|RESENHA| Na mente, O Veneno - Andrea H. Japp
Diane Silver é uma profile conceituada que trabalha para o FBI. Seu trabalho consiste em entrar na mente dos criminosos mais perversos, afim de extrair desse detalhamento quaisquer elementos que ajudem a decifrar o caso e capturar o criminoso. Acostumada a ver o pior da natureza humana, Diana é uma mulher cÃnica, cruelmente sincera e pouco interessada em qualquer coisa além de seu trabalho. Fumante compulsiva e alcoolá, Silver passou por um perÃodo conturbado, logo após sua filha ser brutalmente assassinada por um serial killer e parece nunca ter superado isso completamente. A única coisa que mantem a personagem longe da auto-destruição é a vontade de livras as pessoas de bem dos "monstros".
Esse é outro livro que comecei devido ao desafio Livrada, na categoria "um livro de uma editora independente". Gosto muito de romances policiais e vi a dica desse livro no canal da Claire Scorzi já faz algum tempo e, desde então, tenho buscado uma oportunidade de encaixar essa leitura na minha pilha e, agora que o fiz, digo que valeu muito a pena.
Como a própria Claire diz, o que mais chama a atenção nesse livro é a protagonista, Diane Silver. A trama, de um assassino que parece perseguir pessoas desprezÃveis é até interessante, mas é a protagonista quem torna a leitura desse livro algo especial. A personalidade de Silver transborda em todos os pensamentos e diálogos do livro e, embora ela tenha algumas atitudes questionáveis em alguns momentos, todas as suas falas parecem transbordar um sarcasmo divertidÃssimo e revelam um pouco mais do seu senso de justiça incomum, onde a justiça e a lei nem sempre andam juntas.
O livro é narrado em terceira pessoa e ora acompanhamos Diane, ora Yves, um policial francês treinado por Diane. Há também trechos que falam sobre uma mãe que é viúva e trechos na mente de seus dois filhos - principalmente da filha mais velha. Alguns assassinatos ocorrem na França e Yves percebe que eles estão relacionados a crimes que Diane investiga nos Estados Unidos. Os dois então se unem para tentar descobrir quem é o novo serial-killer - e o que acontece a seguir muda suas vidas.
O livro é bem curtinho, 272 páginas, portanto não vou contar mais nada sobre o enredo. Recomendo "Na mente, O Veneno" para os que gostam de romances policiais com bons personagens e uma pegada mais psicológica, que mostra os que os psicopatas tem de pior e pode chocar o leitor desavisado. Não espere aqui nenhuma reviravolta incrÃvel na identidade do assassino; a reviravolta até existe mas está nas ações de certo personagem.
Nota 8,5 - o livro é muito bom e pretendo ler a continuação, mas tirei meio ponto porque fiquei meio decepcionada com esse final (apesar de entender).
|LEIA A SINOPSE DE "NA MENTE, O VENENO" NO SKOOB|
Olá, seja bem-vindo!
Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?
Obrigada!