[LISTA] Os melhores (e piores) filmes de 2012

segunda-feira, dezembro 31, 2012 2 Comments A+ a-

Olá, 

          Essa é a segunda edição do "Prêmio Miss Carbono de Cinema" \o/. Esse ano tive a oportunidade de assistir menos filmes do que no ano passado (veja a lista dos melhores de 2011) mas acho que fiz uma boa seleção entre todos aqueles que assisti. 

         Então prepare o critico cinematográfico que existe em você e veja se concorda (ou não) com minhas escolhas.

Melhor Comédia: American Pie – O reencontro

É até meio deprimente listar American Pie como melhor comédia do ano. Não que o filme não tenha sido bom mas não o titulo de "o" melhor me parece um pouco forçado. Infelizmente as outras comédias foram ainda menos memoráveis para mim, de forma que acabei escolhendo essa mesmo. 


Melhor Suspense: Millennium - Os homens que não amavam as mulheres

Esse era um dos filmes mais aguardados do ano, pelo menos para mim (para quem não lembra fiz até uma lista dos motivos para assistir e para não assistir a esse Millennium) e não me decepcionou em nada - Millennium adapta a obra de Larsson para o cinema Hollywoodiano com bastante propriedade. Mesmo tendo me dado calafrios algumas das imprecisões do roteiro quando comparado ao livro ainda considero um ótimo filme.  

Melhor Animação / Infantil: A invenção de Hugo Cabret 
   
Devo estar cometendo uma blasfêmia ao dizer que Hugo Cabret é um filme infantil mas me deem uma colher de chá: Não costumo assistir animações e muito menos filme para crianças, então só me ocorreu esse para a categoria. (Ok, também pensei em Tintim mas Hugo Cabret é melhor). 




Melhor filme terror/paranormal: A 
mulher de preto

Para essa categoria, "A mulher de preto" concorreu com "Atividade Paranormal 4", filme que me fez gritar no cinema, tamanho os sustos. Mas escolhi "A mulher de preto" por este ter um roteiro melhor e um clima de suspense mais tradicional, que não costumo ver nos filmes de hoje em dia. Não é atoa que 'A mulher de preto' entrou para essa lista - também é um dos meus filmes favoritos do gênero. 




Melhor Drama: O artista


Sem surpresas aqui. O filme ganhou o Oscar desse ano e emocionou o mundo todo (eu, inclusive) com uma história sem diálogos e em preto e branco. Também entrou para minha lista "os melhores de todos tempos". 





Melhor Aventura: Jogos Vorazes

"Que os 'jogos' comecem!" 
Assisti poucas horas depois de ter terminado o livro e surtei em cada cena pois o filme conseguiu fazer uma adaptação bem interessante do livro. Ainda estou criando coragem, mas pretendo ler "Em chamas" antes do lançamento do próximo filme também. 



Melhor Ação: 'Os vingadores'. 


Um dos melhores filmes de super herói que já assisti, tinha que entrar na lista por aliar roteiro, humor, ação e atuações interessantes. O universo da Marvel nunca foi tão levado com tanta a fidelidade ao cinema, estão de parabéns!




Melhor romance: Amanhecer Parte 2

 O filme que encerra a Saga Crepúsculo foi bastante criticado por quem já não gostava da Saga mas, como fã, amei essa conclusão. Chorei, surtei e suspirei com o final ultra-romântico dos personagens, mesmo já conhecendo o final através do livro e não consigo lembrar de nenhum outro romance que assisti esse ano e tenha me deixado dessa maneira. 





Bônus - Supresas e Decepções de 2012

Decepções
Infelizmente as duas maiores decepções que eu tive no ano ocorreram no cinema. Para começar 'Imortais' que, prometia ser um filme à lá 300, mas se tornou o pior filme sobre mitologia grega que já vi na vida, tanto pelo roteiro quanto pelas atuações. Depois vem a continuação de 'Motoqueiro Fantasma' que é tão ruim mais tão ruim que até cochilei no meio de uma cena de ação (algo que, no cinema, só havia acontecido naquela bomba do Tranformers 3). 

Surpresas
Não gosto de filmes de ação mas "Missão Impossível 4 - Protocolo Fantasma"  me surpreendeu por não se levar tão a sério, brincando com seus próprios clichês e me divertindo ao mesmo tempo. Outra surpresa foi gostar tanto daquele filme mudo e preto e branco que citei acima: O artista Ã© um filme que esperava odiar mais amei e que me mostrou que nunca (nunca mesmo) podemos julgar um filme antes de assisti-lo. 


E pra você, quais foram os melhores filmes do ano? Comente! 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

2 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
31 de dezembro de 2012 às 13:41 delete

Adorei o post, muito legal!!
Assisti poucos filmes dos que você postou, só Jogos Vorazes e A Invenção de Hugo Cabret... e esses concordo 100% com você! São filmes incríveis e muito bem adaptados!! Não vou dar muita opinião a respeito das outras categorias, porque assisto mais a séries mesmo, e os filmes que assisto geralmente são comédia e animação... mas creio que todos foram escolhas bem acertadas!
Bjus, e um excelente 2013!
Paty Algayer - Mágica Literária

Reply
avatar
1 de janeiro de 2013 às 11:33 delete

Não curti o Artista, mas o demais filmes, são bem interessantes, gostei bastante. Só nao assisti ainda Amanhecer parte 2, vamos ver o que vou achar!
Feliz ANo Novo! =D

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!