Resenha: A caminho da Sepultura – Jeaniene Frost (Série Night Huntress #001)

segunda-feira, junho 18, 2012 4 Comments A+ a-



‘I wanna tell you pretty baby, what I see I make my own.
I'm here to tell ya honey, that I'm bad to the bone’*


            Quando Cat Crawfield encontra o vampiro Bones, tudo o que ela pensa é em matá-lo. Afinal há vários anos ela esta nessa rotina, a própria Catherine é uma meia-vampira fruto de um estupro sofrido por sua mãe. Então ela mata os vampiros para se vingar e, sendo Bones um desses seres não deveria ser diferente.

"Com sede, amor? Que coincidência. Eu também!" – Bones (pág. 24)

            Mas Bones não é igual aos outros vampiros, afinal ele também mata seres de sua própria espécie – só que por dinheiro. Depois das primeiras rusgas, essa dupla improvável se junta para pegar os vampiros maus.
            Como já comentei aqui o livro é uma mistura de mistério, sobrenatural, romance e humor. É impossível não simpatizar com Cat, pois, mesmo sendo uma feroz e mortal caçadora de vampiros, para o mundo real ela é uma esquisitona socialmente inapta, além de um pouco atrapalhada. Além disso, assim como heroína que se preze, Cat não tem medo dos caras maus e não é subjugada pelo herói (pelo contrário, é Bones quem primeiro se apaixona por ela).
            No começo a leitura estava divertida, porém um tanto parada. Achei interessante a maneira como eles colocam os vampiros, como se eles fossem mais mortos que vivos e sempre estivessem coabitando com os humanos, porém ocultos. O clima de cidadezinha do interior me lembrou um pouco True Blood, mas foi mais uma sensação do que devido a algo no enredo.
             Se bem que, assim como na série de TV, em A caminho da Sepultura os vampiros também não são os únicos seres fantásticos habitando a Terra: Também há fantasmas, carniçais (ou ghouls) e o que mais a autora inventar até o final da série. Por que, como o titulo dessa postagem da a entender, esse é o primeiro livro de uma série chamado Night Huntress e que tem vários livros publicados lá fora.  A narrativa, claro, se desenrola através da perspectiva da “Caçadora Noturna”, Cat. O livro se passa em primeira pessoa, o que é divertido pois temos a chance de aproveitar o senso de humor irônico e sarcástico da protagonista.


            Não poderia no entanto escrever essa resenha sem falar do protagonista masculino, Bones. Confesso que, dada a maneira como ele e a mocinha foram apresentados um ao outro, com ele tentando matá-la e tudo mais, não botei muita fé nesse personagem. Achei que iria ser difícil defender e curtir um personagem que estapeia a mocinha no segundo encontro entre eles e fiquei receosa sobre o comportamento de Bones ao longo do livro.
            Porém ele me surpreendeu positivamente. Bones não é só o bonitão que conquista o coração da mocinha e tem boa pegada. O personagem vai além, se torna o melhor amigo de Cat, seu mentor e aquele que não tem medo de demonstrar seus sentimentos, nem que isso significa verter algumas lágrimas vampirescas.  Claro, ele realmente tem a pegada, mas também é o par perfeito para Cat, eles têm um senso de humor muito parecido e é lindo ver a forma como ele, um vampiro durão e cruel, trata bem a mocinha e a todos os que estão relacionados a ela.

            Tudo isso faria de A caminho da Sepultura apenas um bom livro, não fosse o final simplesmente eletrizante. É como se, na reta final da história, a autora tivesse decidido criar uma série, pois ela indicou um sentido perfeito para que isso ocorresse. A maneira como tudo termina nesse primeiro livro faz com que um segundo livro seja não só interessante, mas também essencial.  Confesso que surtei quando li o primeiro capitulo de A um passo da sepultura que consta no final. Mal vejo a hora de continuar lendo a série da Ceifadora Ruiva, como Bones costuma se referir a Cat.  

            Então, ‘bora conhecer mais uma série de vampiros adulta e divertida? Leia A caminho da Sepultura e depois me conta se não é um baita livro.
            Nota 8,5bom, com acréscimo de meio ponto pelo final eletrizante, com pitadas e drama e sangrento (como toda história de vampiros deve ser).


Obs: Eu sei, a capa é sofrível. Mas, assim como ocorreu com Amante Sombrio, superar minha aversão a capa me fez conhecer uma ótima história.


*Eu quero te dizer, garota linda o que eu vejo, eu tomo para mim/E eu estou aqui para te dizer, querida, que eu sou mau até os ossos”.
Trecho da música Bad to the Bone (algo como ‘mau até os ossos’) – achei adequado, pois o nome do mocinho é Bones, e a letra tem tudo a ver com ele.  Você pode ouvir a música aqui, tenho certeza de que a conhece, todo mundo conhece essa música. 


Você já conhecia essa série? O que achou? Comente! 



"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

4 comentários

Write comentários
Mari
AUTHOR
19 de junho de 2012 às 15:29 delete

Essa foi a primeira vez que ouvi falar da série, e para ser honesta, apesar de ter me chamado atenção não planejo ler ela. Não aguento mais livros sobre vampiros, e eu tenho tantos pra ler em casa que acho que vou ter uma overdose de leitura vampiresca haha Porém sua resenha está muito boa e me deixou muito curiosa a respeito do desfecho. Quem sabe no futuro?
Entretanto tenho que concordar com você num ponto: a capa do livro é realmente horrível - o que é estranho, porque geralmente gosto das capas da Novo Século(o livro é da NS, né?)


---
Mari
http://hangoverat16.blogspot.com

Reply
avatar
58692
AUTHOR
8 de agosto de 2012 às 00:19 delete

Eu amo essa série, ela nos da uma nova visão dos vampiros, a Cat e super divertida e não pega leve com ninguém, enato em bom ver um livro com o personagem feminino tao forte, as cenas de sexo são de tirar o folego, eu super que recomendo.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
12 de agosto de 2012 às 00:06 delete

Eu amo de mais essa serie eu li ate o especial depois do 6 livro.
É uma serie que prende a leitura, no final de cada livro tem uma coisa que te faz quere ler o próximo tem mistério muito romanse e sempre tem algo revelador algo que vc nao podia espera.
Eu indici esse livro mais aqui no Brasil do tem ate o 2 então então eu li pelo *Scribd
Pra que já leu ate o 2 e ta loko pra lê o resto vou bota o link do 3, 4, 5, 6 e o especial de Natal
3 livro = http://pt.scribd.com/mobile/doc/56557097
4 livro = http://pt.scribd.com/mobile/doc/46669430
5 livro = http://pt.scribd.com/mobile/doc/51427149
6 livro = http://pt.scribd.com/mobile/doc/87043320
Especial= http://pt.scribd.com/mobile/doc/74948743

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
14 de setembro de 2012 às 18:39 delete

Eu sou a única que acha a capa linda ????? a série e oooooootima eeu adoro series e tem um humor que meu deus eu dei varias gargalhadas e altas gente adorei simples adorei.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!