|Resenha| Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

sexta-feira, setembro 23, 2016 0 Comments A+ a-


   Violet Markey era uma garota popular e despreocupada até que um terrível acidente muda o fato. Theodore Finch Jr, é o esquisitão da escola, constantemente envolvido em brigas e situações inusitadas. Ambos se encontram, ou melhor, notam a presença um do outro em meio a uma situação inusitada: quando estão prestes a cometer suicídio na torre da escola. Desse momento inusitado surge um pequeno laço entre os dois, um laço que é cada vez mais estreitado quando os dois tem que se unir para um trabalho de história e explorar os "Lugares Incríveis" de Indiana, estado onde os dois vivem. 
   Esse é um livro que me surpreendeu das duas formas, tanto positiva quanto a negativa. A primeira surpresa é que, quando vi que era esse o escolhido do Clube do Livro do qual participo, não esperava gostar da história de forma alguma. Mas os capítulos passaram-se tão rapidamente, hora sob o ponto de vista de Violet, ora sob o de Finch que eu logo fui me entretendo com a história. O inicio não parecia nada do que imaginei, havia pouco drama e um clima bem alto-astral durante todo o tempo, como se a história da depressão dos dois personagens estivesse sendo contada de forma leve. 
   Porém, ao longo do livro a trama foi ficando mais densa. Ao mesmo tempo em que incentivava Violet a superar suas dificuldades adquiridas após o falecimento da irmão, Finch parece incapaz de seguir seus próprios conselhos e de superar ele mesmo os seus problemas pessoais. Uma coisa que podemos ver nesse livro é a diferença entre uma pessoa que está "apenas" de luto ou triste (Violet) de uma pessoa que está deprimida (Finch). Não se passa um dia sem que o jovem pense na morte ou em formas de suicídio e, com os dias desperto aumentando, aumenta também o perigo desses pensamentos.
   É mais ou menos do meio para o final que o livro fica realmente pesado. Eu não sei como falar sobre isso sem dar spoilers sobre o final da história , mas vou tentar, porque esse final foi um soco no estômago para mim. É como se a autora tivesse me traído, prometendo uma história leve e de superação no começo e dando algo diferente no final. Sim, há alguma redenção para certos personagens e aprendemos que todas as pessoas tem, em diferentes camadas, problemas com que lidar. Mas a sensação que eu tive quando terminei a história é que ficou faltando algo. 
   Após o fim da história temos a informação de que esse livro é semi-autobiográfico, que a autora passou por situação parecida quando estava no ensino médio. Depois que li isso eu entendi mais o sentido da história: "Por lugares Incríveis" é a forma que a autora encontrou de exorcizar alguns de seus próprios problemas internos. Houve ali, em um texto escrito após o final da trama, uma tentativa de conscientização sobre o tema (depressão, problemas mentais) mas eu não senti ou percebi essa mensagem no livro. 
   É como se estivéssemos vendo um personagem gritar por ajuda, vez após vez, sem que ninguém visse ajudá-lo. É algo que te deixa tão para baixo mas tão para baixo que eu não posso imaginar esse livro ajudando ninguém, muito pelo contrário na verdade: A cena do lago é chocante e realista mas o livro como um  todo, com todas as citações de "curiosidades suicidas" e trechos de Virginia Woolf e outros bilhetes de pessoas que se mataram parecem romantizar um pouco a coisa toda, razão pela qual não recomendo para quem tem depressão ou estiver pensando em se matar (se você acha que um livro não pode deixar alguém para baixo a esse ponto, leia esse artigo).
   Graças a essas informações pós leitura do livro, vejo que a autora acabou perdendo o controle da obra quando passou a copiar os fatos de sua própria adolescência. O descontrole se deve a escolha narrativa, que alterna entre Finch e Violet por todo o tempo. É interessante a inversão de humores dos personagens (um cada vez melhor, outro cada vez pior) mas não vejo porque narrar o livro dessa forma com essa conclusão. Porque, se é pra fazer Violet a verdadeira protagonista da história, que se dê então todo o crédito da história para essa personagem desde o início. 
   Talvez deva recomendar esse livro aos jovens afim de conscientizá-los sobre o assunto ou a quem já passou por alguma perda e que poderia se simpatizar com Violet mas a verdade é que não sinto vontade de recomendar "Por lugares incríveis" para ninguém. O assunto já é tão pesado e pra baixo que gostaria de um livro que trouxesse uma luz no fim do túnel para os adolescentes que passam por esses problemas e não mais uma história triste (como as milhares que acontecem diariamente*). 
   Nota 6,5 - não gostei mas dei meio ponto por tudo o que esse livro me fez pensar. 

* Informação dada no próprio livro: A cada 40 segundos uma pessoa se mata. 

|LEIA A SINOPSE DE "POR LUGARES INCRÍVEIS" NO SKOOB|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!