Filme: Missão Impossível 4 - Protocolo Fantasma.

sexta-feira, janeiro 06, 2012 9 Comments A+ a-


           Ok, não tem esse quatro no título oficial, mas é a melhor maneira de identificar o filme, já que são 3 filmes antes desse (), o ultimo lançado em em 2006.


Para a surpresa de muitos, Tom Cruise Ethan Hunt está de volta em mais uma aventura. Dessa vez ele começa o filme em uma prisão russa, literalmente jogando uma pedra contra a parede. Mas logo uma equipe aparece para resgatá-lo e temos nossa primeira cena de luta do filme. Antes disso houve  uma perseguição e conseqüente assassinato a outro espião. Nada mal para os primeiros 15 minutos não é?
            Missão Impossível é um filme de ação puro (ou um filme de pura ação), tem um roteiro rápido, uma história interessante e diversas cenas em que a tecnologia trabalha a serviço da espionagem, tudo com um clima de glamour. Carros elegantes surgindo do nada e festas de milionários poderosos em que a equipe tem que se infiltrar são comuns nesse tipo de filme e também estão nesse.
            A vantagem de Missão Impossível 4 é que dessa vez tentaram explicar de maneira racional todas as absurdas situações que acontecem. Se o mocinho tira um óculos especiais do paletó e começa a perseguir o vilão em uma tempestade de areia, esse óculos tem que ter aparecido antes. E se tem um carro caro no meio da rua com a chave na ignição é por que os donos estavam tentando colocar a capota no veículo, afinal estavam no meio da tempestade de areia – e o carro é caro? O que você queria, eles estão em Dubai!


            Alguns detalhes são meio forçados, mas é válida a tentativa dos roteiristas, deu mais consistência ao roteiro. Mas o que raios é o “Protocolo Fantasma”, você deve estar pensando, e o que isso tem a ver com essa perseguição maluca?

Se você não pensou nisso enquanto lia a resenha saiba que eu pensei enquanto assistia ao filme. O protocolo fantasma é uma ação adotada em casos de emergência pelo governo americano, em casos como o que acontece no filme: A IMF (agencia de espionagem que os mocinhos trabalham) é desativada e todas as missões são abortadas e proibidas.
É ai que entra outro “pulo do gato”: Nesse filme a equipe está sozinha, não conta com uma central de apoio e nem com (muitos) apetrechos técnicos. Eles têm que improvisar e revisar planos em questão de horas, o que contribui para esse clima acelerado que o clima tem.

Falando sobre os personagens, em Missão Impossível: Protocolo Fantasma eles também cometem erros. E tem senso de humor. O Ethan Hunt de Tom Cruise continua um ótimo agente, mas falha de vez em quando – o que causa gargalhadas e simpatia do publico no cinema.  Além disso, ele consegue rir de si mesmo e, assim como os outros personagens, é comum vê-lo soltando uma piadinha no meio da Missão (ou fazendo aquela cara de ‘agora f...’). Não sei quem teve essa ideia de humanizar os personagens, mas está apoiada também.


Esse filme é claramente uma tentativa dos estúdios de ‘ressuscitar’ a franquia, há uma nova equipe, uma mudança na personalidade dos personagens e todos esses diferenciais que citei acima. Reformularam algumas coisas e mantiveram outras, mas esse tem tudo para ser o primeiro filme de uma nova trilogia. Por isso, se você é fã de Missão Impossível e outros filmes desse estilo comemore.
Confesso que nem assisti ao terceiro. Esse é o tipo de filme que eu chamaria, com certo preconceito admito, de “filme de homem” e não assistiria nunca. Mas o destino (e o tédio) me levaram até o cinema e eu gostei do que vi.

Em minha opinião esse é o melhor filme da franquia, consegue agradar tanto um fã do gênero quanto os que não gostam tanto, justamente pela história instigante e cenas engraçadas atreladas as cenas de explosão.  Vai concorrer a um Oscar por isso? Não nas categorias principais. Mas é um ótimo filme do gênero e muito bom no que se propôs a fazer.

Talvez eles pudessem ter explicado mais uma cena ou outra, mas nem isso tira os méritos do filme. Dou nota 9 por que, apesar de não ser o meu gênero favorito vale o ingresso ao cinema e distrai durante 133 minutos – o que é mais do que muitos filmes por ai fazem.

p.s.¹: O tema da trilha sonora continua o mesmo mas deram uma repaginada (ouça aqui). Parabéns a equipe de sonoplastia, a eles se deve grande parte da atração do filme.
p.s.²: Meninas, Tom Cruise está meio caidinho. Mas o bumbum continua o mesmo.
p.s.³: Mais de duas horas de filme e eu nem percebi que foi tudo isso.


                    E você: Gosta de filmes de ação? Assistiria? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

9 comentários

Write comentários
Olivia
AUTHOR
6 de janeiro de 2012 às 10:16 delete

Eu morro de preconceito com o Tom Cruise e não assisto esse filme no cinema nem pagando. Além do mais, acho Missão Impossivel forçado demais. Uma coisa é você ter gadgets a la James Bond, outra coisa é vc tirar uma bomba nuclear do bolso quando estava precisando de uma. No, não curto a franquia missão impossível e olha que eu adoro "filme de homem" como vc mesmo chamou. Mas adorei a crítica!
bjs
Olivia
http://paponosense.blogspot.com

Reply
avatar
6 de janeiro de 2012 às 15:14 delete

Olá, tudo bem?
Pois é, eu ainda não assisti os 3 últimos
Ai fica difícil assisti assim fora da ordem
tenho que assisti os outros antes

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Reply
avatar
Ana Ferreira
AUTHOR
6 de janeiro de 2012 às 15:34 delete

Eu fui assistir a esse filme totalmente de "bobeira", por assim dizer, e sabe que até que gostei do resultado também? Percebi isso que você falou de eles arrumarem explicações pra objetos surgidos do nada, um pouco de lógica sempre vai bem... E Tom Cruise estava bastante carismático, bonito como sempre.

"Filme de homem" pra mim meesmo é "Velozes e Furiosos": me recuso, acho chato demais.

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Reply
avatar
6 de janeiro de 2012 às 15:46 delete

Eu vi o primeiro e depois não me empolguei muito a assistir o resto não, mas eu vi o trailer no cinema desse quarto filme, e gostei bastante *-*

xx carol

Reply
avatar
Só Lendo
AUTHOR
6 de janeiro de 2012 às 15:50 delete

Oi!

Tava querendo assistir este filme amanhã com o namorado, já que ele foi assistir um de menininha comigo! Até gosto de filmes de ação (sou "fãzaça" de Duro de Matar 4!), mas ultimamente tô bem menininha! hehehe

Gostei da resenha e que melhorou bastante coisa, agora vou assistir com certeza!!

beijos!

Reply
avatar
GMDourado
AUTHOR
7 de janeiro de 2012 às 19:50 delete

Nossa! Faz tempo que não visito esse blog!! Ta lindo! Adorei as alterações! xD
Bom, eu vi o filme ontem no cinema e adorei! Eu, minha irmã e minha prima fizemos uma maratona de Missão Impossível antes. Assistimos os três primeiros. E concordo com você. O quarto é o melhor, exatamente pelos elementos que você mencionou. Mas recomendo assistir o 3 que é bem legal também. Quando a gente conhece a esposa do Ethan que é MUITO fofa. O mais fraquinho é o segundo mesmo.
ótima resenha!
Beijos!

Reply
avatar
Thaís Varine
AUTHOR
7 de janeiro de 2012 às 20:02 delete

Eu ia assistir esse filme, mas no final me decidi pelo Um Dia. Mas mesmo assim tenho vontade de ver esse, não por curiosidade, mas porque já assisti aos anteriores e quero ver como a história será nesse.

Beijos

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de janeiro de 2012 às 10:48 delete

Acredite você, mas eu ainda não assisti nem ao primeiro dessa série de filmes com o Cruise :S
Beijão

Reply
avatar
Caue1507
AUTHOR
8 de janeiro de 2012 às 19:28 delete

quando começou a passar o trailer no cinema minha primeira impressão foi "mais um? D:'' mas assim q o trailer terminou eu estava "preciso ver esse filme urgentemente!! *-*'' parece ser muito bom e como eu não gostei muito do 3, acho que esse vai reativar toda a euforia q eu sentia vendo todas as explosões dos filmes anteriores! \o/

--
hangover at 16

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!