DIRETO AO PONTO #006 - O Bom Dinossauro, A 5ª Onda e Zootopia

sexta-feira, março 25, 2016 0 Comments A+ a-

Direto ao ponto é uma coluna do blog em que falo rapidamente sobre 3 livros ou filmes que assisti/li recentemente. Para ler outras postagens iguais a essa, CLIQUE AQUI

Nome do filme: O Bom Dinossauro
Ano: 2015
Atores / Atrizes:  Raymond Ochoa, Frances McDormand, Jeffrey Wright 
Diretor: Peter Sohn
Opinião:  Uma animação muito fofa que se baseia na premissa de um mundo em que asteroides não eliminaram os dinossauros do mundo e que, graças a isso, dinos se desenvolveram tal qual humanos, passando a falar, plantar, criar gado etc. E quanto aos humanos? Esses também surgiram mas não dominam o mundo, pelo contrário, são minoria. 
Nesse contexto, o filme conta a amizade do dinossauro adolescente Arlo e um menino que Arlo batiza de Spot. É interessante que, nessa animação, Arlo tem todas as características humanas enquanto Spot age como um filhotinho de cachorro, com trejeitos e atitudes caninas. Eles acabam se unindo numa aventura e se deparando com outras espécies pelo caminho.
Essa animação da Pixar é fofa até dizer chega e, apesar de ter uma história bem clássica (jornada do herói quase sem modificações), é muito gostosa de assistir e tem personagens carismáticos, o que já é uma característica da produtora. O filme até conseguiu me emocionar...
Cena: A cena que me emocionou, que dá desfecho a meu personagem favorito desse filme, o cãozinho/humano Spot. É o tipo de personagem que dá vontade de apertar de tão fofo que é, daqueles que você torce para que tenha um final feliz e se emociona quando tem. 
Nota:  8,5 - uma boa animação, dei meio ponto pelo personagem Spot. 
|TRAILER|


Nome do filme: A 5ª Onda
Ano: 2016
Atores / Atrizes:  Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Rose etc.
Diretor: J Blakeson
Opinião: O filme fala sobre ET's invadindo a Terra: só isso já resumiria bem como me sinto com relação a sua trama (se não entendeu, clique aqui) mas vamos lá. O filme conta a história de uma adolescente normal, que sua vida mudar quando uma nave espacial para exatamente acima da cidadezinha onde vive. No inicio ninguém sabe o que esses ET's querem mas então vem a primeira onda, a segunda, a terceira... cada onda representa uma forma de ataque dos ET's, que parecem ter apenas um objetivo claro: eliminar todos os humanos da Terra para que possam viver nela. E Cassie tenta sobreviver a esse apocalipse junto a sua família. 
Esse filme é adaptado de um livro que, aparentemente, é o que o gênero YA tem de mais clichê: um triângulo (quarteto?) amoroso, uma heroína que é salva o tempo todo, galãs machistas, pessoas estilosas no meio de uma situação de vida ou morte, diálogos dispensáveis... Enfim, só não comparo com Crepúsculo porque de Crepúsculo eu gostei (e nesse livro ao menos os personagens principais matam e são feridos DE VERDADE); mas que esse ET galã me lembrou do Edward, ah, lembrou. 
Cena: A cena em que Ringer (que faz parte do quarteto amoroso) diz algo tão tosco e clichezento que me fez gargalhar alto no cinema. Não me lembro exatamente o que, mas era algo com um falso teor feminista, ficou parecendo uma caricatura de uma garota forte e destemida e não uma garota forte e destemida de fato. 

Nota:  - o filme todo é bem dispensável e não traz nada de novo ou diferente do que já vimos em matéria de filmes adolescentes (quer dizer, traz ETs mas WHO CARES?)
|TRAILER| 

Nome do filme: Zootopia
Ano: 2016
Atores / Atrizes:  Ginnifer Goodwin, Jason Bateman, Idris Elba, Shakira... 
Diretor: Byron Howard, Rich Moore

Opinião: A coelhinha Judy sonha em ser a primeira policial coelha, além de trabalhar em Zootopia, cidade que para ela é sinônimo da realização dos sonhos, pois lá todos os animais vivem em harmonia. Ela então sai de sua cidade natal em busca do seu sonho mas logo no primeiro dia percebe que nem tudo é o que parece e que o sonho de ser uma policial de verdade pode acabar esbarrando nos preconceitos das pessoas - e nos seus próprios preconceitos. 
   Sabe aquelas fábulas que a gente costumava ler/ouvir quando criança? Nela, o coelhinho era sempre inocente, a raposa sempre trapaceira, o leão sempre valente... os animais das fábulas já tinham uma personalidade que lhes era atribuída de forma instantânea. Zootopia busca reinventar essas fábulas e discutir preconceitos contando essa história dessa coelhinha que recebe a inesperada ajuda de uma raposa, Nick Wilde, para encontrar animais que estão desaparecidos. Porque, se nas fábulas já sabemos quem é o mocinho e quem é o vilão da história, na "vida real" nem sempre é assim. 
   O filme é muito divertido e me fez gargalhar de verdade no cinema mas, ao mesmo tempo, me fez pensar sobre o tema do preconceito e do quanto ele esta presente na nossa sociedade, em diferentes formas e camadas. É o tipo de animação que vai agradar ao público de todas as cidades, por conter uma mensagem interessante, ao mesmo tempo que nos apresenta todo um universo de personagens incríveis e uma história divertidíssima.
Cena:  Minha cena favorita é quando as preguiças aparecem, quase chorei de rir dentro do cinema. Mas o filme tem diversas cenas excelentes, como aquela que faz referência ao filme 'O Poderoso Chefão' e todas as pequenas referências a outros filmes da Disney. 
Nota: 9 - muito bom, um dos favoritos do ano já.
|TRAILER| 

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!