece ser a única a perceber semelhanças na ‘assinatura’ do Cirurgião e do Dominador. E ainda há um agente do FBI, Gabriel Dean, que sabe mais sobre os assassinatos do Dominador do que deixa transparecer.
            Tess Gerritsen escreveu uma ótima sequência de ‘O cirurgião’. Ouso dizer que ‘O dominador’ é até melhor que o primeiro livro. Em ‘O dominador’  vemos a história inteiramente sob o ponto de vista da detetive Jane Rizzoli enquanto que no primeiro livro também havia o ponto de vista da Dra. Cordell e do detetive Moore, personagens que eu não gosto muito.  
            A narrativa, apesar de ser em terceira pessoa, é focada inteiramente na detetive, com alguns trechos em que temos os pensamentos do assassino narrados em primeira pessoa. São esses os trechos mais assustadores da história pois dá para perceber que um sujeito inteligente e completamente consciente de seus atos por trás de crimes tão bárbaros.          Não é a toa que comparam Tess Gerritsen a Thomas Harris: É impossível não lembrar de Hannibal Lecter quando lemos sobre Warren Hoyt.
            Mas a autora tem um estilo bem próprio e diferente de Harris. Os livros de Tess Gerritsen são chamados de suspenses médicos, pelos detalhes dados á autopsia e a toda parte médica e forense da investigação. A legista, Dra. Isles, também é chamada de A rainha dos mortos por parecer se importar mais com os corpos que estão sob a mesa da autópsia do que com os seres humanos que respiram a sua volta. É importante citar a Dra. Isles, pois tudo indica que ela terá certo destaque nos próximos livros da série: Pelo menos é o que dá a entender o titulo da série de TV baseado nos livros de Gerritsen, ‘Rizzoli & Isles’, indicando que tanto a detetive quanto a legista tem igual destaque. Não é o que se vê me ‘O dominador’ mas acho que a médica terá mais espaço no próximo livro, ‘O pecador’, que pretendo ler em breve.
            É um livro impecável, ideal para os fãs de histórias policiais. Meu único porém é a identidade do assassino: Acho que seria mais interessante se a autora colocasse como autor dos crimes alguém já conhecido na protagonista porém, tal como na vida real, os assassinos são sempre anônimos.
            Mesmo assim já esperava isso então não fiquei muito revoltada quando aconteceu dessa vez. Sobre o lance entre Rizzoli e Dean, o agente do F.B.I., fiquei por a detetive ter um ‘par’ na história, algo que senti falta em ‘O cirurgião’. Mas espero que ela não se torne uma idiota apaixonada com isso.
            Para concluir, indico para os fãs do gênero policial-médico e dou nota 9 – o livro é muito bom

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

6 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
11 de março de 2013 às 09:29 delete

Adorei O Cirurgião, estou louca para ler os demais! A autora é excelente!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26 de novembro de 2014 às 00:15 delete

No livro "O dominador", o detetive Moore estará presente?

Reply
avatar
14 de fevereiro de 2015 às 15:21 delete

Oi Anônimo! O detetive Moore aparece em um momento ou dois durante o livro, mas não participa da investigação.

Até mais!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21 de janeiro de 2017 às 10:52 delete

Eu adorei o cirurgião e já vou começar a ler este! Realmente a Tess é uma ótima escritora.Merece aplausos por escrever livros tão bons.Estou torcendo que mesmo em meio ao caos a Rizzoli encontre um cara que goste dela.Adorei a resenha!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
21 de janeiro de 2017 às 10:53 delete

Eu adorei o cirurgião e já vou começar a ler este! Realmente a Tess é uma ótima escritora.Merece aplausos por escrever livros tão bons.Estou torcendo que mesmo em meio ao caos a Rizzoli encontre um cara que goste dela.Adorei a resenha!

Reply
avatar
26 de agosto de 2017 às 22:21 delete

Esperava mais desse livro, se comparado à adrenalina que o primeiro causou... Apesar disso, Tess continua se superando cada vez mais em seus livros! Diva demais!!! ❤😂

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!