“A traição” – Christopher Reich (Resenha)
A vida do Dr. Jonathan Ransom não é mais a mesma desde que ele descobriu que sua mulher, Emma, era agente dupla e que havia se casado com ele apenas por interesses próprios, que incluíam até assassinato de pessoas importantes.
Disposto a “pagar os pecados” cometidos pela sua mulher, e até por ele mesmo, Jonathan vai para o Afeganistão, onde pode utilizar suas habilidades médicas para ajudar as outras pessoas e salvar vidas.
Mas nada acontece da maneira como Jonathan esperava e ele logo se vê, novamente, no meio de um caso de espionagem e investigação. Mas dessa vez ele não será um mero coadjuvante.
“A Traição” é o terceiro livro que conta a história do Dr. Jonathan e de sua mulher/agente Emma. Como não li nenhum dos volumes anteriores, no começo do livro me senti como se tivesse pegado “o bonde andando”: Não sabia quem era o mocinho, quem era o bandido e quem já era conhecido dos livros anteriores.
No entanto, conforme ia lendo, as coisas ficavam mais claras: Se você não leu nenhum dos outros livros pode começar por esse sem problema, o autor acaba explicando todos os fatos importantes que aconteceram nos livros anteriores.
O livro é bem movimentado, repleto de cenas ação, explosões e tiroteios do inicio ao fim. Quando não acontece, o clima é de suspeita e suspense – afinal trata-se de um livro sobre espiões.
São vários personagens e cada um tem uma nacionalidade diferente, assim como a aparência. O dr. Ramsom é quase um clichê: Um médico humanitário que se recusa a fazer mal a uma mosca e é passado para trás o tempo inteiro. Depois descobrimos um pouco mais da personalidade dele e vemos que essa figura “médica” é só um verniz e que Jonathan tem mais violência dentro de si do que aparenta. Mesmo que, para mim, não tenha ficado menos ingênuo ele acaba aceitando fazer coisas que antes não cogitava.
Fazendo verdadeira oposição a Ramsom, vem Emma, sua esposa, para mim a melhor personagem do livro. Emma é agente dupla e tem também várias facetas, algumas boas e outras não tão boas assim. É impossível confiar nela, suas atitudes parecem conter sempre um significado obscuro, mas, ao mesmo tempo, me vi torcendo para que ela estivesse entre os mocinhos e aguardando ansiosamente o reencontro entre ela e Jonathan, que só acontece no meio do livro (em circunstâncias bem tensas, devo dizer).
Achei a história do livro bem desenvolvida e Christopher Reich escreve muito bem, de maneira que, ao ler o livro, tive a sensação de estar assistindo um filme de ação, bem James Bond mesmo, em que o herói tem que lidar com lindas mulheres que, cedo ou tarde, acabam traindo-os. É divertido de ler, li várias páginas em um dia só e fiquei super curiosa para saber o que iria acontecer no final e este, mesmo frustrando minhas previsões, foi muito bom.
Claro, também há alguns pontos negativos: As motivações de Jonathan, no inicio, são bem fracas, nem acreditei quando li. Pode ser que seja pelo fato de não ter acompanhado a história desde o inicio, então a coisa pareceu meio sem sentido.
Achei negativo também o aparecimento de Danni, agente israelense, como possível rival de Emma pelo afeto de Jonathan. Danni já era uma personagem boa o suficiente, Reich não precisava ter colocado ela como essa atração entre ela e Jonathan de maneira tão óbvia, como se fosse uma substituta de Emma no coração de Jonathan. Isso ainda não aconteceu mas alguém aposta que, nos próximos livros, Jonathan vai ficar dividido entre as duas?
Sim, por que essa série ainda promete continuação. A saga do jovem doutor parece estar longe de acabar. E eu mal posso esperar para ler os próximos livros. Nota 9 – muito bom.
Obs: Resenha originalmente publicada em Livros em Pauta.
O que acharam do livro? Vocês leriam? Já leram? Comentem!
17 comentários
Write comentáriosOiee Miss, td bem?
ReplyAhh nossa eu nem pedi esse livro para resenha, pq não tinha lido os outros, mas você falando aí que não precisa..me deu raiva! HAHAHA
Nossa esse Dr. Ransom já matou uma formiguinha, eu sei :x
O autor é gato, ein? Um senhor charmoso.
Adorei a resenha *.*
bjs e bom final de semana
Nana - Obsession Valley
Para te falar a verdade, não fiquei com muita vontade de ler o livro
ReplyAchei a resenha muito bem feita, mas não me chamou atenção
Deve ser o gênero literário
Beijos
Não conhecia essa série. Ainda não li muitos livros sobre espionagem, mas gosto dos filmes do assunto, e gostei da sua resenha, então, talvez eu ache legal. E é bom quando o livro tem uma história independente e não é muito necessário ler os anteriores para entender ;D
ReplyBeijos
Louquinha para ler este livro.
ReplyVocê não é a única que comenta sobre a forma perfeita com que Reich escreve.
Já quero =)
Eu conhecia o livro, mas não sabia que era uma série. Estou pasma!! Quero ler, lógico! :D
ReplySe for como vc disse, bem ao estilo de James Bond, vou dar um jeito de comprar os livros anteriores e acompanhar do inicio mesmo. Se possível, ainda esse ano!
Essa trama me instigou.
Gostei do post.
Bjs ;)
A história parece ser interessante e a resenha ficou ótima! Tenho vontade de ler, só não sei quando isso vai acontecer rsrs
ReplyEu já peguei "A Farsa", livro do mesmo autor para ler, mas infelizmente não consegui chegar na metade do livro. Era emprestado e eu precisei passar adiante :/
Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com
ei... eu quero.... adoro livros de suspense/investigação/espionagem! e esse parece ser promissor!
Replyvou colocar na minha lista de leitura! =D
bjs
Liv
http://paponosense.blogspot.com
Hey, Miss!
ReplyEsse livro me veio a mais entre os que a Arqueiro me enviou. então, acho q vc já viu minha resenha lá no blog. Eu tb achei que ficaria perdida por não ter lido os outros, mas o autor explica tudo direitinho e realmente não há problema em começar a ler esse livro sem ter lido o resto. Achei a história bem movimentada e gostei muito do livro. E concordo com vc, acredito que no próximo o Jonathan ficará dividido... rsrs.
Beijocas!
Autor inteligente que escrever cenas e vc se sente em James Bond?
ReplyAmeiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Adorei!!!
ReplyO livro deve ser mesmo ótimo. Já está na lista.
Bjos
Boa resenha! Sim, eu li, mesmo o livro não me interessando... É um hábito que tenho.
ReplyTudo tem continuação hoje me dia, nem fico surpresa!
Carbono, não se sinta desinformada por desconhecer os filmes "velhos" que citei. Não estou "por dentro" dos filmes antigos, é minha mãe que fala deles e as histórias parecem interessantes, aí eu corro atrás.
P.S: Que bom que você curtiu Misfits, a série é doida, bizarra (se ainda não ficou, vai ficar) mas é divertida! #TeamNathan!
Eu queria ler, mas me disseram que era continuação!
ReplyFiquei um pouco desanimada!
Bjinhos
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo
sempre leio ótimo elogios sobre a trilogia.
Replypretendo ler em breve, mas quero começar pelo primeiro para não me sentir perdida. kk.
Adorei a resenha, só fiquei com mais vontade de ler. ^^
beijos.
Oiee!
ReplyPois é a A casa tinha me lembrado REC...mais ai você falou de Os Estranhos, realmente também lembra...
Nem curti muito HAHA
REC gostei bastante dos 2 que vi, esperando 3 e o 4
uma ótima semana pra você
bjs
Nana - Obsession Valley
Amei sua resenha! Fiquei com vontade de ler o livro!
ReplyEstou seguindo aqui.
Beijão
Lí os três livros e achei este terceiro o melhor. Gosto muito da maneira como o autor conduz as narrativas. Ótimo livro.
ReplyNão, você não pode ler esse antes que os outros!
ReplyPrimeiro porque como você disse achou algumas coisas irreais e te garanto, só porquê você "pegou o bonde andando".
Segundo porquê ao ler os dois primeiros livros dois primeiros livros depois (com certeza quem leu só o terceiro vai querer ler os outros, seja para ler uma nova história do Dr. Jonathan Ransom, seja para, justamente, se aprofundar e entender melhor a estória), não terá a mesma graça.
Então NÃO LEIAM ESTE LIVRO ANTES DOS OUTROS!
Olá, seja bem-vindo!
Pode falar o que quiser do filme, livro ou texto - só peço que tome cuidado para não ofender os outros leitores do blog. Nada contra palavrões mas também não vamos exagerar, ok?
Obrigada!