Resenha: Relação Perigosa - Candace Camp

quarta-feira, janeiro 25, 2012 6 Comments A+ a-

 
Eleanor sempre foi vista com desconfiança pela sociedade londrina. Considerada uma "americana mandona" devido a seu comportamento rebelde e independente, seu destino foi selado com a morte de seu marido. Afinal, ela ficou com a incumbência de administrar o espólio à revelia da sogra, que a considera uma golpista. Para dar fim as suas ambições, é enviado o lorde Anthony Neale. 
Um desafeto à primeira vista, para ele, Eleanor é uma sereia que utiliza sua beleza para enfeitiçar os homens. Ela, por sua vez, o considera um inglês esnobe, frio e arrogante. Apesar de tudo, a intensa atração, a intensa atração entre eles se torna cada vez mais evidente. É impossível negar o que sentem, mas, quando Eleanor é vítima de acontecimentos misteriosos, Anthony ainda está no topo da lista de suspeitos...


   Esse livro cita alguns personagens de um outro livro da autora, chamado Conquista,  mas não é necessário ler na ordem - eu mesma nem li esse primeiro livro. 

    Conta a história de Eleanor, uma americana independente, que choca a sociedade londrina e conservadora por sair sem acompanhantes, administrar ela mesma seus negócios e defender suas opiniões. Quando Eleanor resolve se casar com o sobrinho de Lorde Neale, esse logo deduz que se trata de uma golpista e este vai encontrá-la com a intenção de lhe oferecer dinheiro para que Eleanor desista da ideia. 
   Mas as coisas não saem como Anthony planejou. Primeiro por que descobre-se ele mesmo encantado com a golpista. E segundo por que, ele chega tarde demais: Eleanor já havia se casado com Edmund. 

  Um ano se passa e eles voltam a se encontrar. Eleanor agora é uma jovem viúva que, novamente tem que aturar as especulações de Anthony. Mas, ao mesmo tempo em que desconfia das boas intenções de Eleanor (e questiona sua participação na morte do marido), o lorde se vê cada vez mais atraído por ela. 
   É claro que essa atração é reciproca mas a heroína sequer pensa em se relacionar com um homem que tem uma visão tão preconceituosa dela. Com o tempo os preconceitos vão ruindo e a atração começa a vencer... Mas ainda tem o misterioso 'ladrão' que invade a casa de Eleanor e os mocinhos se juntam para tentar descobrir sua identidade. 

    O que mais gosto nos livros da Candace Camp é sua habilidade em criar personagens femininas a frente de seu tempo, mocinhos apaixonantes e escrever de uma maneira tão viciante que você devora as páginas sem notar. Além disso a autora sempre dá um jeito de criar um mistério que, embora tenham soluções meio óbvias, ajudam a dar uma encorpada na trama. 
        Com todos esses elementos, Relação Perigosa tinha tudo para ser mais um ótimo/bom livro da autora. Mas os personagens não são tão interessantes quanto parecem ser a primeira vista.  Eleanor tem seus momentos inspirados mas seus motivos são fracos, achei que ficou mal construída. Anthony é um pouquinho melhor mas também não consegui entender muito bem sua personalidade. Os protagonistas ficam 'valsando' ao redor um do outro o livro inteiro, se afastando sem motivo, avançando sem motivo... Esse artificio até dá uma certa curiosidade mas depois cansa
          Sem contar que o antagonismo que sentem um pelo outro, que deveria ser o motivo para ficarem relutando tanto em se apaixonar, some na metade do livro. Isso mesmo, eles deixam de se odiar já na metade do livro - se é que se odiavam antes. Depois disso sobra o que? EN-RO-LA-ÇÃO.

               Por isso não gostei tanto do livro mas ainda recomendo a todos que gostam de romances históricos. Candace Camp dá umas derrapadas aqui e ali mas os livros dela são sempre ótimos passatempos e, mesmo que não seja uma história maravilhosa (o que eu já me acostumei a esperar dessa autora), ainda assim é um livro razoável - Nota 7


E você? Gosta de romances históricos? O que está lendo? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

6 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
25 de janeiro de 2012 às 14:17 delete

Carbono, achei um gif que me lembrou você e minha mãe, não sei se já disse, mas ela também gosta dos romances de banca (que nem sempre são vendidos em banaca). Vou enviar pelo twitter.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de janeiro de 2012 às 14:26 delete

banaca?! BANCA!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de janeiro de 2012 às 15:03 delete

Apaguei o tweet, a imagem nem era tão legal assim...

Reply
avatar
25 de janeiro de 2012 às 22:42 delete

Adoro a Candance, mas só de vez em quando ela lança um livro com personagens realmente interessantes, às vezes parece que ela escreve no piloto automático mesmo.
Bjs!

Reply
avatar
26 de janeiro de 2012 às 22:48 delete

Já viu a promoção que ta rolando solta no blog O Leitor?
Ainda não?
Então corre, que até o dia 05 de Fevereiro você ainda pode concorrer a um dos 6 livros que estão sendo sorteados.
Beijos e espero você lá,

Pamela.

Reply
avatar
Loren Dias
AUTHOR
28 de janeiro de 2012 às 17:00 delete

Olha eu sou uma loca quando se trata de romances épicos/históricos, tanto que eu pretendo um dia me formar em história englesa, magine eu uma historiadora *-* #sonho
Gostei muito da sua resenha, não tinha ainda ouvido falar da Candece Camp, mas um dia eu ainda vou ler um.

Beijos,
Loren Dias.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!