Três Anúncios Para um Crime (Review) #Oscar2018

segunda-feira, fevereiro 26, 2018 0 Comments A+ a-




   Mildred Hayes perdeu a filha de uma forma brutal e, sete meses após o crime, continua com muita raiva de toda a situação. A raiva faz com que Mildred pague três outdoors com ofensas à policia da cidade, que ainda não encontrou o (os) responsáveis pelo crime. Essa atitude é o início de uma série de disputas entre a personagem e os policiais. 
   Três Anúncios para um Crime é aquele tipo de filme que eu só me interessei em assistir por causa do Oscar. Mesmo assim, não posso dizer que me arrependi: o drama tem traços de história policial - que gosto muito - além de diálogos e cenas tão absurdas que chegam a ser engraçadas.
    Note que o humor nesse filme não é algo óbvio nem agradável. É quase um humor negro. Um exemplo é a cena de Mildred com seu dentista: Numa situação diferente aquilo seria bem pesado. Mas, na cena seguinte, o policial pergunta a ela se foi ao dentista e Mildred, ainda com os efeitos da anestesia, responde um "não" tão esquisito que a gente ri mesmo lembrando o que a personagem fez com o tal dentista.

   Falando em personagens, não espere se simpatizar com ninguém nesse filme. Talvez o mais humano seja o xerife Willoughby mas até mesmo ele não me desceu. Como é que um homem mantem um racista e agressor entre sua equipe de policiais, mesmo após denuncias? O argumento de Willoghby, "Dixon é um bom homem", não me convenceu nem um pouco, ainda mais depois de observarmos outras atitudes de Dixon ao longo do filme.
   Eu fiquei meio revoltada com algumas cenas de "Três anúncios", não vou negar. Mas resolvi esperar e ver onde os roteiristas queriam chegar com toda a violência (física e verbal), além de cenas simplesmente erradas, sob todos os pontos de vista.
    A mensagem que o filme me trouxe é de que boas pessoas podem sim virar pessoas horríveis quando estão sofrendo. Os personagens mais cruéis do filme - Mildred e Dixon - são justamente aqueles que passaram por perdas mas não conseguem se curar. Eles ficam presos entre os estágios do luto, particularmente presos na raiva, e essa raiva acaba espirrando em todos os relacionamentos que essas pessoas tem. O que seria necessário para essa raiva ir embora? Justiça? Mas a vida, com frequência, não traz justiça e nem respostas - e Três Anúncios para um crime também não. 

   Talvez o que falte seja mesmo compreensão e entendimento. Alguém que olhe e não apenas "sinta muito" pela sua dor, mas sinta a mesma revolta que você, ou mostre que se importe com o que você passou. Quando esse entendimento ocorre vem a tristeza mas também a aceitação - talvez até mesmo um pouco de paz.
  Claro, essa é a minha interpretação. Muitos dizem que o filme é um amontoado de esteriótipos, personagens ruins e preconceito, que os personagens são tão horríveis quanto parecem e que a história é tão sem despropositada quanto absurda. 
    Acho que isso depende de sua visão das ações dos personagens e das suas expectativas com relação ao filme. Assista e tire suas próprias conclusões.
     Eu gostei. Nota 8 - bom filme.


Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!