|Filme| O PROTETOR (The equalizer) Resenha/ Review

terça-feira, outubro 21, 2014 0 Comments A+ a-


          O tipo de filme em que Denzel Washington costuma atuar não está entre os meus gêneros favoritos. O ator se divide entre dramas e ação, sendo que ultimamente tem optado mais pela segunda opção, algo pela qual não posso julgá-lo: o cara já tem um Oscar, ou seja, permissão concedida para fazer filmes que ele considere interessantes sem ligar para o que a crítica irá dizer. 
        Porém, mesmo que essa escolha por certo tipo de filme possa ser questionável ou até mesmo afastar o ator de determinado publico (o que não gosta de ação ou drama, por exemplo) é inegável o bom gosto do ator para escolher seus papéis. Pensando assim de cabeça em 5 filmes que Denzel Washington participa, não há nenhum que eu não tenha gostado ou não indicaria para as pessoas. Nessa lista de filmes se encontra também O protetor
          No filme, Washington é Robert McCall, um homem de passado misterioso que atualmente trabalha em uma imensa loja de ferragens. No inicio podemos perceber que ele é um homem muito na dele, porém sempre disposto a ajudar os outros funcionários, como o colega de trabalho que quer ser vigilante, por exemplo. Percebemos também que Robert gosta muito de ler e que tem dificuldades para dormir, razão pela qual, durante a madrugada ele costuma ir a um café perto de sua casa e se dedicar a seu livro do momento. 
        É em uma dessas visitas que Robert conhece Teri (Chloë Moretz, de 'Deixe-me entrar', Hugo Cabret e, claro, Kick Ass) uma prostituta que não parece gostar nada de sua forma de vida. Eles mal trocam duas palavras mas, na noite seguinte lá está Teri de novo, e na outra, e na outra... 


        Quando Teri não aparece uma noite, Robert fica preocupado, só para encontrá-la depois com um hematoma terrível no rosto. Depois disso, embora se sinta obviamente relutante, Robert se vê cada vez mais motivado a tentar ajudar essa jovem que, descobre-se, é escrava sexual para a máfia russa
          O filme é inspirado numa série "The Equalizer", que foi lançada nos anos 1980. Daí, e do pouco que contei até agora, dá para perceber que a história não é das mais originais ou revolucionárias. Porém não é qualquer ator no papel principal e sim Denzel Washington que consegue fazer de um personagem razoavelmente simples, um grande herói, digno da admiração e torcida (mesmo!) dos expectadores. 
          Claro, um personagem tão bem interpretado tinha que ter um equivalente antagonista e essa figura é representada pelo mafioso Teddy, vivido por Marton Csokas, um baita ator que eu ainda não conhecia: joguei no google e descobri que ele fez "Abraham Licoln - caçado de vampiros", mas não julguem o coitado por essa bomba de filme. Csokas faz um Teddy de dar medo,um legítimo sociopata


           Junte isso com cenas de ações phodásticas e uma trama muito bem conduzida no maior estilo gato e rato e temos um filme digno de ser visto. O diretor e o responsável pela fotografia estão de parabéns, as cenas são todas excelentes e visualmente interessantes, além de conseguir prender o expectador à trama de forma que poucos filmes do gênero conseguem. 
         Como personagem, percebe-se em Robert certo complexo de herói, aliado a grande capacidade letal e um pouquinho de transtorno obsessivo compulsivo, manifestado por sua obsessão de 'cronometrar seu próprio tempo', por assim dizer. Uma coisa a ser destacada sobre esse mocinho é que, em nenhum momento das 2h12 de duração desse filme, ele dispara uma arma de fogo, somente utilizando as que estão nas mãos de seus inimigos ou 'armas alternativas'. Não sei se foi algum tipo de mensagem pelo desarmamento ou se foi só para mostrar o quanto o personagem é engenhoso/inteligente e realmente bom no que faz, só sei que está de parabéns quem conseguiu fazer isso possível, ainda mais num filme de ação. 
             Embora, pensando bem, ação seja um termo muito genérico para o filme, acho que Suspense/Policial seria mais aplicável, uma vez que não é apenas uma série de explosões sem enredo mas sim uma trama que ocorre em O protetor. Na verdade, parando para pensar agora, acho que só ocorre uma explosão durante todo o filme. 
A única cena de explosão do filme. BOOM!
          Por essas e por outras é que digo que 'O protetor' foi uma baita surpresa. Quem gosta do gênero Ação/Policial/Suspense certamente vai ter todos os seus requisitos agradados com esse filme e quem não é lá muito fã (eu, por exemplo) também vai se deixar pela trama simples mas bem contada. Recomendo se estiver afim de uma história que agrade e que te prenda atenção do inicio ao fim. É o tipo de filme para quem gosta de cinema entretenimento, independente do gênero* - se você é assim, assista 'O protetor'.  
                   Nota 9 - muito bom. 


* vamos manter a mente aberta, okay? É claro que a pessoa  que tiver algum tipo de preconceito com tramas de ação/policial não vai curtir o filme. Nesse caso é melhor assistir outra coisa. Que tal uma animação? Ou uma aventura? O importante é assistir e se divertir! 

|TRAILER|

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!