|FILME| Batman vs Superman - A Origem da Justiça (Resenha / Review)

sexta-feira, abril 08, 2016 0 Comments A+ a-

            E se dois dos maiores super heróis de um universo resolvessem se enfrentar? Essa é a premissa de Batman vs Superman - A origem da Justiça, que mostra um Batman obcecado com o recém descoberto Superman e com a forma com que sua força e poder podem sair do controle e acabar destruindo pessoas ao invés de salvá-las. Batman não é o único a pensar assim: depois dos acontecimentos que ocorreram no final de O homem de Aço a sociedade se dividiu entre aqueles que consideram o Superman um deus e aqueles que o acham uma ameaça. Debates são realizados na imprensa e no congresso, pessoas empunham cartazes, enfim, a polêmica em torno do Superman é a grande discussão desse filme.
             Seria muito fácil para a DC fazer algo similar ao que a Marvel faz em seus filmes: muita comédia, muita luta, pouca profundidade nos personagens. Mas, com a produção de Christopher Nolan (diretor da trilogia Batman) e a direção de Zack Snyder o filme toma um ar realista e sombrio (nos sentidos figurado e literal, já que a fotografia do filme é bem sombria mesmo). Não estou aqui dizendo que isso é melhor do que a Marvel faz, acho que ambos os tipos de filmes tem seu público. O que é admirável (e promissor, já que vem mais filmes por ai) é a coragem da DC em tomar esse caminho ainda pouco explorado quando se trata de heróis no cinema. Com a histórias levadas a nível mais profundo podemos ver o que vemos em Batman vs Superman, em que Batman, apesar de ser um herói, age em vários momentos como um verdadeiro antagonista e toma atitudes politicamente incorretas como matar, torturar e roubar. Por mais divertidos que sejam os filmes de Marvel, ainda há certa inocência em suas histórias, inocência essa que está ausente nos filmes da DC desde esse primeiro momento.
            Confesso que estava muito preocupada com esse filme, não só pela trama, mas também pela adição de vários personagens novos, achei demais apresentar Flash, Aquaman, Cyborg, Mulher Maravilha e Batman e um só filme. Felizmente os roteiristas parecem ter ouvido minhas argumentações sobre como isso era uma péssima ideia e resolveram focar no Batman e em sua batalha contra o Superman mesmo. Tirando a Mulher Maravilha, que realmente participa do filme, os outros fazem apenas breves participações através de imagens enviadas por email em determinado momento do filme, o suficiente para ficarmos curiosos a respeito, mas não para tirar nosso foco dos personagens que realmente são importantes para essa história específica.
            Falando em personagens, foram esses o que mais gostei e o que menos gostei nesse filme. Temos aqui um Batman vívido por Ben Affleck, uma das minhas maiores dúvidas com relação a esse filme, assim como a nomeação de Gal Gadot para viver a Mulher Maravilha. Em ambos os casos acabei "mordendo a língua" pois ambos deram conta do recado, e muito bem. Ben Affleck faz um Batman mais velho, mais cruel e muito, muito revoltado, enquanto Gadot, embora não esteja nem perto de ser a Mulher Maravilha que eu imaginaria para o papel, atua com pouquíssimas frases para nos entregar uma personagem misteriosa e interessante. Seja lutando como a guerreira que é, seja seduzindo Bruce Wayne, é impossível não simpatizar com a personagem, assim como é impossível para mim neste momento imaginar qualquer outra pessoa como Diana que não Gal Gadot.
Aproveitando essa legenda para dizer que a atuação tá phoda mas o traje... BLEH!
            Mas voltando ao Batman, se eu pudesse definir o personagem com uma única frase seria: "Batman está muito p... da vida". Tudo o que ele faz, desde o início do filme até quase o final deste se baseia nessa premissa, de que ele está louco da vida e descrente e, embora não seja dito claramente qual a razão, o filme deixa a entender que a morte de Robin é a principal delas (isso não é spoiler, tem no trailer); a explosão de um prédio das Indústrias Wayne em Metrópolis é só a gota d'água. Claro, isso fez com que faltasse um pouco de Bruce Wayne (o playboy fútil e despreocupado) no filme, mas imagino que isso seja mais visível em um próximo filme com esse herói.
            De toda forma é um filme que todo o fã do HQs gostaria de ver: temos aqui uma porrada de referências e homenagens às HQs, que vão desde cenas em sonho até diálogos, passando por sequências de lutas e coisas que você nem percebe até ver um vídeo como esse AQUI. Eu, que sou bem noob em matéria de quadrinhos confesso que peguei bem pouca coisa, mas isso não me atrapalhou na compreensão da história como um todo. Até porque muito pouco nessas referências tem algum significado maior, sendo tudo mais um fanservice para os fãs do gênero mesmo.
            Acontece que nem todo mundo gosta de fanservice e vi algumas pessoas criticando o filme duramente por isso, além de reclamar do seu excesso de seriedade. Como eu disse no início da resenha, admirei a coragem da DC em não seguir a fórmula já consagrada de sua concorrente nos cinemas, criando personagens que se parecem seres humanos, com conflitos e atitudes impetuosas, com altos e baixos. Assim como os críticos mais duros, também achei o Batman vs Superman longo demais, porém entendi a necessidade desse ritmo mais lento: apresentar um personagem tão complexo quanto o Batman em um momento em que ele mais se parece com um vilão do que com um herói, exige uma contextualização cuidadosa, e o filme fez isso com maestria, de forma que é impossível não entender os motivos para as atitudes desse herói, mesmo que você acabe simpatizando mais com o Superman (O que não foi o meu caso, mas tem louco para tudo nesse mundo, não é?).
"Eaí gata, bora conhecer minha bat-mansão?"
            Mas voltando aos personagens: eu disse que eles eram o melhor e o pior da história, certo? Agora está na hora do pior. Tudo começou com o novo Alfred, vívido por Jeremy Irons. Não gostei do sotaque e do estilo modernete desse personagem, que agora está muito longe do mordomo de smoking que estava acostumada a ver. Este Alfred faz piadinhas sarcásticas, tem um ar jovenzinho, controla os aviões do senhor Wayne remotamente, além de outras atividades, tudo muito cool. As pessoas riram quando eu disse que esse Alfred estava parecendo uma versão DC do IronMan mas, considerando a armadura que Alfred fez para Batman durante o filme, não acho que estou exagerando.
            Mas o que é um Alfred que não parece nem mordomo e nem inglês perto desse Lex Luthor? Esqueça o empresário frio e duas caras, que se mostra ao público como um empresário justo e benfeitor social (alcançando popularidade suficiente para ser Presidente dos Estados Unidos) mas que na realidade é um vilão dos mais sórdidos, disposto a qualquer coisa para realizar seus planos mirabolantes. Aliás, esqueça até mesmo o terno e gravata, e a tradicional careca. O que temos em Batman vs Superman é uma versão meio Mark Zuckerberg de Lex, todo moderninho em sua camiseta e blazer, mas com uma personalidade (e cabelos) à lá Coringa em Batman - O Cavaleiro das Trevas, cheio de momentos verdadeiramente psicóticos, em que o personagem age de forma maníaca-depressiva como que para mostrar que está disposto a tudo e por nenhuma razão.


"Miga, não acredito que pintamos o cabelo da mesma cor!"
            Achei genial o Coringa de Ledger mas, quando Nolan (não se esqueçam de que ele produz essa joça) resolve transformar todos os vilões da DC em algo parecido com isso, a coisa acaba perdendo um pouco a graça. Lex Luthor chega a ficar até pior que o Coringa, como uma versão cheia de cocaína deste, dizendo frases que não fazem o menor sentido e sendo incapaz de calar a boca nem que seja para fazer um discurso e fingir que é um ser humano normal. A DC já tem um Coringa, já tem um Charada, não precisa deturpar um personagem desta forma - apesar de todos os acertos do filme, todas as vezes em que esse falso-Luthor aparecia eu ficava bem incomodada, inclusive no final quando eles tentaram deixar o Luthor mais visualmente parecido com o original.
            Falando em final, esta aí uma coisa que eu não estava esperando. Mesmo. Não vou dar spoiler mas, se você não sabe do que eu estou falando, sugiro que fique longe das redes sociais, porque isso é o assunto do momento por lá, principalmente no Facebook. Assim como em Vingadores 2, eu fiquei o tempo inteiro esperando que algo miraculoso fosse acontecer para resolver a situação mas isso acabou não ocorrendo... Tirando por aquela última cena, que nos deixa curiosos para uma explicação do fato, e ansiosos para o filme da Liga da Justiça.
BOO!
            Indico Batman vs Superman se você gosta do gênero heróis e está com paciência para acompanhar uma boa (mas lenta) história. O filme tem muitas coisas que eu amei e muitas que eu detestei, momentos em que eu tive vontade de gritar um "AFF!" para a tela e outros em que eu (literalmente) aplaudi. A história consegue dar igual atenção e respeito tanto para Batman quanto para Superman até nos momentos de luta, de forma que não há como algum fã possa ficar insatisfeito nesse aspecto e tem uma conclusão para esse conflito dos personagens que eu achei muito interessante e curiosa.
            Mas, de um modo geral, o que vemos aqui é só potencial para essa futura franquia da DC. Cabe aos próximos filmes lançados a tarefa de alcançar a excelência porque Batman vs Superman, para mim, foi apenas mediano.


            Nota 8,5 - um bom filme, mas dei meio ponto por algumas cenas muito boas que ocorrem durante sua exibição. 

|TRAILER|

Nascida no interior de SP, formada em Publicidade e Propaganda, sempre gostou de dar palpites sobre filmes, séries, animes, livros e o que mais assistir/ler. Autora do Blog "Resenhas e Outras Cositas Más" (Miss Carbono) e "Coisas de Karol". No Twitter fala de política, séries e da vida (não necessariamente nessa ordem). Siga: @karolro


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!