Rocketman (2019) é o melhor filme que vi esse ano | Review

sexta-feira, dezembro 20, 2019 0 Comments A+ a-


   Rocketman se inicia com Elton John chegando a uma reunião do A.A. (ou N.A.). Todo fantasiado, o cantor vai aos poucos deixando cada um de seus adereços cair enquanto conta a história da sua vida àquele grupo de desconhecidos. A história narrada por John naquele momento é o que vemos em Rocketman, um filme que se pretende que pretende contar a vida do cantor sob a perspectiva do próprio, abusando por isso de cores e imaginação. Algumas ultrapassam os limites da realidade, mas é tudo proposital, para mostrar a visão da vida que o cantor e compositor de talento possui. 
   A cinebiografia de Elton John alcança sucesso logo de cara em pontos importantes. De imediato nos sentimos encantados por aquele menino tímido porém talentoso que ninguém da família parecia querer abraçar ou acalentar. Embora sua vó lhe dê alguma atenção, isso não é suficiente para apagar as marcas da indiferença do pai e desprezo constante de sua mãe. Isso é algo que faltou em Bohemian Rhapsody, por exemplo, filme em que é muito difícil criar qualquer empatia pelo astro no seu início e, consequentemente, em sua decadência. 

   O gênio musical cresce e se torna cada vez mais encantado pelo pop e rock, em detrimento das músicas clássicas sob o qual foi tutorado ao aprender piano. Quando conhece Bernie Taupin, é que Reginald Dwight se torna de fato Elton John e começa sua carreira na música. Com Taupin escrevendo e John musicando, logo as músicas e os sucessos começam a surgir. 
   Embora o filme deixe claro que os relacionamento de Elton John e Bernie Taupin é o da mais pura amizade, uma das cenas mais românticas do filme envolve justamente esses dois. A ocasião em que Elton John compõe Your Song, uma de suas músicas mais famosas, é um momento tão singelo e bonito que tive que voltar para assistir de novo. Your Song já é uma canção linda por si só e essa cena só serviu para deixar a música ainda mais bela. 


   Mas nem tudo são flores na vida do astro. Afinal ele começa o filme numa reunião do A.A. Como isso foi acontecer? A decadência do cantor, - que é viciado em álcool, cocaína, compras e sexo - é uma série de cenas que me impactaram tanto que sequer tive capacidade de chorar. Não é bonito ver um talento enorme se desperdiçando dessa forma nem perceber que, em meio a tanta riqueza, o canto não tinha sequer uma pessoa que se importasse realmente com ele. 
   As lágrimas só vieram próximo ao final, em uma cena belíssima que representa a união entre o menino tímido e o cantor espalhafatoso. A cinebiografia mostra que, para chegar a sobriedade, Elton John teve que fazer as pazes com diversas pessoas de sua vida, incluindo ele mesmo. Isso é feito de uma forma muito emocionante e, claro, com muita música, como é com o restante do filme. 
   Rocketman é, talvez, o melhor filme que vi esse ano. Se você gosta de musicais e filmes feitos com o coração, não pode perder esse. 
    Nota 9,5 - o filme é, para mim, sem defeitos mas o 10 vai só quando o assistir pela segunda vez.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!