|FILME| Anabelle (Resenha / Review)

terça-feira, outubro 28, 2014 0 Comments A+ a-

       
        John e Mia são um tipico casal dos anos 60/70: apaixonados e felizes, estão esperando seu primeiro filho, imersos na correria e nas dúvidas dessa nova fase. John é um estudante de medicina que receia que esse filho atrapalhe seus estudos, ao mesmo tempo que anseia pelo nascimento do mesmo. Já Mia é uma recém casada feliz, embora pareça se ressentir um pouco do seu papel de dona de casa. Durante a gravidez Mia sente-se um estorvo para o marido e, embora esse diga que não é o caso, a sensação permanece.
        Uma noite, eles ouvem um barulho na casa vizinha e John, muito ingenuamente mas perfeitamente compreensível quando pensamos o período em que se passa a história, vai até a casa ao lado para saber o que aconteceu. Ele deixa a esposa com orientações para que ela não saia de casa mas, como esse é um filme de terror e em filmes do gênero as pessoas nunca obedecem, ela vai atrás... E da de cara com um John lívido e coberto de sangue que lhe pede para ligar para a policia e se trancar na casa. 
       Mia corre para fazer o ordenado ao marido mas já é tarde demais, os assassinos já estão na casa, dispostos a fazer de tudo para que seu ritual satânico seja concretizado. Infelizmente esse ritual implica muito sangue e a utilização de uma das bonecas que John havia dado de presente à Mia, no mesmo dia dos acontecimentos. Eles não sabem mas, depois daquele dia, a boneca passa a ser possuída pelo espirito de Anabelle, a moça que havia cortado o próprio pescoço antes da polícia chegar ao local. 
         Anabelle é um spin-off de Invocação do Mal, filme lançado filme de 2013 que conquistou grande sucesso de bilheteria tornou James Wan um dos queridinhos do gênero de terror, por conseguir (com baixo orçamento) sucessos estrondosos de bilheteria. Em Anabelle, Wan atua como produtor, cabendo a direção à John R. Leonetti, que já havia trabalhado com Wan como diretor de fotografia em outros longas.
         O clima retrô, as imagens assustadoras que passam muitas vezes despercebidas, o suspense crescente, a presença de uma criatura muito mais maligna e demoníaca que fica como que observando toda a ação... Tudo isso (e eu poderia citar mais) são características encontradas em outros filmes da dobradinha Wan/Leonetti mas, nem por isso menos assustadores, já que em todas as histórias também há suas próprias particularidades. As referências não são uma tentativa de replicar o sucesso obtido, são só isso, referências do estilo dos envolvidos na direção/produção da trama. 
         Quando o terror começa a se tornar insuportável para a grávida Mia, ela propõe que eles se mudam de casa. Já num apartamento, a vida parece ter voltado ao normal. Até que Mia abre uma das caixas da mudança e encontra a boneca, a que vou me referir como Anabelle para facilitar minha vida (e a compreensão de vocês). Mas o marido não tinha jogado a boneca fora antes da mudança? Tinha, ele jurou, mas lá estava a dita cuja para contrariar essas palavras. "Quer que eu jogue a boneca fora?", John pergunta, desesperado para satisfazer a esposa. "Não precisa", ela diz, colocando a boneca na cadeira de balanço. 
          Só ai já comecei a achar que essa mãe já não estava muito bem da cabeça, mas segui assistindo ao filme. Depois que a boneca é desempacotada é que o filme começa de verdade, por que é quando Mia se vê perseguida por essa entidade misteriosa. O que esse ser demoníaco quer, descobre-se, é uma alma para chamar de sua, como parte do ritual do inicio do filme. Falando em seres demoníacos, Anabelle tem uma sequencia extremamente assustadora que mostra esse ser pela primeira (e unica) vez durante o filme, e que quase me fez chorar encolhida no cinema. Sim, sou uma covarde de mão cheia e também consegui me assustar na cena do desenho, do padre, etc. etc. mas essa cena entrou para o hall das minhas favoritas, mesmo não envolvendo a personagem principal, no caso, a boneca.
         Sobre a Anabelle, fui ao cinema mentalmente preparada para vê-la em ação então consegui aguentar firmemente o medo, embora nem sempre pude evitar assistir com as duas mãos cobrindo o rosto (olhando sempre por uma fresta, apenas). O fato é que eu realmente bonecos são um temor muito sério para mim, um dos temas clássicos de filmes de terror que sempre (sempre) conseguem me assustar (vide Gritos Mortais e A mulher de preto, só para citar alguns exemplos). Então imagine minha cara ao longo do filme. 
         No entanto, talvez pelo Hype gerado pelo filme ao longo das ultimas semanas, não consegui achar Anabelle essa coca-cola toda que estão falando. Sim, o filme dá medo, tem ótimas cenas, ótimos personagens e cumpre todos os requisitos de um bom filme de terror, inclusive dando um ar de continuação que (na minha opinião) todos os filmes do gênero deveriam possuir, para que o filme fique na cabeça do telespectador mesmo após o término. Mas Anabelle tem um final meio morno e, bem, não tem nada de tão espetacular assim. 
                                  
           Deixe-me explicar. Achei o filme muito bom? Sim. A história da medo? Muito. Indicaria ele para todos os meus amigos que curtem (ou não) filme de terror? Sim. Mas, da mesma forma, também indicaria Insidius, Gritos Mortais, Invocação do Mal, só para citar filmes do próprio Wan. Anabelle é, para mim, outro filme bom de Wan/Leonetti  mas não chega nem a ser o melhor filme dele
           Então porque esse hype todo? Minha aposta é que os filmes de terror mais clássicos estão (finalmente) sendo redescobertos pelo 'grande público' e isso é ótimo. Não quero bancar a hipster dos filmes de terror, quanto mais gente curtir o gênero, mais opções teremos nos cinemas. Que Anabelle seja o primeiro de uma longa safra de filmes muito bons de suspense/terror.

            Minha nota é 8,5 - um filme bom com cenas muito boas (por isso o meio ponto). E fica a dica para assistirem no "Dia das Bruxas". :) 

P.S.: Apenas uma correção - antes de 'Invocação do mal', James Wan já tinha sido responsável pela criação de outra franquia de sucesso: Jogos Mortais. O cara é phoda ou não é?


"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!