Não sou esse tipo de garota – Siobhan Vivian

sexta-feira, setembro 30, 2011 4 Comments A+ a-


                Em “Não sou esse tipo de garota” conhecemos 3 personagens femininas bem diferentes. A primeira é Natalie Sterling, uma nerd certinha que tem repulsa aos garotos do colégio, acha que todos são idiotas e imaturos.  A segunda é a melhor amiga de Natalie, Autumn que era uma garota normal, até que seu ex-namorado inventou uma mentira que a fez sentir mal consigo mesma. Por ultimo temos Spencer, de quem Natalie já foi babá, e que é praticamente o oposto de Natalie, usando sempre sua sexualidade para “controlar” os garotos.

                Em torno dessas 3 garotas, narrando sempre sob o ponto de vista de Natalie, a autora Siobhan Vivian, constrói uma história envolvente que nos faz questionar a maneira como uma garota “deve” se comportar, e vários preconceitos sobre meninas que agem dessa ou daquela maneira, preconceitos que as próprias meninas tem.

                Natalie, a durona, acaba se apaixonando por um cara bem diferente dela. Por conta disso, ela reluta em assumir o namoro, quer fazer tudo escondido e magoa muito o garoto com quem está com sua postura superior e arrogante. Ela acha que, se ela e o garoto forem vistos juntos vão perder o respeito por ela e por isso sente uma sensação de culpa toda vez que fica com ele.
                Enquanto isso sua amizade com Autumn entra em declínio por que sua amiga volta a “viver” a vida de colegial, sair, ir para festas e Natalie faz mais o tipo caseiro, não entende como Autumn pode perdoar aqueles que a trataram tão mal. E Spencer, que antes parecia tão auto-confiante, acaba se mostrando uma garota que não se dá muito o valor, até que Natalie acredita nela.
                O engraçado é que Natalie acaba sendo ajudada também, por que sempre apóia as amigas mas não acredita muito em si mesma. Ela faz tudo errado ao longo do livro, por conta de certos preconceitos, mas no final consegue ver com clareza com ajuda das amigas e acaba se redimindo também.

                Li esse livro em 3 horas (sem brincadeira) por que é uma história bem envolvente, os capítulos são curtos e você quer sempre acompanhar o que vai acontecer. Fiquei com muita raiva da Natalie em alguns momentos, de sua atitude arrogante, mas gostei muito do crescimento dela como personagem. Antes, ela achava que uma garota que se dava bola para um garoto, que fazia sexo, merecia ser tratada como uma vagaba. Mas depois que ela mesmo se apaixonou, percebeu que nem todos os garotos são canalhas e foi analisando essa postura machista que nossa sociedade tem, a de que a mulher não pode ter desejos ou se paixonar, tem que ser sempre a difícil. 

                Natalie percebe, no final do livro, que não importa que tipo de garota você seja, o importante saber quem é e estar satisfeita com essa imagem.

                Recomendo esse livro para as garotas de todas as idades, pois o livro pode até se passar num escola de ensino médio mas serve como reflexão de nosso comportamento como adultas também. Através de uma história simples e até meio bobinha, comecei a refletir sobre uma série de preconceitos que eu tinha e mudei minha maneira de pensar. Nota 7,5 - uma história razoável, mas dei meio ponto por que gostei bastante.




Meninas e Meninos, leitores do blog: Leriam o livro? O que acham desse pensamento da personagem principal do livro, de que toda garota não pode tomar iniciativa e nem 'dar trela' para os garotos? Comentem!


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

4 comentários

Write comentários
30 de setembro de 2011 às 16:27 delete

Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Não Sou Esse Tipo de Garota. Beijos!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de outubro de 2011 às 15:06 delete

Antes queria ler este livro, hoje não quero mais!:)
Perdi o interesse!
Leu em 3 horas??!!
Como me disseram uma vez: Devorou com farofa, hein?

Reply
avatar
Thaís Varine
AUTHOR
3 de outubro de 2011 às 11:47 delete

Todo mundo me fala super bem do livro e eu só fico chupando o dedo! =/
Quero ler. Vamos ver se eu consigo comprar porque nesse momento está meio difícil kkk

Reply
avatar
4 de outubro de 2011 às 20:04 delete

Parece apenas um livro comum, legalzinho, mas nada deslumbrante.
Gostei da capa e por isso ele deve vir para minha coleção, mas não é prioridade de leitura no momento.
Bjkas!!


Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!