Annabelle 2 - A Criação do Mal (review)

sexta-feira, setembro 15, 2017 0 Comments A+ a-

   
  Annabelle 2- A Criação do Mal (daqui em diante apenas referida como Annabelle Creation, o título em inglês) é a sequência do derivado de Invocação do Mal, Annabelle.  Se o primeiro filme foi um hype enorme e fez todo mundo voltar a ter medo de boneca (eu achei meio bleh, mas...) o segundo parece ter tido uma estreia um pouco mais tímida. Eu, pelo menos não ouvi falar tanto sobre ele. 
   Ironicamente, estamos diante de um caso em que a sequência é muito melhor do que o primeiro filme. Tanto a trama quanto o clima de suspense, os personagens... Tudo é melhor em Annabelle Creation, quando comparamos ao filme de origem. 
   A impressão que dá é a de que a equipe criativa tentou concertar o roteiro fraco do primeiro, inserindo aqui uma história de origem muito mais verossímil e interessante que a primeira

   Claro, o final tenta "fechar o ciclo" e unir esse suposto prólogo ao primeiro filme da franquia, criando ao mesmo tempo necessária e meio desconexa com o restante do filme. Precisava mesmo de algo que unisse Annabelle à Annabelle Creation. Mas, ao fazê-lo, a sequência acabou perdendo a força. 
   Talvez a principal vantagem desse filme é o entendimento de que, para se fazer um bom terror é necessário algum grau de empatia pelos personagens. As crianças do filme se encarregam de criar esse sentimento - são todas muitos talentosas, desde a primeira garota (que faz Anabelle) até as jovens do orfanato. 
   Claro, não dá pra dizer que Annabelle Creation inventou a roda em matéria de terror. É tudo muito previsível, desde as cenas de susto até o andamento do roteiro. Mesmo assim essa previsibilidade, nesse caso, é até um pouco divertida: a gente sabe que a boneca estará atrás da garota, mas tapa os olhos mesmo assim. 

     Isso ocorre porque o andamento do filme é bom e a direção muito competente. O enredo pode até ser previsível mas é conduzido tão bem que a gente releva tudo. 
   "Mas Karol, você não disse que o enredo era bom?" é melhor do que o primeiro, sim. A história ao menos interessa. Mas é excelente? Vai mudar minha vida? Não. 
   Ainda sobre o enredo, até quando os filmes de terror do James Wan* vão seguir a mesma fórmula? Desde Invocação do Mal é sempre a mesma coisa: a gente acha que é um espírito e no final é um demônio. Okay, já entendi. Vamos seguir em frente?
   Enquanto isso não ocorre fica aí mais um filme divertido e que vale sim a pena, se você gostar do gênero. 
   Só não espere muito mais que uma boa diversao e algumas cenas de dar medo. 
   Nota 8 - bom filme


* James Wan produziu o filme.

P.S.: Passei a resenha inteira dizendo que o segundo filme é melhor que o primeiro mas vi agora que dei 8,5 para Annabelle enquanto a sequencia ganhou apenas um 8. Motivos? Embora no quesito narrativo a sequencia seja melhor, o primeiro filme tem duas cenas sensacionais, do tipo que eu me lembro e sinto medo até hoje. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!