Livros que quero reler em alguns anos (ou: Minha lista imaginária de releituras)

sexta-feira, setembro 29, 2017 0 Comments A+ a-

Reler é a chave para entender/aprender

Esse ano resolvi começar a ler Dr. Fausto do Thomas Mann. Aproveitei uma leitura coletiva do canal do Marcos Amaro e embarquei nessa missão: ler o livro de Mann inteiro no mês de agosto. Como queria manter o desafio apenas durante a semana (segunda a sexta) resolvi ler trinta páginas por dia. Pensei que era uma tarefa fácil e estava certa: não é difícil ler 30 páginas diárias de Thomas Mann. Difícil é entender completamente tudo o que é dito nessas 30 páginas.
No começo eu bem que tentei e reli algumas passagens mas, lá pela página 170 eu entendi que teria de reler esse livro algum dia. Continuei tentando entender o livro, claro, mas percebi que algumas páginas estava além da minha capacidade intelectual – não ia conseguir entender 100%. As discussões filosóficas que Adrian e o narrador tem na faculdade, a respeito da religião, da política, da música estão em um nível intelectual muito alto para mim. Como essas discussões representam apenas alguns momentos da história, continuei a ler e prometi a mim mesma reler o livro em alguns anos, quando meu conhecimento humano, filosófico e musical for maior do que é hoje.
Esse não é o único motivo pelo qual as pessoas querem fazer releituras. E nem é o motivo mais comum já que gostamos de reler aquilo que nos agrada. Eu costumava fazer muito isso, reler o que eu gosto(e até já escrevi sobre), mas, nos últimos anos, posso contar nos dedos quantas releituras fiz apenas por prazer em reler um favorito (os motivos para isso rendem outro post).
Por que mais as pessoas releem livros? Outro motivo é quando você tem a sensação de que a releitura pode te dar uma nova perspectiva. Nesse mês de agosto eu também li "As Ondas" da escritora Virginia Woolf e acabei colocando ele também na minha lista imaginária de futuras releituras. No caso do livro da Virgínia não é bem uma falta de compreensão, ao menos não como a que ocorre em Dr. Fausto. Reler um livro tão poético quanto As Ondas é o equivalente de reler um poema - sempre se acrescenta alguma percepção ou sensação àquelas que se tinha antes.
Sobre ler o livro no momento errado, o que é um pouco o que ocorreu comigo em Dr. Fausto, também tenho mais dois exemplos. O primeiro é "O velho e o mar" do Hemingway. Eu não gostei do ritmo dessa história (achei lento demais) e nem muito da narrativa do autor mas, depois que terminei, me vi pensando em como encararia essa história quando fosse mais velha - será que acharia tão lento assim?
O  segundo caso é 'Persuasão', da escritora Jane Austen. Eu simplesmente amo essa trama mas fiquei muito incomodada com a narrativa da autora aqui. Quem leu Persuasão, descobre uma Jane Austen muito distante da que escreveu "Orgulho e Preconceito". Li há uns 10 anos mas me lembro que tive a sensação de que o livro era uma espécie de rascunho publicado antes do tempo, que a autora ainda poderia ter limpado um pouco melhor a história. Mas será que é isso mesmo ou apenas uma tradução mais cansativa? De todo modo, Jane Austen merece uma nova chance.

Fiquei pensando nessas releituras e nessa minha lista (agora não tão imaginária) de livros que quero reler e resolvi escrever sobre isso. Claro, há muitos livros que penso em reler, mas essas são as releituras que decidi fazer mais recentemente e o que me levaram a fazer esse post. 
 Vocês tem algum livro que pretendem reler? Por qual motivo? Comentem! 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!