Blogueiro também pensa! Ou deveria.

terça-feira, dezembro 20, 2011 10 Comments A+ a-

             Não é de hoje que os blogueiros literários fazem parcerias com autores e editoras. E também não é de hoje que essa atitude é vista com desconfiança para alguns e empolgação por outros. Afinal, você está recebendo um livro, sem nenhum custo, para falar sobre ele em seu blog: Os mais céticos sempre vão desconfiar de tudo o que você disser sobre a obra, apenas por esse motivo.

“Ah, mas ela ganhou o livro! Por isso está falando bem!”, pensa o cínico.


Bem, se você pensa assim, eu tenho uma notícia para você: Blogueiro também pensa! Ou deveria.

Por que, infelizmente, esse tipo de pensamento não vem só de mentes cínicas e desconfiadas. A grande verdade é que tem muita gente que, para fazer média com a Editora X ou Y escreve que o livro é maravilhoso, lindo e tem 48 funções (TekPix?) quando na verdade é uma história bem meia  boca e (pior!) a pessoa nem gostou do livro de verdade. Só está falando isso para fazer média.
Sobre histórias meia boca , é questão de gosto, isso eu entendo.  É por isso que só compro livros indicados por certos blogs, que são aqueles cujos blogueiros tem um gosto literário parecido com o meu.

Mas e aquele que fala bem de algo que não gostou por que acha que vai ofender a editora/autor se tiver uma opinião contrária? Esse tipo de blogueiro pensa que ninguém vai perceber o “migué” que ele solta na resenha, mas, as pessoas percebem – principalmente no meio literário onde são todos leitores e tem facilidade em detectar algum raciocínio que não bate com o restante do texto. Alías, um dos motivos que me fizeram ter vontade de escrever esse post foi uma resenha que li em um dos zilhões de blogs que visito (mas não comento).



Querido blogueiro que fala bem do livro para fazer média: Pode me dizer por que têm um blog? Por que, se não for para dar sua opinião verdadeira, é melhor deletar tudo e seguir com a vida. Quer ganhar livros? Comece a participar das promoções que os blogs lançam (essa por exemplo), se participar de várias você vai acabar ganhando algumas.

Por que essa atitude faz mal para todo mundo: Para o próprio blog, que fica sem personalidade e passa a ser mais um “mural de sinopses”; para o autor, que perde a chance de evoluir sua escrita com uma crítica bem construída e para a Editora que cede seu livro esperando uma resenha que motive a leitura, mas só recebe umas palavras vazias. Ah, e para os outros blogs também, pois ainda há blogs sérios e esses levam fama por causa dos que não são. 

Esses blogueiros acham que se falarem que o livro não é bom o mesmo não vai vender, ou a Editora vai se sentir ofendida... Mas uma opinião negativa, desde que bem escrita, também pode incentivar as vendas!  Eu mesma já comprei um livro  justamente  por causa de uma opinião negativa que li. Além do mais nunca vi o caso de uma editora censurando um blog. Por experiência própria, as editoras dão total liberdade aos blogueiros, desde que não ofendam a integridade do autor ou da obra (quem tem Editora parceira sabe disso).
 Claro, ninguém gosta de ter seu livro esculhambado e não estou dizendo que é para sair soltando farpas. Alguém muito sábio já disse uma vez que “você pode dizer qualquer coisa, desde que diga da maneira correta.  Argumente sobre o que não gostou, explique o quanto disso é seu gosto pessoal e quanto é análise técnica. Pense ao escrever sua resenha! Tenho certeza que ninguém se sentirá ofendido.



            Fica aqui o apelo para os blogueiros e, se você  já faz isso, parabéns! Esse post é o destaque da semana, por isso – se sentir vontade – cole a imagem abaixo no seu blog.




     A ideia é que todos os que colarem essa imagem em seu blog escrevam um post sobre o assunto/tema: "Blogueiro também pensa"

Mas, caso não queira, apóie a iniciativa: Cole o código que há embaixo da imagem em seu blog e será linkado direto para esse post. 

Quem escrever um post sobre (ou já escreveu) e quiser compartilhar nos comentários fique à vontade. Eu vou colocar o link de todos aqui. 

Leia também.

Você acha que os blogueiros que pensam ao escrever suas resenhas são regra ou exceção? Comente!

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

10 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
21 de dezembro de 2011 às 00:49 delete

Ótimo post Carbono!
Eu ri com o "TekPix"...
Eu não citarei nomes, mas já vi uma blogueira literária comentar num blog que gosto o seguinte (não lembro a frase exata, mas o sentido era assim): "livro de editora parceira não dá pra ser criticado, tem que falar bem..." Eu li isto e não acreditei!! Eu amo passar em blogs literários, e gosto de ver uma resenha sincera! Puxa saquismo? Ninguém merece e já que estamos falando fracamente no Carbono Show kkkkk, pelo que vejo no twitter, algumas pessoinhas fazem uma babação de ovo com as editoras, não sei se é para obter parcerias ou para ter seus tweets retweetados e obter algum tipo de fama... Elogiar a editora, fazer perguntas é normal, mas tem gente que elogia #TODAHORA e depois de 25 anos de estrada reconheço um puxa saco de longe!!!
Até mais.
P.S: Às vezes dou uma sumida do seu blog porque tem hora que não sei o que comentar, aí deixo pra lá :) Mas sempre apareço aqui pra ler seus posts, aliás, adoro passar nos meus blogs favoritos (essa é uma coisa que nunca tenho preguiça!).

Reply
avatar
Só Lendo
AUTHOR
21 de dezembro de 2011 às 13:14 delete

Gostei bastante do post, principalmente porque estou entrando agora neste mundo de blogar (tenho 3 meses de blog!) e acompanhar blogs literários e esses tipos de post me fazem pensar em como eu mesma posto!

Vou colar o selinho no blog, mas o post vou ficar devendo por um tempo para esperar a inspiração (e a experiência) chegarem!! rsrs

abraços

Reply
avatar
Sora Seishin
AUTHOR
21 de dezembro de 2011 às 16:56 delete

Oi! Primeira vez aqui no blog ^^
Adorei o post! Eu tenho parcerias com editoras mas nem por isso vou falar obrigatoriamente bem dos livros delas. Tanto que já falei de vários livros que recebi por parceria. Prefiro ser sincera e arriscar perder a parceria do que mentir pra ganhar livros.
E dá pra perceber MESMO quando a pessoa mentiu!
Adorei o selinho ^^
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Reply
avatar
Dana Silva
AUTHOR
21 de dezembro de 2011 às 17:05 delete

Olá, eu ainda não conhecia seu blog mas adorei essa postagem. Sou blogueira e escrevo exatamente o que penso. Exatamente por esse motivo eu estou evitando firmar parceria com autores, porque já fiz uma resenha de um livro que eu não gostei muito, fui sincera na minha resenha mas em momento nenhum ofendi a obra ou a autora, mas alguns autores acham que porque deram um livro pra gente resenhar, obrigatoriamente temos que falar maravilhas do livro e puxar o saco deles! DE JEITO NENHUM! Fui sincera e coerente na minha resenha, expliquei exatamente o porquê o livro foi fraco pra mim.

Quanto às editoras, costumo agir da mesma forma, mas tem um porém, eu só peço os livros que eu gosto, dificilmente eu leio um livro que eu nao gosto, vai ser dificil voce encontrar uma resenha negativa no meu blog porque eu nao perco tempo lendo livros que nao me interessam, mas se por acaso o livro que eu escolhi pra ler for do meu estilo mas for ruim, eu critico sem o menor problema e azar da editora que nao gostar, mas tambem jamais vao ser encontradas palavras de baixo calao ou entao frases do tipo: livro muito ruim, nao leia, péssimo... nao, eu falo os motivos pelos quais EU nao gostei, mas sempre deixo a dica pra pessoa ler e tirar suas proprias conclusoes pois assim como vc tbm ja comprei livros so pelas criticas negativas. Parabens pela atitude de fazer essa postagem. bjs

Dana
www.feedyourhead.com.br

Reply
avatar
Ju
AUTHOR
21 de dezembro de 2011 às 21:20 delete

Miss, texto ótimo. Conheço vários blogs que fazem só isso mesmo e que até me desanimaram de visitá-lo. Gosto muito de saber o que o blogueiro realmente pensa quando leio uma resenha, mas gosto de resenhas de verdade, e não de puxa-saquismo. Apoio as palavras da Dana aí em cima: falar os motivos pelos quais não se gostou do livro, mas deixa a pessoa ler e tirar suas proprias conclusões é o mais certo.

Beijos

Reply
avatar
Loren Dias
AUTHOR
21 de dezembro de 2011 às 22:07 delete

Eu gostei muito da máteria, e concordo, porém muitas pessoas são levadas pela 'cabeça' dos outros, eu posso não ter gostado de um tal livro e ela viu minha resenha e nem tinha lido o livro e já o excluiu da sua lista. Por isso eu acho que se você não gosto do livro não resenhe, por que você não sabe quem está lendo e quem você irá enfluênciar, e isso pode até prejudicar as editoras.
Concerteza eu vou apoiar.
Parabéns.

Reply
avatar
22 de dezembro de 2011 às 19:29 delete

Concordo com tudo o que você disse! Muita gente, quando eu comento, acha estranho, ganhar um livro sem custo nenhum somente pra escrever uma resenha. Mas não é uma qualquer, nós falamos a nossa sincera opnião, e se não gostamos, vamos fazer o que? Mentir, falando que é maravilhoso, somente para que a editora mande mais? Não é assim que funciona, e nem deveria. Cada um tem sua opnião, e o principal é expô-la, sabendo medir as palavras, e não criticar algo sem motivos para isso.

xx carol

Reply
avatar
22 de dezembro de 2011 às 23:22 delete

Rindo do TekPix ainda HAHAHAHAHAA

Nossa Carol mexeu as cadeiras, concordo com post sabe!
Tem um certo livro que todo mundo elogia por aí, e eu não gostei muito não kkkkkk
Eu acho que se editora tivesse medo de resenha negativa, não aceitaria parceria, né? Ou não procuraria...
Mesma coisa os autores...
Tu lembra quando resenhei Heresia, né? HAHAHA Aquele livro não foi pra mim.. e mandei para a Editora eles não falaram nada. =D

Ótimo post.

Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
Das meninas do Obsession Valley
bbeijos.

Reply
avatar
Raissa
AUTHOR
23 de dezembro de 2011 às 00:11 delete

gostei demais do post!
A 1º vez que recebi um livro para comentar admito que fiquei na duvida, e agora? eu digo a verdade ou eu meio que tento agradar a editora?
Mas eu nao consegui mentir e tive que contar oq realmente achei da obra e nao me arrependo nadinha, acho que seria ate falta de respeito com os meus leitores, que seguem meus conselhos e iriam vir a comprar o "tal livro bom" que não era bom so pq eu indiquei hauahuahuha
Parabens pela iniciativa do post :)

bju
letracomasa.blogspot.com

Reply
avatar
26 de dezembro de 2011 às 19:07 delete

Beleza de posicionamento. É importante, como tu disseste, manter uma personalidade no blog, e dizer a verdade é uma postura que impõe uma linha de conduta.

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!