Saga Crepúsculo: Amanhecer parte 2 (Resenha / Review)

quinta-feira, novembro 15, 2012 2 Comments A+ a-






Sem spoiler 


And all along I believed I would find you / Time has brought your heart to me
I have loved you for a thousand years /I'll love you for a thousand more... ♫ 
  Christina Perri - A Thousands years 

       
         Esse post pode conter spoilers do primeiro filme. Para saber minha opinião sobre "Amanhecer - parte 1" clique aqui 
         O final de Amanhecer parte 1 é de tirar o folego: Após 'morrer' durante o parto, Bella ressurge como uma vampira, os olhos castanho-avermelhados característicos desses seres.  A segunda parte de "Amanhecer" e filme que encerra a série Crepúsculo começa exatamente nessa cena em que o outro terminou. Bella acorda para essa nova vida e tem que lidar tanto com os poderes quanto com a tal sede de sangue. 
         O fato da heroína ser recém-criada e, portanto, mais forte que todos os outros vampiros, é o que dá grandes toques de humor ao filme. Minha cena preferida desse mote foi a de quando Bella descobre que Jacob sofreu um imprinting por Renesmee. Já tinha imaginado no livro e, no filme, ficou igualmente ótima.
         Mas, o filme não é só "felicidade", ainda há uma ameaça aos Cullen, alguém que só está esperando uma denúncia qualquer para acabar com essa família. Se está com dúvidas sobre quem estou falando é só olhar a capa do filme: Sim, os Volturi estão de volta. 
         O filme tem um andar um pouco arrastado depois dessa revelação do propósito dos Volturi, algo que também aconteceu na primeira parte. E, assim como na parte 1, o ritmo se acelera nos minutos finais e tira o fôlego dos expectadores. 

          Falando nisso: Uma das minha principais reclamações, depois que li o livo 'Amanhecer' era que a tal batalha tão falada simplesmente não ocorria. Para mim não haveria sentido nenhum fazer um livro inteiro em que os personagens se preparam para uma batalha e, no final, não mostrar nada. 
          Mas, depois que vi esse final, mudei completamente de ideia. Só posso dizer, pois tenho medo de contar spoilers, que o filme é bem diferente do livro nesse aspecto. 

           Voltando ao filme, 'Amanhecer parte 2' é uma conclusão épica e mágica para a série. Se a Saga Crepúsculo é chamada por muitos (as vezes até em tom pejorativo) de 'conto de fadas moderno'  a conclusão parece pegar uma carona nesse ar de fantasia, com direito a trechos do próprio livro no final. 


            Não considero isso uma resenha ou review do filme. Sou a mais suspeita para falar de Crepúsculo, tenho uma relação de amor e aversão por essa saga desde que li os livros. Amo o conto de fadas relatado,os personagens secundários que me cativaram mais que os principais (Alice, Jasper, Emmet, Jacob...), o amor entre Edward e Bella... Mas detesto o uso que a autora faz do mito dos vampiros, as atitudes dos personagens principais, a mensagem que a autora passa com os livros. 

             Quando entrei no cinema, o fiz com o mesmo cinismo da parte 1, já imaginando que saberia o desfecho dessa Saga. Mas foi então que os roteiristas viraram a mesa e, com apenas uma sequencia de cenas, me tiraram completamente o fôlego. Chorei, gritei, torci, me desesperei, vibrei... O final foi catártico e, posso dizer sem sombra de dúvidas, épico e inesquecível. Ao menos para os fãs da Saga, como eu. 
               Enfim, depois de todo o sofrimento, vem o happy end. Algo poderia ser mais perfeito do que foi? Terminar justamente onde tudo começou, mostrando algumas das principais cenas da série... Mostrar o futuro, ainda que seja através de uma licença literária, -Alice não pode ver o futuro dos 'lobisomens' mas os roteiristas pareceram se esquecer disso - eu os perdoo por que a cena foi linda, e ainda, repassar todos aqueles personagens que marcaram os fãs... Podem chamar de clichê mas, se as técnicas já foram muito utilizadas é por que tem o efeito desejado. 
                E tudo isso ao som de Christina Perry. Esse trecho que coloquei ai em cima é da música 'A thousand years' e quer dizer: "E o tempo todo acreditei que te encontraria / O tempo trouxe o seu coração pra mim/ Eu tenho te amado por mil anos / Eu vou te amar por mais mil..." . 
                Perfeito para a Saga, né? Agora Edward e Bella vão viver o seu "para sempre" e nós, fãs, ficamos aqui deleitados com esse conto de fadas, além de um pouco órfãos também. 

Os créditos finais do filme passando. Minha ultima visão de ' Crepúsculo '  nos cinemas.

                Mesmo triste por ter mais chance de ir ao cinema para acompanhar uma história inédita de Bella, Edward e da Família Cullen, fico feliz por ter me dado uma chance de conhecer esses personagens e essa história tão emocionante. Digam o que quiser mas valeu a pena ter lido o livro e ter assistido esses filmes todos no cinema. 
                Voltando a falar do filme, o acho superior ao livro pois, através da narrativa em terceira pessoa, pode nos presentear com um desfecho muito melhor do que o que vemos no volume escrito por Stephanie Meyer. Se você não gostou do final, assista. Se gostou, assista também. 
                 Só não recomendo para o que não gostam da série pois sei que não adianta discutir com o gosto pessoal de ninguém (Haters gonna hate) . Eu sei que a série tem suas limitações mas é valido como um belo conto de fadas. Minha nota é 10 - entrou para os favoritos e fechou Twilight com chave de ouro. 

Assista ao trailer

Acompanha a Saga Crepúsculo? Pretende assistir o ultimo filme? Comente! 

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

2 comentários

Write comentários
camyla
AUTHOR
15 de novembro de 2012 às 20:19 delete

eeeeeeeeeeeeeeégua, o q foi a cena da Alice com o Aro?
eu queria ir embora qdo vi o que o Aro segurava!
o povo do cinema todo chocado! desesperado!
eu não sei como é assistir um ufc ao vivo, mas imagino que deve ter sido semelhante!
parecia tbm partida de copa do mundo de futebol... o povo todo se abraçando!
e a galera gritando pra loirinha: 'corre very bitch'
melhor pré estreia que eu já vi na vida! nunca gritei tanto! :)

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25 de novembro de 2012 às 20:56 delete

amooo, aro seu medroso

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!