Resenha: Presentes da Vida - Emily Giffin
Após trair seu noivo com um dos padrinhos Darcy resolve terminar com o noivo. Mas ela descobre depois que sua melhor amiga, Rachel e ele estão apaixonados. Mesmo tendo feito o mesmo ela se sente traÃda por ambos e se afasta do casal, não quer vê-los nunca mais. Afinal, para ela Rachel era apenas sua amiga inteligente e pouco atraente enquanto ela, Darcy, era a de beleza estonteante. Como Dax, seu noivo, iria preferir Rachel a ela?
Esse é o inicio de Presentes da Vida. Como já tinha comentado aqui o livro é uma espécie de continuação de “O noivo da minha melhor amiga”, outro livro de Giffin e também um filme.
Eu não li o primeiro livro, mas vi o filme no ano passado. Quando recebi esse livro, fiquei extremamente curiosa para saber o que acontece com Darcy por que, de todos os personagens do filme, ela foi com quem eu mais me solidarizei (você pode conferir meu post revoltado aqui). Queria saber a versão de Darcy dos fatos e é exatamente isso que esse livro mostra.
O livro é bem parado, basicamente nada acontece ao longo das 383 páginas dele. Ou é isso ou estou tão acostumada a thrillers e romances com várias cenas de ação que achei o livro meio lento(pode ser). As primeiras páginas foram um sacrifÃcio, só o blá blá blá de Darcy, seu hedonismo e orgulho ferido tomando conta de todas as frases. Alem disso havia Marcus que é bem desprezÃvel, o tipo de personagem que irrita profundamente.
Mas a escrita de Giffin é boa e os capÃtulos curtos me fizeram progredir rapidamente pela história. Li Presentes da Vida em um dia de folga, em parte pela habilidade da leitura em nos envolver com o drama da personagem, mas principalmente por que eu sabia que se eu largasse o livro certamente desistiria de terminá-lo. Não é meu tipo de livro favorito. Mesmo.
Achei Darcy mais fútil e mimada do que no filme, assim como tive mais simpatia por Rachel (apesar de continuar achando Dax um babaca). Mesmo assim gostei da personagem principal e foi muito bom acompanhar sua evolução como ser humano, ainda mais quando isso ocorre em Londres – não sei por que mais sempre tive vontade de conhecer a cidade. Ainda falando dos personagens do livro, achei Ethan bem simpático e o achei perfeito para a nova Darcy que surgiu ao final do livro.
É claro, a personagem não muda da noite para o dia. Há um confronto, uma reflexão sobre sua antiga vida e uma mudança gradual, tanto por conta da gravidez quanto pela nova atitude de Darcy. Até mesmo seu relacionamento com Geoffrey, baseado apenas em interesse financeiro, é diferente dos antigos pois a personagens (apesar de cometer alguns erros) está mais paciente, sensÃvel etc.
O final é feliz mas um pouco melancólico, mas acho que parte dessa tristeza é por conta de minhas expectativas com o livro. Por que eu encaro “Presentes da Vida” um livro mais sobre a amizade do que sobre o amor: A amizade entre Rachel e Darcy, entre Darcy e Ethan. Mas, as coisas não poderiam voltar a ser o que eram antes, por que Darcy também não é a mesma e própria Rachel também não. Isso me deixou um pouco triste.
Indico se gosta dessas histórias emocionantes, com histórias de grandes transformações à base de amor e amizade. Como eu disse no inicio, não sou muito fã desse tipo de história. Mas sou obrigada a dar nota 8 – é um bom livro.
Você gosta dos livros da Emily Giffin? Comente! =)
3 comentários
Write comentáriosParabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Presentes da Vida! Beijos!
ReplyEu simplismente estou apaixonada por este livro! Eu me indentifiquei com a Darcy e estou pensando em melhorias em minha personalidade!
ReplyAcabei de ler o livro e gostei bastante. Inclusive, achei esse blog pesquisando a respeito do livro, pois gostaria de ver seu filme, porém descobri que não há.
ReplyTalvez a autora do post não tenha gostado tanto do livro em função de ter visto o filme "O noivo de minha melhor amiga", que conta com os mesmo personagens do livro "Presentes da vida". De fato, ver um filme e depois ler o livro acaba com um pouco da magia da história. Eu entretanto, por não conhecer o outro lado, achei muito interessante o livro. Recomendo!
Olá, seja bem-vindo!
Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?
Obrigada!