|FILME| Divertida Mente (Resenha / Review) #Oscar2016

sexta-feira, abril 01, 2016 0 Comments A+ a-


   Assisti em meio a minha "maratona" do Oscar 2016 (aliás, Divertida Mente ganhou o prêmio de melhor animação). Eu nunca tinha visto esse filme e me emocionei com a história da garotinha que, depois de sair de sua cidade natal, tem que lidar com os sentimentos dessa mudança. Seu cérebro, que é onde se passa grande parte da história é liderado pela "Alegria" mas "Nojinho", "Medo", "Raiva" e "Tristeza" também vivem lá. Alegria não gosta muito da Tristeza, por isso evita que ela assuma o controle, com medo de que a Tristeza possa estragar tudo. Quando, por um acidente infeliz, Alegria e Tristeza são expelidas da salade controle, ambas tem que trabalhar juntas para retornar ao controle do cérebro de Riley - antes que seja tarde demais. 
   Uma das coisas que mais me chamou a atenção em divertida mente é a preocupação em retratar o funcionamento do cérebro da forma mais fiel possível. Eu, que sempre fui fã de revistar como SuperInteressante e afins, me senti fascinada com a forma como o filme descreveu os sonhos, as memórias... tudo muito lúdico mas sem perder o embasamento científico. Tudo isso de uma forma que não seja maçante para os expectadores, de forma que até mesmo uma criança de 4 ou 5 anos vai gostar desse filme (embora certamente não entenderá todas as sutilezas dele).
   Porque, embora tenha uma história fechadinha e muito fofa, o filme também dá margens a várias interpretações. Tenho um amigo quediz que o que ocorreu comRiley no filme é a transição de todos nós da infância (onde os sentimentos são mais "puros") para a adolescencia, quando as coisas começam a ficar complicadas. Eu, que estava mais interessada na importância que o filme dá a todos os sentimentos, principalmente a tristeza e alegria, e na valorização desses sentimentos como um todo para a criação de emoções mais ricas e significativas, fiquei surpresa com esse ponto de vista mas muito contente porque é algo que eu não tinha pensado. E o filme faz isso, faz com que criemos nossas próprias interpretações a respeito de sua trama. 
   Além de toda essa parte "cabeça" voltada para o público adulto, o filme é muito fofo e divertido. Amei todos os sentimentos, principalmente Tristeza e Medo e me diverti com suas atitudes e peripécias. A cena em que Alegria e Tristeza visitam o local na mente de Riley onde os sonhos são feitos é uma as minhas favoritas, principalmente quando elas resolvem criar um pesadelo para acordar Riley. Isso sem contar a visita ao inconsciente, que (além de algo bem Freudiano), também é muito legal. 
   Como todo filme da Pixar/Disney há também o espaço da emoção. O que dizer daquele final? É como se os roteiristas quisessem que experimentássemos os mesmos sentimentos que a Riley naquele momento, Alegria e Tristeza.  Quase desitratei em lágrimas nessa cena mas, antes dele, também teve aquela cena com o amigo imaginário da Riley que é muito emocionante. 
   Recomendo "Divertida Mente" para todos os que apreciam uma boa história. Temos aqui a Pixar em sua melhor forma, num filme emocionante, fofo, divertido, inteligente e para todas as idades  (mesmo!).Se eu tivese que dar uma nota seria 9 - esse filme é muito bom.
P.S.: Pouco depois li (também pela primeira vez), o livro Poliana e achei interessante como essas duas histórias são opostas. Divertida Mente fala sobre a importância da tristeza e Poliana sobre como "fazer o jogo do contente" e sempre aparentar felicidade, mesmo em situações ruins. Poliana é quase a Alegria no começo do filme, sempre desesperada por ficar alegre todo o tempo. 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!