Jacob - Jacquelyn Frank.
Jacob é um demônio de 700 anos, também chamado de “Defensor”, pois defende a raça dos demônios de sua própria fraqueza. Age como uma espécie de “policial”, impedindo que os outros demônios sofram a ‘Loucura da Lua’ e ‘ataquem’ os humanos do sexo oposto.
Mas o que acontece quando o próprio ‘Defensor’ parece ser vítima dessa mesma loucura?
Pausa. Tenho certeza de que todos que estão lendo a resenha até aqui estão com os olhos arregalados ou uma expressão de WTF no rosto. Bem, leitores, vocês não entenderam errado. Eu disse Demônios mesmo. Mas não é nada disso o que você estão pensando.
A explicação é que, apesar de ‘Demônio’ ser um termo todo pejorativo para os cristãos, esse termo vem de uma palavra grega bem mais antiga que a nossa religião, Daimon (ou Daemon). Para a mitologia grega, Daemons são seres que podem fazer tanto o bem quanto o mau, sem que sejam maniqueístas (isto é, nem só bom e nem só mau). Os gregos também conectavam esses seres aos elementos da natureza e as emoções humanas – no caso desse livro a autora os conectou aos 4 elementos – Fogo, Terra, Ar, Água. Os Daemons da mitologia grega são mais parecidos com os “Gênios” da mitologia árabe do que com os ‘Demônios’ da religião cristã.
Ok, feita as explicações, vamos voltar a história?
Quando Jacob encontra Isabella, ou só Bella para os “íntimos” logo pensa que está dominado pela loucura da Lua – por que outra razão estaria tão atraído por uma humana? – e todos também pensam o mesmo, por isso tratam de manter Jacob e Bella a distância um do outro. Outro detalhe: Relações de demônios e humanos são um tabu extremo, pois um Demonio só ataca um humano quando está contagiado pela loucura e, quando isso acontece, ele pode destrui-los.
Bella, a heroína da história, vivia uma vida normal, porém vazia, quando conhece Jacob. Logo se vê num mundo completamente novo e conhece essa nova raça. Além disso, descobre sobre a existência dos Nightwalkers – seres noturnos que incluem vampiros, lobisomens (licantropos) e... demônios (entre outros). Ao saber que Jacob era um demônio da Terra ela reluta em se envolver, afinal, não sabiam o que poderia acontecer se ficasse juntos. Mas a atração que sentem um pelo outro é muito forte e muitas revelações são feitas, que podem mudar a sociedade dos ‘Demônios’ radicalmente.
A autora. |
Comecei esse livro com um certo preconceito mas, ao longo da história, tentei manter a mente aberta sobre esse negócio de “Demônios do bem”. Deu certo. ‘Jacob’, o primeiro de uma serie de 6 livros (5 deles publicados no Brasil) é apaixonante, não só pela riqueza do Universo criado mas também pelos personagens, pelo mistura de romance, mistério e ação. Ainda acho que a tradução pecou um pouco ao traduzir literalmente como “Demônio” o nome desses seres, ‘Daimon’ seria mais adequado, mas nem isso atrapalha o andamento do livro. Em pouco tempo se supera esse obstáculo linguístico, essa história é muito envolvente.
O livro é bem hot, bem no estilo da IAN e MidnightBreed, por exemplo. Foi publicado em formato de banca e por isso tem algumas cortadas para caber nesse formato o que é uma pena. Além do mais, a Editora que publicou os 4 primeiros livros dificilmente irá publicar o quinto (será que rola uma campanha para a Universo dos Livros publicar essa série?).
Esses são os pontos negativos. Mesmo com tudo isso, recomendo muito esse primeiro livro e a série toda. Li antes da IAN ser lançada por aqui e viciei igualmente, tanto que comprava os livros por preços absurdos na net (eles são raros, apesar de serem de banca). Recomendo a leitura para todos que gostam de histórias mais “adultas”, com um toque de talento e sobrenatural. Nota 10 – muito bom e está entre os favoritos.
4 comentários
Write comentáriosGostei do enredo da história, parece bem original. O fato de ser mais adulto também ajuda bastante. Mas se é tão difícil achar, e nem vai ter continuação, só se me interessar em procurar em inglês (quando tiver mais tempo) ou se a campanha para a publicação aí der certo.
ReplyBeijos
Oh, fiquei curiosa, apesar dos olhos arregalados no começo kkk' Quero ler! :D
ReplyBeijos,K.
Girl Spoiled
Quando li "demônio" já pensei: Ih, mais um vilão tentando se redimir pelo encontro da moçoila amada, não posso com isso.
ReplyFelizmente eu me enganei e sua explicação sobre a origem do termo foi bem válida, inclusive.
Particularmente falando, não sou a maior fã do gênero, mas fiquei até um pouco curiosa quanto ao andamento da obra, tendo em vista a sua notável admiração com uma nota 10.
Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto
Oi!
ReplyOlha, não conhecia esse livro e gostei da explicação do 'Demônio' do livro.
Também nunca li nada da autora, e fiquei bem curiosa.
Adoro esse estilo hot, sobrenatural
Agora... Jacob e Bella? Sério? OMG! HAHAHA
Ótima resenha
Cheers
Nana - Obsession Valley
Olá, seja bem-vindo!
Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?
Obrigada!