Resenha: Quando ela se foi – Harlan Coben

segunda-feira, agosto 01, 2011 15 Comments A+ a-

                      
             



             


      Myron Bolitar já foi um atleta com um futuro promissor no basquete. Uma joelho destruído e alguns anos depois e ele é um agente, representando não apenas atletas mas também escritores, cantores e artistas em geral.
          
        A vida de Myron ia mais ou menos bem, até que ele recebe 
um telefonema de Terese Collins, uma mulher que ele conhece há 10 anos. Apesar de Terese ter ajudado Myron a salvar a vida do filho no passado, ele pouco sabe sobre ela e há muitos anos não há vê e nem tem noticias dela.
            Ela diz a ele “Venha para Paris” e, por mais que seu tom pareça sedutor, Myron sabe que há algo por trás desse pedido: Dessa vez é Terese quem precisa de ajuda.  Myron hesita um pouco, mas vai a seu encontro.

            Logo nesse inicio de Quando ela se foi percebe-se que esse é um livro que faz parte de uma série, mas não é o primeiro; Os personagens já têm suas características meio definidas e, em alguns momentos são citadas situações de um passado recente, outros casos que Myron “investigou”.
            Por que, como eu escrevi no começo, Myron Bolitar não é um investigador. Mas alguns casos acabam surgindo e ele, que tem um certo complexo de herói, se vê envolvido em situações que vão muito longe do dia-a-dia de um simples agente de celebridades.
            Em Paris, Terese diz a Myron o por que de ter ligado: Seu ex-marido, Rick Collins, ligou pedindo que ela fosse encontrá-lo dizendo que tinha uma noticia que iria mudar a vida dela. Mas Terese já estava ali a alguns dias e Rick não entrara mais em contato. Ela diz a Myron que tem certeza de que algo aconteceu com ele e pede ajuda para encontrar o ex-marido.
            Myron é um sujeito meio convencido, com pinta de galanteador mas no fundo e bem romântico e, como eu já falei, tem complexo de herói. Por isso concorda em ajudá-la. Não demora muito e eles descobrem que Rick Collins está morto e que, perto do corpo dele, há uma mancha de sangue cujo DNA supostamente pertence a filha de Rick e Terese. 
            É ai que começa o livro: Por que Terese não pode mais ter filhos e a única filha do casal morreu num acidente de carro vários anos antes.

            O livro tem um estilo que lembra um pouco “A traição” de Christopher Reich só que sem tantas situações de espionagem e mais centrado nos personagens e em seu envolvimento do que em explosões e tiroteios. Não que não haja ação nesse livro mas é que o foco é diferente.
            Além disso, é um livro bem humorado, de uma maneira bem irônica. A narrativa é em primeira pessoa, na visão de Bolitar e, por mais que no inicio eu não gostasse muito dele, logo me vi fascinada por esse cara metido a investigador e que considera achocolatado sua bebida favorita (ele não bebe nada alcoólico).


            Outros personagens também são bem carismáticos, como Win, o melhor amigo de Bolitar e que é práticamente o oposto dele (tanto na aparência quanto na maneira de pensar). Esperanza, outra amiga de Myron, não aparece muito mas também é uma personagens bem legal. Para vocês terem uma idéia ela é formada em direito e tem um filho, mas já foi lutadora de Wrestling e tem um passado bem promiscuo (palavras do Myron, não minhas).
            Da para perceber que a maioria dos personagens são meio caricatos, mas eles são bem divertidos. Quanto ao enredo, é bem construído, com algumas reviravoltas e segredos que poderiam ser mais surpreendentes se a sinopse não entregasse um pouco.

            Outra coisa que a sinopse também entrega é o final feliz, o que considero outro positivo do autor. Por mais sem esperanças que seja a situação, Coben (foto dele ao lado) consegue criar um desfecho positivo e, apesar de percebermos, logo no parágrafo seguinte (e ultimo parágrafo do livro) o quanto aquilo é efêmero, é um final que agrada aos mais românticos.

            Mas, antes do final, muita coisa acontece. Fui dormir de madrugada por que não consegui soltar o livro nas ultimas cenas, quando a ação atinge o ponto máximo e tudo parece sem solução.

            Recomendo o livro a todos que gostam de uma boa história policial, escrita com linguagem simples. É o primeiro livro do autor que leio e, com certeza, irei ler outros. E de preferência sobre Myron Bolitar. Nota 9muito bom.


E você, gosta de literatura policial? Leria, ou já leu, esse livro?


                     

"My work always tried to unite the true with the beautiful; but when I had to choose one or the other, I usually chose the beautiful." -- Hermann Weyl Miss Carbono que é o numero 6 na tabela periodica

15 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
1 de agosto de 2011 às 10:43 delete

Literatura policial? Não sou muito fã!
Mas eu li a resenha porque você escreve bem e sou xereta!
Myron?! Pensei que era mulher:)

Reply
avatar
Ana Ferreira
AUTHOR
1 de agosto de 2011 às 15:48 delete

Ahhh,
O tal do Myron não me convenceu. Esse complexo de herói dele e o péssimo senso de humor me deixaram meio: WTF?
Exatamente isso, dá para notar que é uma série pois muitas coisas ficam mal esclarecidas e o próprio final dá a expectativa de uma continuidade.
Agora, quanto ao seu comentário na minha dissertação sobre resenhas, li tooooooodas as suas palavras e adorei que você tenha escrito tanto! Acho que errar faz parte, mas, como você mesma disse, alguns erros ortográficos são inadmissíveis. Você disse que tinha dificuldades com os 4 porquês, leia esse texto da Folha, tem uma explicação ótima: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u362984.shtml

Também me chateio com resenhas curtas demais, não consigo dizer tudo que achei do livro em 3 linhas T.T Em relação às quotes, acho que vai de cada um, entretanto, elas nem sempre são spoilers. Nas minhas resenhas, por exemplo, sempre há quotes, mas elas NUNCA revelam algo do livro, são meramente explicativas, pedaços que só permitem ser compreendidos através da leitura.

Também prezo pela sinceridade. Sempre que eu errar quero ser alertada.
UFA, haha

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Reply
avatar
1 de agosto de 2011 às 17:46 delete

Bom, gosto muito de livros sobre espionagem mas, vc acredita que os livros desse autor nunca me tocaram. Simplesmente a capa não me chama à atenção, muito menos as sinopses. Às vezes quando o mocinho "se sente" logo abandono o livro!!! Obrigada por suas visitas, vc sempre está lá!!!!
Bjos!!

Reply
avatar
j
AUTHOR
1 de agosto de 2011 às 18:25 delete

Ah, droga Carol! Sabe que você é uma das culpadas pelas minhas listas enormes de compras? Cheguei mesmo à conclusão de que nunca conseguirei ler todos os livros que desejo, a menos que fique um ano sem fazer nada para colocá-los em dia - o que definitivamente não é o meu caso.
Adorei a sinopse e o que você disse sobre o livro. Gosto muito de histórias policiais, e essa ação toda me enche de adrenalina!

Beijos
Conjunto da Obra

Reply
avatar
Raphaela
AUTHOR
1 de agosto de 2011 às 18:39 delete

Hey!

Eu só li Cilaad do Harlan, mas confsso que apaesar da escrita amgnifica e do clima de suspense a cada pagina, eu fiquei cansada de tantas voltas e reviravoltas. Mas estou surpesa com a capacidade do autor em escrever. Adoro romances policiais e ele vendo sendo muito aclamado. Estou para receber esse livro e ai depois eu volto aqui pra comentar melhor sua resenha.

Beijokas:*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Reply
avatar
Marcos Michel
AUTHOR
1 de agosto de 2011 às 21:15 delete

Gostei muito do livro, Gosto muito do Gênero Policial e esse livro parece ser muito Bom Mais não dou conta de ler tantos Livro rsrsrs.


Marcos
http://espacoeditorial.blogspot.com

Reply
avatar
1 de agosto de 2011 às 21:36 delete

Só pela sua nota 9, já fiquei interessada!
Adoro literatura policial =D

Vou procurar o preço desse livro.

Bjs Melissa
Espaço Editorial

Reply
avatar
2 de agosto de 2011 às 03:26 delete

Eu adoro literatura Policial e leria com certeza! Já li outras críticas positivas esse livro já entrou para minha wishlist. Espero conseguir lê-lo, em breve.

Nunca li nada do autor, mas tenho vontade.
BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Reply
avatar
2 de agosto de 2011 às 09:39 delete

Eu adoro o estilo literario de Harlan Coben, tenho dois livros dele em casa, o último adquirido foi Cilada. Adorei sua resenha. Bj

http://balaiodelivros.blogspot.com/

Reply
avatar
Teorias de Gi
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 14:43 delete

Eu naum gosto muito de livro policiais...gosto mais de coisas puxadas para o sobrenatural...mas li a resenha toda...
Ja postei o meme...beijussssss...

Reply
avatar
Angélica Roz
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 16:45 delete

Oii! Que bela resenha!
Sou apaixonada pelos livros do Harlan Coben! Adoro o estilo!
Estou louca para ler esse também!! :)
Obrigada pela visita lá no blog! Adorei o seu nick! hehe
Bjss!

Reply
avatar
Caue1507
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 16:54 delete

o livro parece ser lgl mas não me interessou muuuito..^^' não gosto mto de livros policiais mas parece ser uma boa história^^

--
hangover at 16

Reply
avatar
Olivia
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 19:08 delete

*pausa para ficar olhando hipnotizada para o Bale*
ai ai ai.... Mais uma resenha ótima, elogiando o trabalho do Coben! Preciso ler logo o livro do homem! Ele ta em todas!
Os livros do Coben são da sextante ne? será que ela lançou o primeiro livro do Myron, já que esse é uma sequência? Devo procurar antes de ler esse!
já disse que amei a resenha? já? então encerro o comentário por aqui!
bjs
Olivia
http://paponosense.blogspot.com

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 20:52 delete

Adoro literatura policial!
O único que li do Harlan foi Cilada. Por favor, leia! Eu me apaixonei pela história, amei o livro.
Gostei muito da sua resenha sobre Quando ela se foi, parece-me mesmo que o Harlan tem esse quê de dar um final feliz aos seus livros - o que super me agrada!

Reply
avatar
Thaís Varine
AUTHOR
2 de agosto de 2011 às 21:15 delete

Eu amo os livros do Harlan e a culpa disso é uma amiga que me deu de presente o livro Cilada (que tem uma capa lindíssima!) e a Carol do site Sunrises Here que sempre me falou muito bem do autor ;D Estou doida pro meu exemplar chegar logo!!

Beijos

Reply
avatar


Olá, seja bem-vindo!

Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?

Obrigada!