Farenheit 451 - Ray Bradbury (Resenha)

sexta-feira, novembro 03, 2017 0 Comments A+ a-

   Um bombeiro responsável por queimar livros. Uma sociedade onde a máxima são as telas, as explosões e a violência, onde quem pensa diferente é visto com maus olhos e examinado por psicólogos. Mas se as pessoas tomam pílulas e tentam se matar mas tudo está tudo bem.
   O mundo construído nessas páginas é um reflexo distorcido dos nossos dias atuais, um exagero já forma de alegoria. Farenheit 451 é a temperatura sob a qual os livros são queimados e é também o nome dessa distopia, uma das mais conhecidas desse gênero, formando o trio clássico com Admirável mundo novoe 1984.
   Não sei porque demorei tanto tempo para ler esse livro mas minha vontade era começa-lo novamente assim que o terminei. As ideias de Bradbury sobre o futuro e sobre a nossa sociedade são do tipo que devem ser reapreciadas de tempos em tempos.
   Quanta verdade há nesse livro! Em volta de todo exagero, não é a realidade que hoje praticamente estamos a queimar livros? Histórias que não se encaixam com a nossa atual visão de mundo são taxadas sob uma etiqueta (machista, racista, homofóbica) e logo em seguida vítimas de boicotes.
   Não considero correta a livre expressão sem limites mas, se a obra é de ficção não deveria o autor ser livre para por o que quiser? Você pode sim discordar de algo que um autor escreveu ou da forma com que ele fez. O que é criticado pelo autor de Farenheit é a necessidade de cortar, reformular ou até mesmo excluir/queimar aquilo de que não gostamos.
  Apesar de ter sido escrito por inspiração da queima de livros durante a segunda guerra mundial, acho Farenheit 451 uma obra ainda aberta a discussões e as que levantei acima é apenas uma delas. Existe também a alienação das pessoas, o fato de que estamos com cada vez menos tempo para as coisas, muito menos para refletir. O modo como os relacionamentos estão cada vez mais vazios e em como nós não percebemos que nos falta algo até que o desespero não sufoque.
  Não concordo 100% com tudo o que o autor diz, principalmente quanto a "censura" de determinados livros. Mas gosto das discussões e diálogos desse livro e, mais ainda, do apreço que autor demonstra pela literatura e a capacidade que está tem de nos fazer refletir.
  Geralmente eu hesito em dar nota 10 para um livro antes de fazer uma releitura mas Farenheit 451 será uma exceção: nota 10, recomendo para quem gosta de distopias.

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!